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  • Edição 2024
    v. 11 n. 1 (2024)

    Prezados Leitores:

    Impregnados de júbilo e alegria por ocasião do ano 2024 que acaba de se iniciar, com esperanças renovadas nos caminhos que a humanidade poderá vir a trilhar, os Editores da Revista Eletrônica Acta Sapientia comemoram a 1ª década de existência desse relevante veículo de divulgação científica do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC) e anunciam o Volume 11 de 2024.

    Hipátia de Alexandria

    Por ocasião dessa efeméride, a capa rende tributos àquela considerada como a primeira mulher matemática: Hipátia de Alexandria (também conhecida como Hipácia ou Hypatia). Nascida no século IV no Egito, por volta de 355 d. C., período de declínio do Império Romano, Hipátia adquiriu com o seu pai, Téon de Alexandria, um renomado matemático, filósofo, astrônomo e professor, o gosto pelas artes e pelas ciências, ademais de ter desenvolvido profunda paixão por respostas científicas para esclarecer lacunas existentes no conhecimento da época.

    Hipátia de Alexandria submetia-se a uma rigorosa disciplina física para alcançar o ideal helênico mens sana in corpore sano (mente sã em corpo são). Possuía espírito dinâmico, mente altamente inquieta, oratória e retórica excepcionais. Foi uma mulher muito à frente do seu tempo: condenou veementemente o “confinamento” das mulheres ao espaço doméstico, foi professora de matemática, filosofia e astronomia.

    Apesar da beleza singular, com enorme quantidade de pretendentes, Hipátia de Alexandria preferiu dedicar-se aos estudos e ao trabalho: tratava-se de uma mulher feminista e independente. Quando lhe indagavam por que jamais se casara, Hipátia de Alexandria respondia de forma irônica que já era casada com a verdade, desde sempre.

    Ainda adolescente Hipátia de Alexandria viajou à Atenas para completar a educação na Academia Neoplatônica, destacando-se pelos esforços para unificar a matemática de Diofanto ao neoplatonismo de Amônio Sacas e Plotino, com o objetivo de aplicar o raciocínio matemático ao conceito neoplatônico do Uno (mônada das mônadas). 

    Ao retornar ao Egito, converteu-se em professora na Academia de Alexandria, onde fizera a maior parte dos estudos, ocupando a cadeira que fora de Plotino. Aos 30 anos converteu-se em Diretora da Academia de Alexandria, sendo muitas as obras que escreveu nesse período, dentre os quais tratados sobre a álgebra de Diofanto, além de comentários sobre os matemáticos clássicos, incluindo Ptolomeu e Euclides, este último, em parceria com seu pai, Téon de Alexandria.

    Um dos seus mais notáveis alunos foi Sinésio de Cirene (370-413), bispo e filósofo, que lhe escrevia frequentemente, pedindo-lhe conselhos. Através das informações contidas nestas cartas, sabe-se que Hipátia de Alexandria aprimorou o funcionamento de instrumentos usados na Física e na Astronomia, dentre os quais o hidrômetro e o astrolábio.

    Hipátia de Alexandria ficou famosa por possuir uma mente brilhante, preparadíssima para solucionar problemas. Os matemáticos da época, confusos e intrigados com problemas, escreviam-lhe solicitando soluções, nas quais ela raramente os desapontava. Ela era obcecada pelo processo de demonstração lógica das soluções aos problemas que lhe eram apresentados.

    Na época, a cidade de Alexandria era governada pelo Império Romano e Hipátia de Alexandria tinha proximidade com Orestes, o Governador Romano do Egito. Entretanto, a região passava por intensas e profundas transformações oriundas da expansão do poder da Igreja Católica e dos intentos de eliminar a influência e a cultura pagãs. No Egito, o representante-mor desse movimento foi Cirilo, o Bispo de Alexandria. Os cristãos do Egito, seguidores de Cirilo, tinham um histórico de conflitos contra os judeus, pagãos e autoridades egípcias, inclusive quase vitimando Orestes.

    Cirilo tinha grande desprezo por Hipátia de Alexandria, pois, além dos motivos políticos, ele a considerava um símbolo do paganismo, por sua dedicação ao trabalho e à Ciência. O local de trabalho de Hipátia de Alexandria, a Biblioteca de Alexandria, maior fonte do conhecimento humano da época, era considerada pela Igreja Católica como um templo do paganismo. Este aspecto incomodava muito a Cirilo, pois, consoante o historiador Sócrates de Constantinopla, Cirilo acreditava que Hipátia de Alexandria estava competindo com o cristianismo.

    Este cenário caracterizava a Alexandria do início do Século V como uma urbe sob intensa ebulição política, religiosa e social, uma espécie de “panela de pressão”, que, por volta de 415 d. C. começou a estourar.

    Na tarde de 8 de março daquele ano, quando voltava do Museu de Alexandria, Hipátia de Alexandria foi atacada, arrancada de sua carruagem por uma multidão de cristãos enfurecidos e arrastada pelas ruas da cidade até uma igreja, onde foi violentada, teve suas roupas rasgadas e sua carne arrancada dos ossos por conchas afiadas. Depois de morta, seu corpo despedaçado foi queimado fora dos limites da cidade e todos os seus trabalhos foram destruídos. Pesquisas recentes asseveram que o homicídio de Hipátia de Alexandria resultou do conflito entre duas facções cristãs: uma mais moderada, ao lado de Orestes, e outra mais rígida, seguidora de Cirilo, responsável pelo ataque. Não obstante, os assassinos jamais responderam por esse bárbaro crime.

    Para os simpatizantes da Sétima Arte, aconselhamos assistir o filme espanhol Alexandria (título original Ágora), dirigido por Alejandro Amenábar e lançado em 2009, que se inspirou na vida de Hipátia de Alexandria. Trata-se de película laureada com Prêmios Goya em sete categorias: Melhor Roteiro Original, Melhor Direção Artística, Melhores Efeitos Especiais, Melhor Figurino, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Produção e Melhor Maquiagem e Cabelo.

    Convém salientar que em 1977, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, como uma forma de render homenagem à Hipátia de Alexandria e à luta das mulheres pelas igualdades de direitos e condições de trabalho.

    Para finalizar, convidamos aos interessados nas temáticas abordadas nos artigos componentes do Volume 11 de 2024 da Revista Eletrônica Acta Sapientia a desfrutarem da leitura dos respectivos textos.

    Fortaleza, 02/01/2024

    Prof. Wagner Bandeira Andriola, PhD
    Editor-Chefe

    Profa. Adriana Castro Araújo, Dra.
    Prof. Albano Oliveira Nunes, Dr.
    Editores Associados

  • Edição 2023
    v. 10 n. 1 (2023)

    Prezados Leitores:

    Extasiados pelos nobres sentimentos de alegria e satisfação, os Editores da Revista Eletrônica Acta Sapientia anunciam os artigos componentes do volume 10 de 2023, com uma inovação: a partir de agora, o referido periódico possui FLUXO CONTÍNUO para as publicações. Isso significa que na medida em que foram sendo recebidas, analisadas e aprovadas propostas de artigos, estas serão tornadas públicas.

    GalileuPor ocasião dessa efeméride, a capa do Volume 10 de 2023 rende tributos ao gigante italiano que exerceu as funções de cientista, físico, astrônomo, escritor, filósofo e professor: Galileu Galilei Linceo ou somente Galileu Galilei, considerado o Pai da Ciência Moderna.

    Nascido em 15 de fevereiro de 1564, na cidade italiana de Pisa, Galileu Galilei foi primogênito do casal Vincenzo Galilei e Giulia Ammannati que, ademais, teve cinco outros filhos.  Aos 11 anos, foi estudar num mosteiro jesuíta situado em Vallombrosa, na região da Toscana. Aos 17 anos, o jovem Galileu Galileu informou à família que desejava ser jesuíta, porém, o pai não aprovou tal idéia, e o retirou do mosteiro. O gênio italiano teve três filhos com a veneziana Marina Gamba, com a qual nunca se casou. Suas duas filhas se tornaram freiras e o filho, músico.

    Em 1609, aos 45 anos, Galileu Galilei tomou conhecimento de um instrumento criado pelo holandês Hans Lipperhey que o permitia observar objetos à longa distância. Galileu Galilei construiu sua própria luneta com potência três vezes superior ao invento do holandês, aperfeiçoando-a ao longo do tempo, conseguindo o prodígio de incrementar em 30 vezes o poder de observação do instrumento. O emprego sistemático do invento em observações astronômicas, possibilitou que, entre 7 e 15 de janeiro de 1610, Galileu Galilei descobrisse quatro luas de Júpiter, posteriormente chamadas “Galileanas”. Sua extraordinária façanha o permitiu inferir, de modo acertado, que nem todos os corpos giravam ao redor da Terra, enfraquecendo a Teoria Geocêntrica.

    Suas descobertas foram publicadas em 1610, na obra Siderius Nuncius, que recebeu apoio imediato de outro gigante da época: o alemão Johannes Kepler.  Pouco tempo depois, Galileu Galilei obteve indícios de que Vênus orbitava o Sol, e não a Terra. O gigante italiano reunia, assim, dados suficientes para invalidar a Teoria Geocêntrica, embora a Inquisição não apoiasse tais encaminhamentos científicos. Após análise de seu livro sobre as manchas solares (que lhe rendeu um embate com o jesuíta Christoph Scheiner), o cardeal Roberto Francesco Bellarmino leu a sentença do Santo Ofício em fevereiro de 1616, na qual proibiu o italiano de difundir a Teoria Heliocêntrica (visão proposta inicialmente pelo filósofo Aristarco de Samos - 310 a 230 a.C. - e por Hipátia de Alexandria - 360 a 415 d. C.).

    No entanto, Em 1623, o cardeal Maffeo Barberini foi eleito Papa, assumindo o apodo de Urbano VIII. Amigo de Galileu Galilei, o novo Papa o liberou no ano seguinte a escrever acerca da Teoria Heliocêntrica, desde que fosse tratada como hipótese matemática. Em 1630, Galileu Galilei publicou novo livro reafirmando o Heliocentrismo. Porém, cedendo às pressões, o Papa Urbano VIII enviou o caso à Inquisição e em 22 de junho de 1633, Galileu Galilei foi condenado à prisão em sua residência, em Arcetri (Florença), por heresia. Lá o gênio italiano permaneceu até sua morte, em 8 de janeiro de 1642. Tão somente em 31 de outubro de 1992 (359 anos após a condenação), o Papa João Paulo II reconheceu o equívoco cometido em decorrência da punição dada a Galileu Galilei.

    Há uma frase atribuída a Galileu Galilei, que expressa o valor da Matemática para as Ciências: Matemática é a linguagem usada por Deus para criar o Universo.

    Como referido, a partir deste volume, a Revista Eletrônica Acta Sapientia adota a sistemática de Fluxo Contínuo. Assim sendo, na medida em que os artigos submetidos forem analisados e aprovados, os textos de apresentação serão atualizados. Convidamos aos interessados nas temáticas abordadas a desfrutarem da leitura dos respectivos artigos.

    Fortaleza, 25/02/2023

    Prof. Wagner Bandeira Andriola, PhD
    Editor-Chefe

    Profa. Adriana Castro Araújo, Dra.
    Prof. Albano Oliveira Nunes, Dr.
    Editores Associados

     

  • Edição 2022
    v. 9 n. 1 (2022)

    Prezados Leitores:

    Impregnados dos nobres sentimentos de alegria e satisfação, os Editores da Revista Eletrônica Acta Sapientia anunciam os artigos componentes do volume 9 de 2022.

    A capa desse volume homenageia o filósofo oriental Lao-Tsé (jovem sábio), também conhecido como Lao-Tsu, Lao-Tzu ou Lao Zi, nasceu provavelmente em Chu (atual Luyi), na província de Hunan, na China, no ano 604 a. C., numa época em que a China era governada pela dinastia "Zhu" (1045-256 a. C.). Lao-Tsé pregava os ensinamentos para a obtenção de uma vida simples, de paz absoluta, através da completa submissão humana à natureza, acentuando a busca pelos valores da simplicidade, pureza, calma e unidade.

    Lao-Tsé trabalhou muitos anos nos arquivos imperiais de Loyang, capital do estado de Chu, como zelador dos documentos oficiais da dinastia adquirindo conhecimento profundo dos ritos. Nessa função, Lao-Tsé acumulou sabedoria pessoal que o levou a criar uma doutrina segundo a qual o “Tao” (o caminho) é o princípio material e espiritual, criador e ordenador do mundo, origem e fim de todas as entidades: é a unidade imutável subjacente à pluralidade dos fenômenos, é a síntese dos opostos, do Yin e do Yang.

    Ao completar 40 anos, Lao-Tsé decidiu abandonar o cargo na biblioteca real, iniciando uma grande viagem para as Terras do Oeste, com o objetivo de converter os povos bárbaros. Em 550 a. C., quando se preparava para atravessar a fronteira, foi reconhecido pelo Guardião, que sabendo da sua sabedoria o reverenciou conforme a tradição chinesa, pedindo-lhe para tornar-se seu discípulo. O Guardião solicitou-lhe que antes de sair da China ele deixasse, por escrito, um registro de seus ensinamentos. Após três dias, Lao-Tsé entregou-lhe a síntese de suas idéias em 81 versos e abandonou a China, montado num Búfalo. Posteriormente, os ensinamentos de Lao-Tsé viriam a formar o livro “Tao-Te-Ching” ou “Livro do Caminho e da Virtude”, “Razão Suprema”, ou "Livro de Lao-Tsé". Sob esse diapasão, toda ação voluntária do homem perturba a ordem natural do universo

    Dentre os textos trazidos a lume, oriundos da ação humana, sob as regras científicas, destaca-se, inicialmente, a produção de M. M. Nascimento e J. M. Albuquerque que analisaram a viabilidade do teletrabalho na perspectiva dos servidores da Editora da Imprensa Universitária da Universidade Federal do ceará (UFC), contribuindo com a discussão em torno de aspectos organizacionais, tais como: flexibilidade de horários de trabalho, incremento da produtividade organizacional, aumento da qualidade do convívio familiar, melhoria do meio ambiente e possibilidades de crescimento pessoal.

    No segundo artigo, S. M. Muniz, W. B. Andriola, R. C. Muniz e S. A. Edalatpanah executaram pesquisa ex-ante e ex-post-facto que objetivou identificar os impactos da Pandemia da Covid-19 nos cursos de Mestrado da Universidade Federal do Ceará (UFC) usando-se a metodologia denominada Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis – DEA). Constatou-se que a pandemia da Covid-19 impactou o desempenho dos cursos de mestrado, porém, evidenciou-se que não houve uma queda expressiva quanto à eficiência relativa desses, levando-se em consideração tratar-se de um período de Pandemia em que foram ressignificadas as metodologias de ensino e de aprendizagem impostas pela mesma.

    No terceiro texto, R. F. Muniz, W. B. Andriola e S. M. Muniz analisaram os impactos iniciais da Pandemia da Covid-19 sobre o desempenho de Instituições de Ensino Superior (IES) atinentes aos cursos de pós-graduação (stricto sensu) no âmbito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa apoiada na revisão bibliográfica e na análise documental, dialogando com dados colhidos nos Anuários Estatísticos da UFC, compreendendo o período de 2018 e 2019 (período pré-pandêmico) e 2020 e 2021 (período pandêmico). Concluiu-se que a Pandemia da Covid-19 comprometeu significativamente os índices de desempenho da UFC, sobretudo nos cursos stricto sensu.

    No quarto artigo, S. M. Muniz, R. F. Muniz e M. L. Muniz descortinaram o processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual no sistema educacional brasileiro, recorrendo-se à análise documental e bibliográfica. Os resultados evidenciaram que a Educação Inclusiva é uma realidade que se encontra em curso, e que proporciona o acolhimento e o atendimento desses alunos em situações diferenciadas de aprendizagem, representando uma conquista para os mesmos e um ganho inegável para a sociedade.

    No quinto artigo, E. V. B. Duarte, J. W. C. Alexandre e W. B. Andriola avaliaram a eficácia do Programa de Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) quanto à consecução dos seus objetivos. Os resultados evidenciaram a influência do Programa BIA nos índices de permanência, desempenho acadêmico e conclusão do curso pelos alunos beneficiados, apontando que o referido programa cumpre os objetivos a que se propõe, contribuindo de forma direta para a redução da evasão discente, para o fortalecimento do desempenho acadêmico e para o êxito estudantil dos bolsistas, ratificando, portanto, a importância da continuidade dos investimentos de assistência ao estudante universitário, viabilizados pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

    Por fim, relembremos sábia frase de Lao-Tsé, expressa nos seus escritos: "Conhecer os outros é inteligência, conhecer-se a si próprio é verdadeira sabedoria. Controlar os outros é força, controlar-se a si próprio é verdadeiro poder".

    Convidamos aos interessados a conhecer o relevante acervo intelectual da Revista Eletrônica Acta Sapientia, que em seu volume 9 de 2022, abordou temáticas tais como os impactos da pandemia da Covid-19  no Ensino Superior, a eficácia de Programas de Bolsas Acadêmicas, o Teletrabalho e a inclusão de alunos com deficiências em espaços escolares. Convidamos a todos os interessados nessas temáticas a desfrutarem da leitura dos respectivos artigos.

    Fortaleza, 24/10/2022

    Prof. Wagner Bandeira Andriola, PhD
    Editor-Chefe

    Profa. Adriana Castro Araújo, Dra.
    Prof. Albano Oliveira Nunes, Dr.
    Editores Associados

  • Edição 2021
    v. 8 n. 1 (2021)

    Prezados Leitores:

    Imanados de alegria e satisfação, os Editores da Revista Eletrônica Acta Sapientia anunciam os artigos componentes do volume 8 de 2021.

    A capa desse volume homenageia o filósofo oriental Confúcio, nascido na China, em 551 a. C. Suas idéias lançaram as bases para a cultura chinesa, partindo de princípios sobre ética, comportamento individual e caráter moral, que permitem ao ser humano viver uma vida pacífica. Esse caráter moral é alcançado através do ren, ou “humanidade”, que resulta em comportamentos mais virtuosos, como respeito, altruísmo e humildade. Nesse diapasão, a Educação cumpriria uma importante função, pois as pessoas são boas, porém podem ter se desviado das formas apropriadas de comportamento, cabendo, assim, à Educação, reconduzi-las ao ideal social. A aspiração de Confúcio era a criação de uma sociedade culturalmente instruída e empenhada na conquista do bem-estar comum. Para que isso fosse alcançado, o ser humano deveria buscar desenvolver cinco virtudes essenciais: expressar amor ao próximo; praticar a justiça; ter comportamento condizente com os valores morais da sociedade; ter consciência da vontade dos céus; cultivar a sabedoria e a sinceridade. O livro mais conhecido de Confúcio, Lun Yu ou Os Analectos, é uma compilação feita por seus discípulos entre os anos 475 e 221 a.C.  

    Dentre os cinco textos trazidos a lume neste volume, destaca-se, inicialmente, a produção de M. J. A. Oliveira, M. S. S. Rodrigues, S. G. Alexandre e S. M. A. Cavalcante que validou o conteúdo e aparência de um instrumento para consulta de Enfermagem, voltado para pessoas com ferida crônica, baseado na Teoria de Enfermagem do Déficit do Autocuidado de Orem, constituída pela teoria do autocuidado, a teoria do déficit do autocuidado e a teoria do sistema de Enfermagem. O instrumento validado permite realizar a consulta de Enfermagem com a coleta de dados de forma sistematizada, possibilitando ações de autocuidado pelas pessoas com ferida crônica.

    No segundo artigo, E. F. Avelino, S. M. A. Cavalcante e W. C. Alexandre abordaram aspectos teóricos acerca da Governança Corporativa e de Tecnologia da Informação (TI), descortinando origem, conceitos, mecanismos e práticas de governança corporativa e de TI, destacando sua importância para as instituições públicas e privadas, dada a sua contribuição para melhorias no desempenho das empresas e a redução de fracassos empresariais, tais como abusos de poder, erros e fraudes.

    No terceiro texto, M. J. G. Silva, J. W. C. Alexandre e S. M. A. Cavalcante detalharam a construção de uma cartilha educativa, elaborada a partir do grupo de estudos do Projeto Viver com Parkinson, do Hospital Universitário Walter Cantídio, da Universidade Federal do Ceará (UFC), que contemplou orientações de prevenção de queda, nutrição, aderência ao tratamento, atividade física, treinamento cognitivo, mecanismos de compensação, medidas relevantes para retardar as complicações da doença e para minimizar os sintomas parkinsonianos. A cartilha abordou as principais orientações de como viver bem com as limitações advindas da doença, sendo útil para os profissionais envolvidos no cuidado e atendimento aos pacientes, cuidadores e familiares.

    No quarto artigo, M. M. R. Rocha, A. S. Lima e W. B. Andriola descortinaram os fatores associados à evasão a partir dos aspectos socioeconômicos de alunos de cursos de Engenharia. Concluiu-se que o problema da evasão pode ocorrer devido a uma variedade de fatores socioeconômicos, isolados ou inter-relacionados, que influenciam a decisão pela evasão, especialmente do aluno em situação de vulnerabilidade.

    No quinto artigo, E. F. S. Rodrigues e W. B. Andriola abordaram o desenvolvimento da Educação a Distância (EaD) a partir do seu percurso histórico, a partir dos documentos legais que a instituíram como modalidade de ensino. Procurou-se demonstrar que a EaD vem se desenvolvendo e acompanhando o incremento das tecnologias que marcaram as eras dos correios, do rádio, da TV e da internet. Devido às dimensões continentais do território brasileiro e os sérios problemas relacionados à educação, a modalidade de EaD acumula erros e acertos, porém vem sendo utilizada como alternativa viável economicamente e contribuindo para ampliar o acesso ao ensino superior e diminuir defasagens educacionais e econômicas entre as distintas regiões geopolíticas.

    Por fim, relembremos sábia frase de Confúcio, expressa nos Analectos: “exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos”.

    Convidamos aos interessados a conhecer o relevante acervo intelectual da Revista Eletrônica Acta Sapientia, que em seu volume 8 de 2021, abordou temáticas tais como o Planejamento Estratégico de Instituição de Ensino Superior (IES), a Gestão de Projetos de Tecnologia da Informação, a Gestão Acadêmica de Cursos de Graduação e a Governança Organizacional. Convidamos a todos os interessados nessas temáticas a desfrutarem da leitura dos respectivos artigos.

    Fortaleza, 10/09/2021

    Prof. Wagner Bandeira Andriola, PhD
    Editor-Chefe

    Profa. Adriana Castro Araújo, Dra.
    Prof. Albano Oliveira Nunes, Dr.
    Editores Associados

  • Edição 2020
    v. 7 n. 1 (2020)

    Prezados Leitores:

    Com imensa satisfação, os Editores da Revista Eletrônica Acta Sapientia anunciam os artigos componentes do volume 7 de 2020, momento no qual o Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC) completa 15 anos de existência.

    Tal efeméride é propícia para abordar-se o quão dinâmica, porém fugaz, é a existência humana, temática que nos remete ao pensamento do filósofo Heráclito de Éfeso. Nascido numa antiga colônia grega, Éfeso (atual Turquia), no ano 540 a. C., Heráclito era filho de nobres, possuía uma personalidade forte e não era apreciador da vida pública, tendo, por este motivo, vivido afastado do convívio social, morando em regiões remotas e montanhosas.

    Sua idéia filosófica basilar é que tudo é movimento, tudo flui, nada é permanente, exceto a mudança. Este princípio é denominado devir (vir a ser, tornar-se, converter-se) e está sujeito ao logos (razão ou lei). Heráclito de Éfeso é considerado o Pai da Dialética, doutrina filosófica dos contrários, na qual as contradições e suas dinâmicas possibilitam o surgimento da unidade dialética.

    No rol dos oito textos que vêm à baila neste volume, a partir da busca dinâmica pela verdade, destaca-se, inicialmente, a produção de J. M. L. Barros e W. B. Andriola, que focou sobre a eficácia da formação discente do curso em Odontologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Para tal, foi realizada pesquisa com 77 egressos do período 2013 a 2015, cujos resultados apontaram fatores positivos associados à formação, tais como: qualidade do ensino, docentes com alto nível de qualificação, ofertas de atividades de pesquisa e extensão e incentivo a formação acadêmica. Finalmente, observou-se que 61 egressos (79% da amostra) exerciam alguma atividade remunerada, ou seja, estavam inseridos no mercado de trabalho, denotando, dessa forma, elevada eficácia do curso.

    No segundo artigo, L. R. Barreto e colaboradores focaram seu estudo sobre os procedimentos para o gerenciamento de riscos em Instituições de Ensino Superior (IES), amparando-se em métodos multicritério. Empregando um framework participativo, validou-se a priorização de riscos na divisão orçamentária de uma IES, que poderá vir a ser reproduzido em outras organizações similares, sejam de natureza pública ou privada. Assim, será possível obter-se uma classificação de riscos, e contribuir, dessa forma, com a governança e a transparência de IES.

    No terceiro texto, G. Fenner e A. S. Lima enfatizaram a dinâmica envolvida na execução de projetos, que sofrem alterações no seu escopo, impactando no custo final. Apresenta-se procedimento para mitigar tais impactos, sem onerar o valor final do projeto, conhecido como “pulmão financeiro”. Exemplificou-se o pulmão financeiro num projeto de engenharia, de modo a acompanhar periodicamente a sua execução, a partir do valor da obra e do valor agregado com o seu consumo, permitindo identificar sinais que necessitem tomadas de decisão estratégicas.

    No quarto artigo, A. M. Araújo e W. B. Andriola avaliaram a eficácia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a partir da averiguação da congruência entre os objetivos planejados e os desempenhos alcançados pelos bolsistas. Verificou-se que o PIBIC contribui para a formação de recursos humanos para a pesquisa; para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação; para aumentar a interação entre a graduação e a pós-graduação; para qualificar alunos para os programas de pós-graduação; para proporcionar ao bolsista a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa; para estimular o desenvolvimento do pensar científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

    No quinto artigo, S. S. Sampaio e colaboradores analisaram as percepções de 41 discentes da pós-graduação stricto sensu sobre as motivações pré-existentes e as habilidades desenvolvidas na disciplina de controladoria. Os resultados foram estruturados em três fatores: habilidades de gestão, motivacionais, e habilidades contábeis e financeiras, com diferenças significativas identificadas entre homens e mulheres.

    No sexto artigo, M. L. F. Pinto e M. S. S. Rodrigues avaliaram a dinâmica da gestão colegiada da Maternidade Escola Assis Chateubriand (MEAC), a partir da visão dos seus gestores, funcionários/servidores e usuários, destacando benefícios e fragilidades do percurso. Os principais resultados apontam que o maior benefício da gestão colegiada é o conhecimento e partilha dos problemas organizacionais, a integração entre as categorias profissionais e a troca de saberes. As maiores fragilidades identificadas referem-se ao desconhecimento dos profissionais sobre a gestão colegiada, baixa diversidade entre os que frequentam a reunião colegiada, poucas manifestações de usuários incluídas em pautas de reunião do colegiado e necessidade de capacitação dos seus atores.

    O sétimo artigo de autoria de A. V. Moreira, R. M. da Silva e M. V. Rodrigues aborda a governança organizacional, baseando-se na necessidade de transparência, eficiência e eficácia nos processos da administração pública. Analisaram-se aspectos da controladoria pública na secretaria de governança de uma IES e a sua contribuição para a melhoria da gestão universitária. O trabalho revelou a existência de relação direta e muito próxima da controladoria interna e da governança com vistas à melhoria na prestação de serviços aos cidadãos.

    O oitavo texto de autoria de J. M. de Albuquerque e S. M. A. Cavalcante objetivou identificar o nível de satisfação, cooperação social e voluntária dos colaboradores da Imprensa Universitária da Universidade Federal do ceará (UFC). Os resultados evidenciaram elevado grau de comportamento de cidadania organizacional e a existência de problemas no ambiente de trabalho relacionados à saúde ocupacional e segurança do trabalho. Entretanto, a qualidade da liderança e eficácia setorial na solução de problemas, bem como a qualidade dos relacionamentos, foram aspectos positivamente avaliados. Estes fatores influenciam no fator proatividade dos indivíduos no trabalho, o qual desponta como condição própria para a organização atingir a excelência.

    Por fim, relembremos sábia frase do grego Heráclito de Éfeso: “ninguém mergulha nas águas de um mesmo rio duas vezes, pois quando isso ocorrer, já não se trata da mesma pessoa, tampouco as águas serão as mesmas”.

    Nesse diapasão, convidamos aos interessados a mergulhar no relevante acervo intelectual da Revista Eletrônica Acta Sapientia, que em seu volume 7 de 2020, abordou temáticas tais como o Planejamento Estratégico de Instituição de Ensino Superior (IES), a Gestão de Projetos de Tecnologia da Informação, a Gestão Acadêmica de Cursos de Graduação e a Governança Organizacional. Convidamos a todos os interessados nessas temáticas a desfrutarem da leitura dos respectivos artigos.

    Fortaleza, 09/07/2020

    Prof. Wagner Bandeira Andriola, PhD
    Editor-Chefe

    Profa. Adriana Castro Araújo, Dra.
    Prof. Albano Oliveira Nunes, Dr.
    Editores Associados

  • Edição 2019
    v. 6 n. 1 (2019)

    Prezados Leitores:

    Impregnados de satisfação e alegria, os Editores da Revista Eletrônica Acta Sapientia apresentam os artigos componentes do Volume 6 de 2019.

    A capa deste volume rende homenagem ao genial Thales, nascido em 624 a. C. na antiga colônia grega de Mileto (atual Turquia). É considerado o primeiro filósofo ocidental e um dos cinco maiores do mundo antigo, além de matemático e astrônomo.

    A filosofia de Thales considerava que não houve criação do mundo, porquanto o mundo é eterno e está em constante transformação. Outro princípio é a arché, segundo o qual tudo que existe no mundo é formado a partir de um único elemento: a água. Essa visão surgiu da observação sistemática das plantas que secavam, dos corpos que desidratavam e dos alimentos que continham seiva. Portanto, a água é a arché e está tudo em diferentes estados. O estado da água é o que determinará a peculiaridade de cada coisa existente no mundo. Para Thales, como a água é o princípio de tudo, até mesmo as coisas inorgânicas estão cheias de vida, no sentido de se movimentarem e se transformarem.

    Por ter sido o primeiro filósofo, Thales de Mileto alterou a forma de pensar e tentar compreender o mundo, pois instaurou a possibilidade de reformulação e correção das teses propostas, a partir do exercício da razão, haja vista que antes o conhecimento era fundamentado em mitos estáticos.

    O fato é que o pensamento humano ocidental mudou radicalmente a partir da filosofia de Thales de Mileto. Ainda que sejam conceitos primários e incipientes, a busca por uma explicação racional para a constituição do mundo transformou o modo como o homem entendia a realidade e proporcionou um salto qualitativo no pensamento humano.

    Como resultado do emprego da racionalidade que fundamenta a metodologia científica, o primeiro artigo de J. L. Barrozo Filho e W. B. Andriola deu ênfase ao Programa Universidade para Todos (PROUNI) enquanto importante Política Pública, de natureza afirmativa, voltada a facilitar o acesso ao Ensino Superior de camadas sociais com menores oportunidades educacionais, econômicas e culturais. Executou-se pesquisa com o fito de obtenção de indícios acerca do grau de satisfação dos usuários do PROUNI e, assim, permitir sua valoração. Para tal, compararam-se usuários do PROUNI com não usuários, quanto à satisfação com a formação e quanto à empregabilidade. Os resultados demonstraram que os usuários do PROUNI estão satisfeitos com a formação recebida e têm desejo em inserirem-se imediatamente no mercado de trabalho.

    O segundo artigo origina-se de pesquisa conjunta envolvendo A. S. Lima, A. O. Nunes e A. R. L. Costa, cujo objetivo foi analisar a importância do ensino da matemática e sua relação com o cotidiano dos alunos. Realizaram-se entrevistas com alunos e com professores responsáveis por lecionar a disciplina, com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Matemática. Os resultados apontaram para o valor que deve ser dado à Matemática, já que esta proporciona ao aluno a capacidade de raciocinar, refletir e pensar, além de contribuir para enfrentar os desafios que a vida traz, auxiliando no ensino das demais disciplinas, e contribuindo com a construção da cidadania.

    No terceiro artigo, C. E. Memória, G. Fenner e A. S. Lima dão realce à complexidade da comunicação organizacional. Com essa intenção, apresentam-se estratégias de comunicação adotadas por A. Hitler na segunda guerra mundial, que podem ser aplicadas nas organizações.  Realizou-se pesquisa bibliográfica e estudo de caso em uma empresa de fabricação de transformadores. Os resultados indicaram que o gerenciamento da comunicação em empresas é uma estratégia imprescindível ao êxito organizacional e ao alcance de metas e objetivos.

    No quarto texto, J. A. Barrozo, M. V. Rodrigues e W. B. Andriola efetivaram estudo acerca da responsabilidade social em Instituições de Ensino Superior (IES). Partindo da premissa as ações de responsabilidade social constituem atividades educacionais, não há como dissocia-las das atividades curriculares, extracurriculares, de extensão e da relação da IES com os stakeholders. A pesquisa foi executada com uma amostra de 253 universitários teve o propósito de validar o Modelo Teórico de Responsabilidade Social, preconizado por Garcia e Lopes (2013). Os resultados apontaram que o modelo teorizado compõe-se de seis dimensões (Ética, Filantrópica, Legal, Econômica, Lealdade e Satisfação), que conseguiram explicar conjuntamente cerca de 61% da variância total dos resultados, a partir do uso da Análise Fatorial Confirmatória. O alfa de Cronbach do instrumento usado apontou elevada consistência interna, com valor 0,89.

    O Artigo 5 de autoria de C. A. Sousa Jr., E. C. Branco Jr. e A. S. Lima abordou a gestão de segurança da informação, posto que, além de conferirem sigilo, são importantes para manter a reputação das organizações e empresas. O estudo buscou identificar como as empresas empregam firewalls em suas políticas de segurança da informação. Os resultados indicaram senso de responsabilidade e preocupação com a política de segurança nas empresas investigadas, apesar de a maioria ainda estar deficitária em termos do programa de conscientização interna, acerca da política de segurança com seus funcionários.

    Para finalizar, convém ressaltar uma sábia frase proferida por Thales de Mileto: “Procure sempre uma ocupação; quando a tiver, não pense em outra coisa além de procurar fazê-la bem feita”.

    Os resultados das pesquisas acima referidas trazem à lume relevante produção intelectual em campos estratégicos para o desenvolvimento de diversas áreas, com visível aderência à Educação. Convidamos os interessados nessas áreas de conhecimento, sejam leigos, alunos, pesquisadores ou experts, a desfrutarem dos conteúdos, através de agradável leitura.

    Fortaleza, 01/07/2019

    Prof. Wagner Bandeira Andriola, PhD
    Editor-Chefe

    Profa. Adriana Castro Araújo, Dra.
    Prof. Albano Oliveira Nunes, Dr.
    Editores Associados

  • Edição 2018
    v. 5 n. 1 (2018)

    Prezados Leitores:

    Exultantes de satisfação e alegria, os Editores da Revista Eletrônica Acta Sapientia apresentam os artigos componentes do Volume 5, de 2018.

    A capa do Volume 5 rende homenagem ao filósofo grego Sócrates, nascido em 470 a. C., filho de um artesão e de uma parteira, tendo exercido o ofício do pai em sua juventude e ingressado em campanhas militares. Soldado corajoso e de grande resistência física, Sócrates obteve benefícios das características da cultura ateniense para os jovens, envolto na prática de esportes e na formação científica e política, o que conferiu ao pensador a sua personalidade questionadora. A filosofia de Sócrates abordou questões essencialmente humanas ou aspectos advindos das relações humanas e do convívio social, como a justiça, o bem, a moral e a verdade.

    Certa vez, quando jovem, Sócrates visitou o Templo de Apolo, na cidade de Atenas, tendo sido impactado pelas inscrições entalhadas no pórtico: “conhece-te a ti mesmo”. Essa máxima o fez perceber que qualquer conhecimento do mundo requer do agente cognoscente o autoconhecimento.

    A famosa frase “Só sei que nada sei” revela o seu autoconhecimento. O reconhecimento de sua ignorância foi uma marca fundamental para estabelecer o seu caráter questionador de sábio, pois o reconhecimento da ignorância leva à busca pelo saber, ao passo que a soberba intelectual leva à estagnação.

    Na ocasião de visita ao Templo de Apolo, o jovem pensador consultou o Oráculo de Delfos, que o qualificou como o mais sábio dos homens da Grécia. Isso foi considerado por Sócrates como uma missão pessoal: aprimorar a sua sabedoria e lavá-la adiante, compartilhando com terceiros.

    Sócrates se auto-intitulava um “parteiro de idéias”. Assim como sua mãe, que facilitava o nascimento de bebês, Sócrates facilitava o surgimento de idéias de terceiros, que ao conversarem com ele, submetiam-se ao seu método (maiêutico) e eram levadas à evidência da própria ignorância, de modo a ultrapassá-la.

    Neste Volume 5 da Revista Eletrônica Acta Sapientia, para ultrapassar a nossa debilidade em temáticas adjacentes à Educação, a produção de W. B. Andriola e A. C. Araújo realçou a importância da avaliação como instrumento fundamental para propiciar o aperfeiçoamento do ensino, do aprendizado dos alunos, da gestão escolar e dos sistemas educacionais. Para tanto, abordou-se a função diagnóstica da avaliação, na sua perspectiva formativa e somativa, a fim de fornecer subsídios para que os docentes possam fazer uso dessa valiosa atividade, cumprindo com os propósitos da profissão e garantindo o direito que os seus alunos têm de ter acesso aos conhecimentos abordados no âmbito da sala de aula, de modo alcançarem aprendizados de relevo.

    O segundo artigo, de I. G. Medeiros, G. Fenner e A. S. Lima, descreve uma metodologia baseada nas boas práticas de auditoria para auxiliar na gestão de riscos em projetos, apresentando técnicas empregadas na auditoria para ajudar na gestão de riscos em projetos.

    No terceiro artigo, R. F. Silva realizou investigação qualitativa com o objetivo de investigar os processos de criação de políticas públicas educacionais, suas finalidades, para onde confluem, bem como os atores que impulsionam seu surgimento. De acordo com o estudo desenvolvido foi possível mostrar que os gestores públicos ainda vêem a máquina pública com foco em seus interesses individualistas, ao invés de proporcionar ao cidadão oportunidades de igualdade de acessibilidade na relação escola e sociedade.

    No quarto artigo, M. V. Brandão, G. Fenner e A. S. Lima realçaram as lições aprendidas por uma empresa, levando-se em consideração as boas práticas sugeridas pelo PMBOK 5ª edição (Project Management Body of Knowledge), que proporcionaram adequação ao contexto da empresa, sua visão de negócios e seus valores.

    O quinto e último artigo de P. H. M. Freitas, A. S. Lima e W. B. Andriola focou no sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), a partir de investigação sobre a eficácia de Licenciatura de Matemática, na modalidade a distância (EaD). Os resultados indicaram que o curso forma profissionais para atuação na educação básica, que desenvolve saberes e competências necessárias para o exercício docente, e que as disciplinas disponibilizadas são satisfatórias para o magistério.

    Cumpre destacar que Sócrates morreu aos 70 anos, quando uma assembléia popular com a participação de 500 cidadãos atenienses o condenou, embora, na ocasião, fosse considerado o homem mais sábio de seu tempo. Sócrates foi acusado de não aceitar os deuses da cidade, introduzindo novos cultos, e também de corromper a juventude: crimes a serem punidos com a morte por meio da ingestão de cicuta.

    Foram três os acusadores de Sócrates: Meleto, um poeta menor, cuja motivação parece ter sido chamar a atenção sobre sua pessoa; Lícon, que nutria certo ressentimento pessoal contra o filósofo; e Anito, um rico curtidor de couros, que por sua influência granjeava maior peso à acusação. Não muito tempo depois de seu julgamento e morte, uma estátua foi erigida em homenagem a Sócrates, em Atenas, enquanto a sorte reservada aos seus acusadores é indício de como a cidade, afinal, reagiu à condenação do filósofo: Meleto foi condenado à morte; Anito foi exilado e apedrejado pelo povo; Lícon suicidou-se.

    Para finalizar, segundo consta, durante o julgamento que o condenou, Sócrates teria pronunciado a frase: “a vida irrefletida não vale a pena ser vivida”.

    Os estudos acima referidos trazem à baila relevante produção intelectual em campos estratégicos para o desenvolvimento de diversas áreas com aderência visível à Educação, permitindo-nos refletir sobre o atual estado d’arte. Convidamos os interessados nessas áreas de conhecimento, sejam leigos, alunos, pesquisadores ou experts, a desfrutarem do Volume 5 da Revista Eletrônica Acta Sapientia. Desejamos-lhes agradável leitura.

    Fortaleza, 01/07/2018

    Prof. Wagner Bandeira Andriola, PhD
    Editor-Chefe

    Profa. Adriana Castro Araújo, Dra.
    Prof. Albano Oliveira Nunes, Dr.
    Editores Associados

  • Edição 2017
    v. 4 n. 1 (2017)

    Prezados Leitores:

    Imanados de alegria e satisfação, apresentamos as cinco produções intelectuais componentes do Volume 4 da Revista Eletrônica Acta Sapientia .

    A capa desta quarta edição retrata uma cena cotidiana da Academia de Platão, oriunda de um mosaico encontrado na cidade italiana de Pompéia, no século I a. C. Platão nasceu em Atenas em 428 a. C., oriundo de família nobre, estudou leitura, escrita, música, pintura, poesia e ginástica. O seu nome verdadeiro era Arístocles, porém o apodo Platão correspondente em grego, Platon, significa ombros largos, característica marcante do filósofo, por conta de sua avantajada compleição física, decorrente da prática de atividades desportivas. Aliás, essa marcante característica física o proporcionou participar dos Jogos Olímpicos da antiguidade.

    Desejava fazer carreira política, porém tornou-se discípulo de Sócrates aos 30 anos, com quem aprendeu a discutir os problemas do conhecimento do mundo e das virtudes humanas. Quando Sócrates morreu, desiludiu-se com a política e dedicou-se à filosofia. Resolveu eternizar os ensinamentos do mestre, que não havia redigido nenhum livro, escrevendo vários diálogos acerca dos ensinamentos de Sócrates.

    Platão testemunhou a pujança da democracia ateniense e sua derrocada para os bárbaros invasores, que instalaram uma tirania. Participou de campanhas militares atenienses no período da Guerra do Peloponeso (404 a 409 a. C.); viajou para a cidade grega de Megara, onde estudou Geometria; foi ao Egito, onde se dedicou à Astronomia; em Cyrene (Norte da África) dedicou-se à matemática; em Crotona (Sul da Itália) reuniu-se com os discípulos de Pitágoras.

    Quando voltou à Atenas, por volta de 387 a.C., fundou sua escola filosófica, a "Academia", onde reunia seus discípulos para estudar Filosofia, Ciências, Matemática e Geometria. A influência do pensamento de Platão permitiu a existência da sua Academia por muitos séculos após a sua morte, ocorrida em 348 a. C. Em 529 d. C., o imperador romano Justiniano mandou fechar a Academia, mas a doutrina platônica amparada na dialética e no idealismo já tinha sido amplamente difundida no mundo ocidental.

    O legado de Platão acerca do Mundo das Idéias e do Mundo Sensível permanece atual. A realidade ilusória, muitas vezes enganosa, leva o ser humano ao erro, causado pelas aparências das coisas do mundo, que nem sempre correspondem às essências dos fenômenos.

    Sob essa dinâmica, o Volume 4 da Revista Eletrônica Acta Sapientia é composto por cinco artigos. No primeiro, de autoria de A. Monteiro e W. B. Andriola, discorreu-se acerca da relevância de empregar-se um sistema de informação por uma Instituição de Ensino Superior (IES), destacando-se as inúmeras vantagens estratégicas e operacionais oriundas do uso efetivo de um Sistema de Informação Gerencial (SIG) para a gestão estratégica e organizacional.

    O segundo artigo tem como autores J. A. T. Lopes, G. Fenner e A. S. Lima. Objetivou abordar os aspectos associados ao sucesso de um projeto, desde sua concepção, feita após a decisão dos envolvidos na fase do planejamento estratégico, até seu encerramento, quando as partes interessadas finalizam o projeto. Foram apresentados os fatores que envolvem as partes interessadas em projeto e seu impacto no sucesso dos mesmos. Identificou-se que a participação de todos é fundamental para se obter eficiência e atender as necessidades dos clientes, gastando menos e entregando os resultados no menor tempo possível.

    O terceiro artigo, de A. L. Monteiro e A. R. L. Costa, abordou o papel do pedagogo dentro do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), mostrando suas funções e objetivos junto com a equipe, até suas contribuições para o resgate social dos usuários do programa em área de vulnerabilidade. O trabalho buscou trazer à tona uma reflexão acerca da atuação deste profissional na educação, reforçando que a educação formal não é o único espaço para o exercício de suas capacidades.

    No quarto produto intelectual, W. B. Andriola e A. C. Araújo abordaram a importância do Plano Nacional de Educação (PNE) como valioso guia para ações executivas com vistas à consecução de metas e da qualidade educacional vislumbrada pelo país. Nesse âmbito, destacaram-se as ações voltadas à avaliação da aprendizagem do alunado e ao uso efetivo dos resultados, com a perspectiva de promover o feedback para as comunidades e famílias, para a escola, para os gestores, para os próprios alunos e professores. Destacaram-se, por fim, as características mais relevantes de Escolas Eficazes, ideal a ser perseguido incansavelmente pelos Gestores Educacionais com base nos princípios do PNE.

    No quinto artigo, M. V. V. Silva, G. Fenner e A. S. Lima dissecaram a importância do gerenciamento de projetos aplicado à mão de obra da construção civil, observando a relação entre a forma de gestão da empresa, comparando-se o previsto e realizado. Foi feita a Análise do Valor Agregado da mão de obra de uma construtora do estado do Ceará, voltada para construções verticais e residenciais, possibilitando obter diversos resultados, conforme a referida técnica analítica.

    Para finalizar, cabe acentuar uma frase esplêndida, proferida pelo gênio grego, Platão: “tente mover o mundo, porém comece movendo a si próprio”.

    Os cinco artigos supra-referidos nos brindam relevantes informações em diversas áreas da Educação. Convidamos os interessados, sejam leigos, alunos, professores, pesquisadores ou experts, a desfrutarem do Volume 4 da Revista Eletrônica Acta Sapientia. Desejamos-lhes agradável leitura.

    Fortaleza, 11/05/2017

    Prof. Wagner Bandeira Andriola, PhD
    Editor-Chefe

    Profa. Adriana Castro Araújo, Dra.
    Prof. Albano Oliveira Nunes, Dr.
    Editores Associados

  • Edição 2016
    v. 3 n. 1 (2016)

    Prezados Leitores:

    Munidos de imensa alegria e orgulho, apresentamos cinco produções intelectuais componentes do Volume 3 da Revista Eletrônica Acta Sapientia .

    A capa da terceira edição rende homenagens ao genial filósofo grego, Aristóteles, que nasceu em 384 a. C., na cidade de Estagira, na Macedônia. Com 28 anos de idade, Aristóteles foi convidado pelo Rei Felipe II da Macedônia, para ser o responsável pela formação do seu jovem filho, que viria a ser o General-Comandante do mais avassalador império da antiguidade: Alexandre Magno ou Alexandre, o Grande.

    No entanto, ainda muito jovem, com tão somente 17 anos, Aristóteles partiu para Atenas, onde começou a frequentar a Academia de Platão. Por conta do local de seu nascimento o autor é chamado comumente de "o Estagirita". De origem aristocrática, causou admiração pelo seu comportamento requintado e pela sua elevada inteligência. Logo se tornou o discípulo predileto do mestre Platão, que certa vez asseverou: “Minha Academia se compõe de duas partes: o corpo dos estudantes e o cérebro de Aristóteles”. Com a morte de Platão, em 347 a.C., o brilhante e famoso aluno se considerava o substituto natural do mestre à frente da Academia, porém, foi substituído por um ateniense nato.

    Aristóteles retornou a Atenas em 335 a.C. e decidiu fundar sua própria escola, chamada Liceu por estar situada no edifício dedicado ao deus Apolo Lício. Além dos cursos técnicos para os discípulos, dava aula ao povo em geral. No Liceu, estudava-se Geometria, Física, Química, Botânica, Astronomia, Matemática, dentre outras disciplinas.

    Em 322 a.C. Aristóteles morreu em Cálcis, na ilha grega de Eubeia. Em seu testamento determinou a libertação de todos os seus escravos. A influência de Aristóteles sobre o desenvolvimento da Filosofia no mundo ocidental foi enorme, notadamente na Filosofia Cristã de São Tomás de Aquino durante a Idade Média. Sua influência se faz sentir até os nossos dias.

    O Volume 3 da Revista Eletrônica Acta Sapientia é composto por cinco artigos, sendo que no primeiro, de autoria de P. B. R. Souza, G. Fenner e A. S. Lima, abordou-se a importância que o gerente de projetos pode vir a ter para as empresas de contabilidade à medida que estas, se apercebendo das boas perspectivas deste nicho de mercado no atual cenário de mudanças e alta competitividade dos negócios, resolvam se estruturar para oferecer o gerenciamento de projetos como um produto e proponham-se a se dedicar por um tempo determinado a projetos.

    O segundo artigo tem como autores F. V. G. Braga, A. R. L. Costa e A. O. Nunes. Objetivou abordar a relação dos alunos que já concluíram a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Icapuí (CE) com as memórias adquiridas, fazendo relação com a realidade atual em que se encontram, trazendo os saberes construídos durante o processo de aprendizagem e a contribuição desses estudos para a sociedade na qual estão inseridos.

    O terceiro artigo, de E. O. Santos, G. Fenner e A. S. Lima, abordou a importância do estudo do planejamento estratégico para empresas industriais que buscam a ampliar seus mercados por meio da exportação, destacando as boas práticas de Gerenciamento de Projetos através de uma visão teórica voltada à obtenção de uma gestão estratégica eficiente.

    No quarto produto intelectual, C. D. Silva e S. G. Silva efetivaram uma revisão bibiliográfica sobre o jogo como potencializador do conhecimento, resultando numa reflexão sobre a construção do conhecimento através do jogo. Desde sua gênese, o homem sempre teve como tendência básica a necessidade de compreender o Universo. E neste seu anseio de curiosidade, desde que tentou usar a ação, a imitação e a representação, como meio de expressão, procurando, assim, influenciar a natureza para viver melhor. Esta necessidade imperiosa de movimento-ação se manifesta, desde o aparecimento da sociedade humana e sua conseqüente cultura, através de uma atividade livre, alegre, agradável, divertida e prazerosa: o jogo.

    No quinto artigo, M. T. C. Zaranza dissertou acerca da identidade docente, compreendendo-a como algo que vai se constituindo a partir do significado que cada professor dá para a sua profissão, em relação à atividade docente que lhe é conferida, no seu cotidiano, a partir de seus valores, de seu modo de situar-se no mundo, de sua história de vida, de suas representações, de seus saberes. Buscou-se, portanto, compreender a construção da identidade de professores da escola de ensino médio no município de Aracati (CE) e os caminhos percorridos permeados pelas suas escolhas, pelas práticas docentes inseridas nesse processo.

    Para finalizar, cabe acentuar uma frase esplêndida, proferida pelo gênio grego, Aristóteles: “O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa acerca de tudo o que diz”.

    Os cinco artigos acima referidos, de modo sucinto, nos brindam com relevantes produções intelectuais em diversas áreas da Educação. Convidamos os interessados, sejam leigos, alunos, professores, pesquisadores ou experts, a desfrutarem do Volume 3 da Revista Eletrônica Acta Sapientia. Desejamos-lhes agradável leitura.

    Fortaleza, 02/05/2016

    Prof. Wagner Bandeira Andriola, PhD
    Editor-Chefe

    Profa. Adriana Castro Araújo, Dra.
    Prof. Albano Oliveira Nunes, Dr.
    Editores Associados

  • Edição 2015
    v. 2 n. 1 (2015)

    Prezados Leitores:

    Plenos de satisfação e alegria, apresentamos seis produções intelectuais componentes do Volume 2 da Revista Eletrônica Acta Sapientia.

    A capa dessa segunda edição homenageia o gênio grego, filósofo e matemático, Pitágoras, que nasceu na ilha de Samos, em 570 a. C. O seu nome significa altar da Pítia ou aquele que foi anunciado pela Pítia, pois sua mãe, ao consultar a Pitonisa, recebeu a profecia que daria à luz a uma criança de dotes e competências extraordinárias. Pitágoras foi um exímio geômetra, deixando como principal contribuição para a Matemática a descoberta da relação de igualdade entre o quadrado da hipotenusa e a soma dos quadrados dos catetos no interior de um triângulo retângulo, que ficou conhecido como Teorema de Pitágoras: c2 = a2 + b2.

    Consoante o testemunho de Aristóteles, Pitágoras foi o criador da palavra filósofo, como resultado da junção dos radicais philos (amigo, amante) e sophia (sabedoria). A filosofia de Pitágoras concebe o Universo como um todo organizado e hierarquizado, cuja compreensão poder-se-ia obter através de conhecimentos matemáticos. Portanto, sob esta ótica, os números estariam na base e origem de tudo, compondo as entidades finitas e infinitas. Na Música, Pitágoras estabeleceu cálculos baseados na divisão simétrica de cordas para entender as relações entre tons e semitons, proporcionando a descoberta de novas escalas musicais.

    O Volume 2 da Revista Eletrônica Acta Sapientia é composto por seis artigos. No primeiro deles, de autoria de M. V. Rodrigues e A. M. V. Simões, abordou-se a temática do alinhamento estratégico e sua relação com as ações organizacionais de Formação Docente, a partir do Plano de Desenvolvimento Institucional.

    Na segunda produção intelectual, E. C. Neto, G. Fenner e A. S. Lima destacaram a importância dos custos e dos respeitos aos prazos de execução em um projeto de tecnologia da informação (TI), a partir da proposição de dois novos indicadores baseados na métrica estatística R2, os quais utilizam informações reais, desde o início do projeto, a saber: Indicador Estatístico de Prazo (IEP) e Indicador Estatístico de Custo (IEC).

    O terceiro artigo de S. H. A. B. Diógenes, S. M. A. Cavalcante e J. D. Oliveira proporcionou uma análise descritiva dos fatores de motivação dos funcionários terceirizados de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) que prestam serviços de limpeza, de higienização e de conservação das áreas internas e de serviços gerais nos campi e unidades isoladas da sede, em Fortaleza.

    No quarto produto intelectual D. Silva, A. O. Nunes e A. L. Costa verificaram os atributos do curso de pedagogia e suas contribuições sociais, analisando aspectos referentes à área de atuação do pedagogo e a contribuição deste profissional no processo de alfabetização.

    Na quinta produção intelectual, C. D. Silva e M. A. M. Lima dissertam sobre como a avaliação contribuiu para a construção da cultura, dos valores e dos comportamentos humanos, destacando a sua capacidade de incrementar a qualidade e contribuir com o aperfeiçoamento das sociedades e organizações, embora reconheçam lacunas que precisam ser recuperadas com estudos e pesquisas.

    No sexto e último artigo, W. B. Andriola e A. C. Araújo brindam aos leitores os elementos conceituais que caracterizam a avaliação como atividade cotidiana das sociedades, destacando suas características, tipologias, etapas e funções. No âmbito acadêmico, a avaliação conforma-se em atividade científica que possui conotações teóricas variadas, porém com elementos, etapas e estratégias que são extremamente relevantes para os pesquisadores que fazem uso da mesma. A avaliação reveste-se em ação racional direcionada ao conhecimento dos resultados da implementação das Políticas Públicas, permitindo a obtenção de indícios científicos voltados à verificação da eficácia, eficiência e efetividade social, demonstrando, portanto, o grau de relevância e a magnitude dos impactos.

    Para finalizar, cabe acentuar que, conforme a Numerologia Pitagórica, o algarismo 6 reflete os atributos das pessoas responsáveis, carinhosas, criativas e equilibradas, com senso de humanidade e lealdade; pessoas que buscam a perfeição, gostam de dar atenção à família, aos seus relacionamentos e às suas responsabilidades. A personalidade dessas pessoas é passional e humanista, com necessidade de ajudar a terceiros. Às vezes, podem até se sacrificar por aqueles a quem amam. Costumam ser tolerantes, porém podem tornar-se teimosas, quando contrariadas, repetitivamente.

    Os estudos dessas pessoas trouxeram à baila relevante produção intelectual em campos estratégicos de diversas áreas, com aderência visível à Educação. Convidamos os interessados, sejam leigos, alunos, professores, pesquisadores ou experts, a desfrutarem do Volume 2 da Revista Eletrônica Acta Sapientia.

    Desejamos-lhes agradável leitura.

    Fortaleza, 08/04/2015

    Prof. Wagner Bandeira Andriola, PhD
    Editor-Chefe

    Profa. Adriana Castro Araújo, Dra.
    Prof. Albano Oliveira Nunes, Dr.
    Editores Associados

  • Edição 2014
    v. 1 n. 1 (2014)

    Prezados Leitores:

    Fiat Lux: surge a Revista Eletrônica Acta Sapientia. Imanados de satisfação e alegria, os Editores da Revista Eletrônica Acta Sapientia apresentam os artigos componentes do volume inaugural.

    A capa dessa primeira edição homenageia o gênio francês, Auguste Rodin, através da sua escultura O Pensador (Le penseur), que compõe uma obra maior, inspirada no poema A Divina Comédia (La Divina Commedia), de outro gigante da literatura mundial, o italiano Dante Alighieri.

    A figura do Pensador nos remete à idéia de alguém que está a refletir, a meditar acerca de algo. Paradoxalmente, a figura máscula remete à ação eminente, à força contida naquele indivíduo, que pode ser exteriorizada de súbito. Para alguns teóricos, o Pensador pode estar a representar o criador refletindo acerca da sua criação.

    A partir desta ótica, a Revista Eletrônica Acta Sapientia põe em relevo algumas produções intelectuais oriundas da formação de recursos humanos em nível de pós-graduação (stricto sensu). Nesse diapasão, ressalte-se, por oportuno, a conveniência em evidenciar a aderência das formações que estão sendo executadas no interior do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGEB), com a missão institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC), qual seja:

    Formar profissionais da mais alta qualificação, gerar e difundir conhecimentos, preservar e divulgar valores éticos, científicos, artísticos e culturais, constituindo-se em instituição estratégica para o desenvolvimento do Ceará, do Nordeste e do Brasil.

    De modo proposital, foram sublinhadas passagens da missão institucional referentes à formação de excelência, à geração e difusão de conhecimento oriundo do ensino, da pesquisa e da extensão. Observa-se que a formação brindada pelo Mestrado POLEDUC e pelo PPGEB aos seus alunos, sobretudo aqueles que possuem vínculo empregatício formal com a UFC, permite, sem quaisquer dúvidas, honrar parte substantiva da missão acima referida.

    As produções científicas componentes da Revista Eletrônica Acta Sapientia, por outro lado, contribuem com a difusão do conhecimento oriundo do ensino e da pesquisa, no âmbito da pós-graduação (stricto sensu). Assim, destaque-se, inicialmente, a produção de A. C. G. Sousa e W. B. Andriola, que realçou a relevância do tema avaliação para a educação superior, com o fito de investigar a influência do feedback individualizado, concedido aos professores, para a melhoria da prática docente, e caracterizar o vínculo entre as decisões institucionais e a sistemática de avaliação vivenciada pelos componentes da organização educacional. 

    O segundo artigo, de autoria de A. R. X. Casseb e M. V. Rodrigues, objetivou aplicar as ferramentas de gestão estratégica de custos, Margem de Contribuição e Ponto de Equilíbrio, em uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada, em virtude da atual concorrência educacional, que induziu a necessidade do planejamento estratégico dessas instituições, a partir do conhecimento dos custos.

    A terceira produção intelectual foi confeccionada por T. N. Barbosa e A. S. Lima com o objetivo de realizar a avaliação de usabilidade de um portal de comércio eletrônico consagrado no mercado, com base na associação da avaliação heurística e testes de laboratório, pois em decorrência da dinamicidade do ambiente web, as organizações públicas e privadas que atuam na internet necessitam continuamente manter seus sistemas agradáveis do ponto de vista do usuário, e fáceis de serem usados.

    O quarto artigo oriundo do trabalho conjunto de F. J. Soares e M.V. Rodrigues propôs-se a avaliar os resultados alcançados pelo Mestrado POLEDUC em termos de indicativos de impactos sobre a vida profissional dos egressos, bem como do uso dos conhecimentos aderentes à temática da gestão universitária.

    Finalmente, a quinta produção intelectual, de autoria de F. N. M. Ribeiro e W. B. Andriola objetivou verificar a eficácia da formação universitária através da análise da inserção laboral dos egressos de um curso de graduação. Os resultados revelaram que houve uma inserção laboral dos egressos após a conclusão do curso e que os egressos demonstram opiniões favoráveis à qualidade do curso e da formação.

    Os estudos científicos acima referidos trazem à baila relevante produção intelectual em campos estratégicos para o desenvolvimento de diversas áreas, com aderência visível à Educação, proporcionando, assim, o surgimento da Revista Eletrônica Acta Sapientia. Convidamos os interessados nessas áreas de conhecimento, sejam leigos, alunos, pesquisadores ou experts, a desfrutarem da Revista Eletrônica Acta Sapientia. Desejamos-lhes agradável leitura.

    Fortaleza, 04/04/2014

    Prof. Wagner Bandeira Andriola, PhD
    Editor-Chefe