Edições anteriores

  • Edição 2026
    v. 13 n. 1 (2026)

    Prezados Leitores:

    O início de 2026 é período propício para que renovemos nossas esperanças em caminhos alternativos pelos quais a humanidade possa trilhar. Nesse diapasão, os Editores da Revista Eletrônica Acta Sapientia convidam os leitores a desfrutarem da leitura dos artigos que compõem a 13ª Edição do periódico e relembram efemérides da História do Mundo.

    Miguel de Cervantes Saavedra

    Celebramos os 421 anos da 1ª edição da magistral obra do espanhol Miguel de Cervantes Saavedra, intitulada El ingenioso Hidalgo Don Quixote de la Mancha, que continua atualíssima. Na capa original da obra há uma ilustração em que Miguel de Cervantes usou a frase latina Spero lucem post tenebras, que pode ser facilmente traduzida por Desejo luz após as trevas (espero la luz después de las tinieblas). Em um século marcado pelos trágicos acontecimentos decorrentes da Pandemia da COVID-19, da invasão russa à Ucrânia e, mais recentemente, do genocídio que Israel perpetrou contra a população palestina da Faixa de Gaza, as palavras de Cervantes ressoam como desejo planetário: Spero lucem post tenebras. Assim como o Hidalgo Don Quixote buscou restituir os valores da justiça, da liberdade, da honra e do amor, estamos nós, em pleno século XXI, lutando pelos mesmos princípios, com alguns idealistas mais ferrenhos doando suas próprias vidas. Por acaso o povo Palestino não tem os mesmos direitos do povo Israelense? Palestina e Israel não podem constituir-se como dois Estados independentes, que possam conviver e coexistir pacificamente? Assim como os “gigantes quixotescos”, a paz entre palestinos e israelenses é um ideal a ser perseguido com coragem, através do diálogo e da diplomacia. Miguel de Cervantes SaavedraAs mortes de quase 70.000 palestinos pelo governo israelense não vingarão as mortes dos 1.200 israelenses praticadas pelos atos terroristas do Hamas em outubro de 2023. Por outro lado, a aplicação da Lex Talionis por Israel não servirá para obter paz duradoura, ao contrário, somente incrementará sentimentos de ódio e revanchismo. Na Bíblia Sagrada dos católicos o Profeta Ezequiel (18, versículos 30 a 32) asseverou: Portanto, ó nação de Israel, eu os julgarei, a cada um de acordo com os seus caminhos, Palavra do Senhor. Arrependam-se! Desviem-se de todos os seus males, para que o pecado não cause a queda de vocês. Livrem-se de todos os males que vocês cometeram e busquem um coração e um espírito novos. Arrependam-se e vivam. Palavra do Senhor.

    A vida de Miguel de Cervantes através da 7ª Arte

    El Cautivo (2025) é uma película espanhola escrita e dirigida por Alejandro Aménabar que aborda uma etapa da vida de Miguel de Cervantes Saavedra enquanto esteve aprisionado em Árgel, em 1575, e que mescla fatos históricos com ficção. Ao abordar temas como o comércio de vidas humanas, “a escravidão branca”, a desumanização de prisioneiros, as práticas de tortura perpetradas contra os encarcerados, as formas de expressão da fé e da religiosidade em ambientes de intensa pressão psicológica, as críticas veladas às religiões católica e muçulmana, as variadas práticas e expressões da sexualidade humana, e, por fim, a busca incessante pela liberdade de escolha o próprio destino e pelo amor, a narrativa “prende” o espectador nessa “teia multidimensional” imersa num cenário imagético espetacular. A ênfase sobre a capacidade de Miguel de Cervantes de criar estórias e comunicá-las verbalmente, ocasionando estupor e encantamento entre os seus companheiros encarcerados e, igualmente, entre os carcereiros, é explorada profunda e brilhantemente ao longo de toda a trama. Ao fim da película, el cautivo poderá exercer plenamente o seu livre arbítrio, comovendo os expectadores com a sua decisão. O trailer oficial da película pode ser apreciado em: https://www.youtube.com/watch?v=Zy4GBAoS7l4

     

    410 anos da morte de Miguel de Cervantes

    Filho cirurgião Rodrigo Cervantes e de Leonor de Cortinas, Miguel de Cervantes Saavedra nasceu em Alcalá de Henares em 29 de setembro de 1547 e faleceu em Madrid em 23 de abril de 1616. Em 1569 foge à Itália após um incidente após um duelo travado com Antonio Sigura. Na ocasião já havia publicado quatro poesias. Em 1571 foi ferido na mão e no peito durante sua participação na Batalha de Lepanto, fato este que lhe inutilizou a mão esquerda. Em 1575 durante o seu regresso de Nápoles à Castela foi capturado por corsários de Argel, que compunha o Império Otomano, permanecendo como prisioneiro até 1580, tendo sido liberado após pagamento de resgate. O escritor espanhol viveu em Lisboa entre 1581 e 1583, acompanhando o rei castelhano Filipe I de Portugal e os seus cortesões durante esse período. O austero monarca espanhol trocou a monotonia das suas roupas negras e golas brancas, pelos ricos, coloridos e vistosos tecidos de Lisboa. O ambiente festivo e faustoso de Lisboa encantou Miguel Cervantes, que descreveu os lisboetas como corteses e apaixonados e imortalizou essa idéia na frase: “Para festas Milão, para amores Lusitânia”. Por fim, faz-se oportuno aclarar: o sobrenome Saavedra deriva-se do termo árabe shaibedraa (Šayb aḏ-ḏirā) cujo significado é “braço aleijado”, remetendo ao problema físico decorrente de ferimentos da sua participação como soldado da Armada Espanhola que compunha a Liga Santa, uma coalizão de estados católicos liderada pelo Papa Pio V, na famosa Batalha Naval de Lepanto, ocorrida em 07 de outubro de 1571, que infligiu dura derrota ao Império Otomano, de credo islâmico, com quase 40.000 mortos no total.

     

    480 años de la Muerte de Francisco de Vitoria: El fundador de la Escuela de Salamanca y Padre de los Derechos Humanos

    Francisco de Vitoria (1483-1546) fue un teólogo, jurista y filósofo español, considerado el padre del derecho internacional moderno y uno de los fundadores de la Escuela de Salamanca. Nacido en Burgos, estudió y enseñó en París, donde obtuve su Doctorado en 1522. Posteriormente actuó en las universidades de Valladolid y Salamanca, donde introdujo el pensamiento de Santo Tomás de Aquino a través de la adopción de la Summa Theologie como texto básico de estudio. Su obra se centró en reflexionar sobre temas como la guerra justa y los derechos de los indígenas americanos, sentando las bases del derecho moderno y los derechos humanos. Su obra más influyente se refleja en las Relecciones sobre los indios (1539), donde analizó los derechos de los indígenas y la legitimidad de la conquista, sentando las bases del derecho internacional moderno. Basándose en el derecho natural, argumentó que todos los seres humanos son racionales y, por lo tanto, tienen derechos inherentes y deben ser tratados con dignidad.

    La Escuela de Salamanca era compuesta por un grupo de teólogos, juristas y filósofos españoles del Renacimiento (siglos XVI-XVII) que renovaron el pensamiento escolástico y sentaron las bases de disciplinas como el Derecho Internacional, los Derechos Humanos y la Economía Científica. Aunque el término es una designación historiográfica reciente, sus figuras más importantes como Francisco de Vitoria, Domingo de Soto, Martín de Azpilcueta, Luis de Molina y Juan de Mariana, se agruparon en torno a la Universidad de Salamanca (USAL) y tuvieron una gran influencia en Europa.

    Por ejemplo, en el área del Derecho Internacional y de los Derechos Humanos, desarrollaron el concepto de "Derecho de Gentes" y reivindicaron los derechos naturales del hombre, como la vida, la dignidad y la propiedad. Sus argumentos sentaron las bases del derecho internacional moderno y cuestionaron la legitimidad de la ocupación española si no se basaba en títulos justos y el consentimiento de los pueblos originales. El emperador Carlos V, influido por estos debates (especialmente en la Junta de Valladolid), llegó a suspender temporalmente la conquista para reflexionar sobre la legalidad de sus acciones.

    En la Economía son considerados fundadores de la Economía Científica, pues sentaron las bases de la Teoría Cuantitativa del Dinero y explicaron que el valor del dinero disminuye cuando aumenta su cantidad en circulación.

    Como teóricos que nunca alabaron la falta de transparencia de la Corona en áreas fundamentales al bienestar de la población, denunciaron la manipulación de la moneda por parte del Estado, defendiendo la formación de precios en una economía más libre. Por su importancia intelectual e influencia en el mundo académico, Francisco de Vitoria fue consultado por el emperador Carlos V sobre asuntos de las Indias Occidentales e invitado al Concilio de Trento en 1545, pero no pudo asistir debido a una enfermedad. Murió en Salamanca el 12 de agosto de 1546.

     

    80 anos do Julgamento de Nuremberg

    Após o término da 2º Guerra Mundial, entre 1945 e 1946, alguns dos responsáveis por crimes perpetrados contra minorias étnicas, povos e nações foram levados a julgamento na cidade de Nuremberg, na Alemanha. Juízes das Forças Aliadas compostas pela Grã-Bretanha, França, União Soviética e Estados Unidos presidiram os interrogatórios de 22 criminosos nazistas, dos quais 12 foram punidos com a morte por enforcamento. A maioria dos acusados assumiu os crimes, porém muitos alegaram que estavam "apenas seguindo ordens de autoridades superiores". Os envolvidos diretamente nos assassinatos receberam as sentenças mais severas, porém outros acusados que desempenharam papéis importantes no Holocausto, incluindo oficiais do alto escalão do governo nazista e executivos que usaram prisioneiros dos campos de concentração para trabalho escravo, foram condenados a curtos períodos de detenção ou não receberam nenhuma penalidade.

    Nesse diapasão, a película Nuremberg (2025) escrita e dirigida por James Vanderbilt descreve a relação entre o psiquiatra norte-americano Douglas Kelley, interpretado por Rami Malek, e o mais importante líder nazista depois de Adolf Hitler, o Reichsmarschall (Marechal do Reich) Hermann Wilhelm Göring, comandante da Luftwaffe (Aeronáutica), magistralmente interpretado por Russel Crowe. A história transcorre após a 2ª Guerra Mundial, durante o histórico julgamento de nazistas acusados de crimes de guerra perpetrados contra a humanidade, ocorrido na cidade alemã de Nuremberg, entre outubro de 1945 e novembro de 1946. Na trama, o psiquiatra norte-americano Douglas Kelley é designado pelo Exército Norte-Americano para avaliar a saúde mental dos prisioneiros, de modo a determinar se estão aptos para o julgamento dos crimes de guerra que lhes são atribuídos. Adquire relevo a tensa e dialética relação de Douglas Kelley com o prisioneiro Hermann Wilhelm Göring, afetada pela dualidade médico-paciente. Crivada de manipulações, subterfúgios, afetos, tramas intelectuais, a relação entre médico-paciente vai além dos aspectos profissionais, tornando-os “prisioneiros e dependentes de si mesmos”.

    A película nos brinda um verdadeiro labirinto interpessoal entre “o médico e o monstro”, na qual a relação navega em busca da verdade e da justiça, em meio à psicologia de um dos líderes mais perigosos do 3º Reich, um indivíduo extremamente narcisista possuidor de uma mente inteligente, prodigiosa, sagaz, astuta, porém fria, calculista e perversa. As lições finais da película podem ser sintetizadas em duas frases: Conhecer a história para evitar que se repita e Monstros como os nazistas estão presentes em todas as sociedades. O trailer oficial da película pode ser apreciado em: https://www.youtube.com/watch?v=n3Ht0sBjv4g

     

    O Pai do Primeiro Computador Eletrônico: 84 anos da criação do ABC

    John Vincent Atanasoff (1903-1995) foi um físico e matemático americano, de origem búlgara, reconhecido como o inventor de um dos primeiros computadores digitais eletrônicos, o Atanasoff-Berry Computer (ABC), criado com seu aluno Clifford Berry entre 1939 e 1942 na Iowa State University. O ABC introduziu conceitos cruciais como a lógica booleana, o sistema de numeração binário (base-2), a separação entre cálculo e memória, o uso de válvulas a vácuo, aspectos essenciais para os computadores atuais. O ABC foi um computador com um propósito especial: resolver sistemas de equações lineares, empregando capacitores para sua memória. O ABC não era programável, porém, foi a primeira máquina a ser acessada remotamente via linha telefônica. Após um longo processo judicial, em 1973, o ABC criado por John Vincent Atanasoff foi oficialmente reconhecido como o primeiro computador digital eletrônico. O documentário sobre o legado de John Vincent Atanasoff pode ser visto em https://www.youtube.com/watch?v=mKGEM_tc7oQ

     

    80 anos da Criação do ENIAC

    Em fevereiro de 1946 anunciou-se a criação do Electronic Numerical Integrator and Computer (ENIAC), considerado o primeiro dispositivo computacional eletrônico e digital, fruto das pesquisas dos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da empresa Electronic Control Company. O ENIAC começou a ser desenvolvido em 1943, durante a 2º Guerra Mundial, para calcular tabelas de tiros de artilharia (cálculos balísticos) com maior rapidez e precisão, porém, só se tornou operacional após o final da guerra.

     

    O Protagonismo Feminino na Criação do ENIAC

    Durante a 2ª Guerra Mundial os Estados Unidos da América (EUA) enfrentava escassez de trabalhadores, pois a maioria dos homens em idade laboral atuava como soldados na Europa ou na Ásia. Em 1942, o anúncio “Procura-se mulheres com especialização em matemática” foi veiculado no Philadelphia Evening Bulletin pelo exército dos EUA, que estava contratando profissionais para trabalhar na Moore School of Electrical Engineering, na Universidade da Pensilvânia. Kathleen McNulty Mauchly Antonelli, Jean Jennings Bartik, Frances Elizabeth Snyder, Frances Bilas Spence, Marlyn Wescoff Meltzer e Ruth Lichterman Teitelbaum foram contratadas. Graduadas em Matemática ou Engenharia, estas cinco mulheres de origens e religiões distintas, trabalharam juntas na criação do ENIAC e exerceram a função de programadoras do computador que mudou os rumos da informática.

    Estas mulheres exerciam a função de “Operadoras de Máquinas”, cuja atribuição era controlar os circuitos eletrônicos do computador, que continha dezenas de milhares de interruptores, fios e bandejas de dígitos. No entanto, em decorrência das elevadas capacidades, subestimadas no ato da contratação, as seis mulheres acabaram por empenhar-se em tarefas muito mais sofisticadas e complexas. Por exemplo, Kathleen McNulty (1921–2016) recém-formada em matemática (Chestnut Hill College) desenvolveu programas para calcular as trajetórias de mísseis balísticos e equações diferenciais. Jean Jennings Bartik (1921–2011) era matemática (Northwest Missouri State Teachers Collegeem), tendo sido contratada elo Exército Americano antes de diplomar-se para calcular trajetórias de mísseis balísticos. Betty Snyder Holber (1917–2001) era matemática (Pennsylvania State University) e física, além de brilhante pianista. Suas atribuições eram desenvolver programas para calcular equações diferenciais. Marlyn Wescoff (1922-2017) era matemática (Drexel University) e lotada no Laboratório de Pesquisa Balística do Exército, sendo responsável por desenvolver programas para calcular trajetórias de bombas com o fito de atingir alvos com maior eficiência e precisão. Frances Bilas Spence (1921-2016) era engenheira elétrica (Moore School of Electrical Engineering, Pennsylvania State University) e lotada no Laboratório de Pesquisa Balística do Exército, sendo responsável por desenvolver programas para calcular trajetórias de bombas para atingir alvos longínquos com maior eficiência e precisão. Ruth Lichterman (1921-2010) era matemática (Hunter College) e lotada no Laboratório de Pesquisa Balística do Exército, sendo responsável por desenvolver programas para calcular a pressão mínima para detonar minas terrestres.

    Apesar da relevante contribuição destas mulheres, elas não receberam o devido reconhecimento na época. Por exemplo, não foram convidadas para o jantar comemorativo após a bem-sucedida demonstração da ENIAC em 1946, tampouco participaram das celebrações dos 50 anos da invenção. Não obstante, a contribuição destas mulheres para a criação do ENIAC e para o desenvolvimento da tecnologia de computadores em geral foi excepcional. Elas ajudaram a abrir caminho para a participação feminina nas áreas da Matemática Aplicada, da Tecnologia e da Engenharia, inspirando muitas outras mulheres a seguir carreiras semelhantes. Documentários: “As garotas do ENIAC”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-hYeEuSzisI; “Quem foram as garotas do ENIAC”, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=v9veTWm7dvo

     

    O Pai da Aviação: 120 anos do vôo de Santos Dumont no 14-Bis

    O voo do 14-Bis, aeronave denominada pelo próprio Alberto Santos Dumont como “Ave de Rapina”, foi realizado em 23 de outubro de 1906, no campo de Bagatelle, em Paris (França), ante uma multidão de aproximadamente 1000 expectadores. É o marco do primeiro voo público de um aparelho mais pesado que o ar, que decolou por seus próprios meios (sem recorrer a catapultas ou trilhos) e percorreu 60 metros em 7 segundos, a 2 metros de altura, fato fundamental na história da aviação mundial. Ademais, o vôo foi homologado pelo Aeroclube da França, instituição de reconhecimento internacional. O feito inovador rendeu ao inventor Santos Dumont a Taça Archdeacon, pelo primeiro voo de mais de 25 metros, e projetou a aviação para o futuro. O 14-Bis provou a viabilidade de voos sustentados, consolidando Santos Dumont como o Pai da Aviação e como autêntico inventor do avião. Documentário sobre a vida de Alberto Santos Dumont pode ser visto em https://www.youtube.com/watch?v=Q8a_1Jrj7NQ

     

    Salamanca (Espanha), 28/12/2025

    Prof. Wagner Bandeira Andriola, PhD
    Editor-Chefe

    Profa. Adriana Castro Araújo, Dra.

    Prof. Albano Oliveira Nunes, Dr.
    Editores Associados

  • Edição 2025
    v. 12 n. 1 (2025)

    Prezados Leitores:

    Impregnados de júbilo e alegria decorrentes do início do ano 2025, com esperanças renovadas nos caminhos que a humanidade poderá vir a trilhar, os Editores da Revista Eletrônica Acta Sapientia convidam aos seus leitores a desfrutarem dos artigos que compõem a 12ª Edição. A apresentação dessa Edição nos é propícia para discorrermos acerca dos 40 anos de Democracia brasileira, ademais das gigantescas conquistas que nos brindaram as mulheres brasileiras, pioneiras na Educação.

    Democracia: do Povo, para o Povo

    O grego Platão (428-347 a.C.), cujo nome é derivado do apodo em referência aos seus ombros largos, foi discípulo de Sócrates (470-399 a.C.) e um dos primeiros críticos à Democracia. Em sua obra “A República” argumentou que a falha desse sistema estava no princípio de escolha decorrente da vontade majoritária de uma população, que às vezes não possui conhecimento suficiente para tomar decisões corretas e adequadas. Na Ética a Nicômacos, obra de outro grego, Aristóteles (384-322 a.C), discípulo de Platão, foi mais crítico: para ele, a Democracia é uma forma defeituosa de governar, porém, a menos perversa. Para Abraham Lincoln (1809-1865), 16º Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), a Democracia é o regime do povo, para o povo e pelo povo. Na visão de Sir Winston Leonard Spencer Churchill (1874-1965), Primeiro Ministro da Grã-Bretanha entre 1940 e 1945, a Democracia é o pior regime criado pelos homens; advertiu, no entanto, que não existe outro melhor. O ex-presidente da República Oriental do Uruguai, José Pepe Mujica (1935), expressou que a democracia é uma “porcaria”, mas reconheceu não haver coisa melhor. O epistemológo austro-britânico Karl Raimund Popper (1902-1994) asseverou que a Democracia é imperfeita, mas perfectível. A Democracia permite a substituição de um governo ruim, sem derramamento de sangue, por vias pacíficas. Acentuou, ademais, que a Democracia deve fundamentar-se em diversos métodos igualitários para o controle democrático, tais como o sufrágio universal e o governo representativo. Não convém condená-la pelos seus defeitos, mas sim aperfeiçoá-la gradativamente, reconhecendo nela a virtude de um regime que fornece o arcabouço institucional para a reforma das instituições políticas, advogou Karl Popper. Com estes aspectos destacados por gigantes filósofos e estadistas, renderemos homenagem a duas jovens Democracias Ocidentais.

    40 anos de Democracia no Brasil

    José Sarney de Araújo Costa (1930) foi Presidente da República Federativa do Brasil entre 1985 e 1990, tendo expressado em texto alusivo aos 40 anos da retomada democrática as seguintes idéias: no dia 15 de março de 2025 comemoraremos 40 anos de democracia. Saímos de um regime autoritário para a implantação do Estado de Direito, governo das leis, e não dos homens (texto completo disponível na web page da Academia Brasileira de Letras: https://www.academia.org.br/artigos/40-anos-de-democracia

    50 anos de Democracia na Espanha

    Adolfo Suárez González (1932-2014) foi Presidente do Governo da Espanha entre 1976 e 1981, tendo sido o primeiro presidente eleito democraticamente em 15 de junho de 1977. Citou uns versos do poeta espanhol Antonio Machado, exilado durante a Guerra Civil, em discurso ante as Cortes Espanholas (Congresso Nacional) proferido em de 9 de junho de 1976: Está el hoy abierto al mañana. Mañana al infinito. Hombres de España. Ni el pasado ha muerto. Ni está el mañana ni el ayer escritos. Texto completo disponível em https://www.ersilias.com/discursos-de-adolfo-suarez/?srsltid=AfmBOoqPqsKU7XmCNGBHQzDd0FE69RLw6OSpdWeW1ixbNi6bI9saLW3t

    Reconhecimento da importância da Democracia através da 7ª Arte

    Em 1911 o intelectual italiano Riccioto Canudo (1877-1923) propôs o “Manifesto das sete artes”, com a Pintura, a Escultura, a Música, a Literatura, a Dança e a Arquitetura, com o Cinema tendo sido inserido como a sétima arte. A primeira publicação da obra ocorreu somente em 1923. Nesse diapasão, o cinema brasileiro e espanhol produziu, em 2024, duas brilhantes obras-prima que abordaram aspectos caracterizadores das duas jovens Democracias.

    A película espanhola “El 47” retrata a luta de uma comunidade de Torre Baró, um bairro periférico de Barcelona oriundo de invasões urbanas por migrantes andaluzes, extremenhos e valencianos, no final dos anos 1950. O líder comunitário, sindicalista e motorista de ônibus urbano Manolo Vital, empreende uma luta para levar dignidade aos moradores locais, em forma de obtenção de água encanada, luz elétrica, escola e posto de saúde, além de uma linha de ônibus que lhes preste esse serviço público, em pleno período da retomada da Democracia espanhola, nos anos 1978-1979. Manolo Vital, interpretado por Eduard Fernández, foi um cidadão que se dedicou a cobrar a presença do Estado como garantidor de direitos basilares de uma comunidade pobre. Esta autêntica odisséia quixotesca foi retratada com elevada sensibilidade pelo Diretor Marcel Barrena, resultando na Premiação de Melhor Película na 39ª Edição do Prêmio Goya - 2025.

    O filme brasileiro “Ainda estou aqui” foi protagonizado por Fernanda Torres, cuja brilhante interpretação lhe possibilitou a premiação de Melhor Atriz em Filme Dramático na 82ª Edição do Globo de Ouro, ocorrida na cidade norte-americana de Los Angeles, em janeiro de 2025. A excepcional performance do diretor Walter Moreira Salles Jr. resultou na premiação de Melhor Filme Iberoamericano na 39ª Edição do Prêmio Goya, ocorrida na cidade espanhola de Granada, em fevereiro em 2025. Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva que retratou o desaparecimento do seu pai, o ex-deputado Rubens Paiva, durante a ditadura militar brasileira, ocorrida entre 1964 e 1985. O filme relata a história de Eunice Paiva em busca de respostas sobre o paradeiro do marido, desaparecido de sua residência em janeiro de 1971, após ser conduzido por agentes do regime militar. Eunice Paiva exerceu sua cidadania ao dedicar sua vida em busca de justiça tanto para sua família quanto para familiares de outros presos políticos, desaparecidos durante a vigência da ditadura militar no Brasil. Os esclarecimentos acerca do desaparecimento de Rubens Paiva só ocorreram em 2014, portanto, 43 anos após o fato, em decorrência da atuação da Comissão Nacional da Verdade, instituída pela 36ª Presidenta da República Federativa do Brasil, Dilma Vana Roussef.

    140 anos do ingresso da 1ª mulher na Educação Superior do Brasil

    Rita Lobato Velho Lopes nació en 1866 en el pueblo gaucho de San Pedro, en la provincia de Río Grande do Sul. Se convirtió en mujer graduada en una facultad brasilera, activista, feminista y política. Sus primeros años de estudios los realizó en la ciudad de Pelotas, donde la familia se había trasladado, destacándose por su inteligencia desde muy niña. En 1879 un Decreto Imperial en la reforma en la educación firmado por Don Pedro II (1825-1891), permitió el acceso a las mujeres a la educación superior. Pese a esto, los prejuicios de la época hicieron que las pocas mujeres que estudiaban estuviesen separadas en el aula de los estudiantes hombres. Tras la muerte de su madre, en 1883, la familia Lobato se mudó a Río de Janeiro, donde uno de sus hermanos ya estaba estudiando en el Curso de Medicina. En 1884 Rita Lopes se matriculó en el mismo Curso, pero en el año siguiente se trasladó a la prestigiosa Escuela de Medicina de Salvador de Bahía. Transcurridos seis años de estudios, realizó la defensa de su tesis: “Los paralelismos entre los métodos recomendados en las cesáreas”, graduándose con honores en 1887 en la Facultad de Medicina de Bahía, se convirtiendo así en la primera mujer que obtuvo el título en una facultad brasileña. Después de su graduación retornó a Río Grande do Sul, donde se casó en 1889 con Antonio María de Freitas (1861-1926) en la Estancia Santa Vitória. En 1890 nació su única hija Isis. A pesar de las dificultades que encontró, Rita desafió las barreras sociales de su época, en una profesión netamente masculina: muy resuelta comenzó a ejercer su profesión en su propio domicilio, atendiendo principalmente a las personas de menores recursos. Trabajó en el hospital de Porto Alegre, en Río Grande do Sul, pero fue muy discriminada por parte de otros médicos hombres. Instalada en Río Pardo, continuó su labro como médica, realizando entre 1910 y 1925 muchas consultas gratis, aliviando y consolando a los más necesitados. En 1926, Rita Lobato se dedicó a la política, poco después de que las mujeres brasileras obtuvieran el derecho al voto. Militante del Partido Libertador, fue la primera mujer electa Concejal de Río Pardo, en 21 de agosto de 1934, a los 68 años, desempeñándose con la misma dignidad y eficacia que practicó la Medicina. En ese cargo estuvo hasta 1937. Rita Lobato siguió como Presidenta Honoraria de la Comisión de Mujeres, apartándose de la vida política a finales de 1950. Pasó el resto de su vida en Río Pardo, donde falleció en 1954, a los 88 años.

    90 anos da Diplomação da 1ª Mulher Negra em uma Universidade no Brasil

    Anísia Batista da Silva, nascida em 1900 em Minas Gerais e falecida em 1983 no Rio de Janeiro, foi a primeira mulher negra a se formar em uma universidade brasileira é considerada uma das pioneiras na luta pela Educação das mulheres e dos negros no país. Iniciou sua carreira como professora primária em Minas Gerais, porém, teve que se mudar para o Rio de Janeiro, onde, em 1935, conseguiu diplomar-se em Pedagogia pela Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), convertendo-se, assim, na primeira mulher negra brasileira com um diploma superior. Após a sua formatura, converteu-se numa das fundadoras da Frente Negra Brasileira, nas décadas de 1930 e 1940, organização que lutou pelos direitos dos negros. Além disso, participou ativamente do movimento de valorização da cultura negra no país, promovendo festivais e eventos culturais para resgatar a história e as tradições africanas. Em sua atuação como professora, a partir de 1935, dedicou-se à Educação de crianças negras e pobres, tendo fundado, em 1945, no Rio de Janeiro, a primeira escola primária para crianças negras: a Escola Modelo para Crianças Pobres e Negras, marco na luta pela igualdade racial e educacional. Anísia Batista da Silva é uma referência na história da Educação no Brasil e um exemplo de determinação e coragem para as gerações futuras.

    Dia do Professor no Brasil: criação de uma Mulher Negra, Professora e Política

    Antonieta de Barros foi uma das três primeiras mulheres eleitas no Brasil. Em 1927, Alzira Soriano foi eleita a 1ª Prefeita do município de Lajes (RN), estado brasileiro pioneiro em permitir disputas femininas. Em 1934, Antonieta de Barros foi eleita Deputada Estadual por Santa Catarina, enquanto Carlota Pereira de Queirós foi eleita Deputada Federal por São Paulo. A eleição de Antonieta de Barros deu-se 46 anos após a abolição da escravatura no Brasil, e dois anos após o Decreto nº 21.076 de 24 de fevereiro de 1932 do então Presidente Getúlio Vargas, que reconheceu o direito de voto às mulheres. Num país preconceituoso quanto à classe social, cor e gênero, Antonieta de Barros tinha orgulho de sua história. Nascida em Florianópolis, no dia 11 de julho de 1901, conseguiu formar-se na Escola Normal Catarinense como Professora, aos 17 anos, fundando, em seguida, o curso particular “Antonieta de Barros”, com o fito de combater o analfabetismo de adultos carentes, caracterizando-se como pioneira na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Sua fama de mulher enérgica e humana, seu espírito de justiça e senso de responsabilidade social, além de excelente professora lhe oportunizaram lecionar para a elite local, nos Colégios Coração de Jesus, Dias Velho e Catarinense. Teve voz ativa e altiva, numa época em que as mulheres eram silenciadas, contribuindo para a elaboração da Constituição catarinense, na qual escreveu dois capítulos sobre as temáticas de Educação, Cultura e Funcionalismo. Uma das frustrações de Antonieta de Barros foi não ter ingressado no Ensino Superior, impedindo-a realizar o sonho de cursar Direito. Não obstante, Antonieta de Barros brilhou na política, tendo sido reeleita em 1947, propôs a Lei Nº 145, de 12 de outubro de 1948, que estabeleceu 15 de outubro como o Dia do Professor, convertendo-o em feriado escolar no estado de Santa Catarina. Somente 20 anos depois, em outubro de 1963, esta data foi oficializada nacionalmente pelo então Presidente da República, João Goulart. Interessante observar que essa data fazia referência ao Decreto Real sancionado pelo Imperador Dom Pedro I, em 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila) que criou as escolas de primeiras letras, de ensino público e gratuito, no Brasil.

    70 anos de criação da Universidade do Ceará

    O advogado e professor cearense Antônio Martins Filho (1904-2002) foi o mais notável dentre os mentores da criação da Universidade do Ceará, em 1954, tendo sido o primeiro Reitor, posto no qual permaneceu até 1967. Criador do lema “o universal pelo regional”, o Prof. Martins Filho delineou o compromisso organizacional da Universidade Federal do Ceará (UFC) que vem sendo honrado ao longo dos anos: Como Universidade, cultivamos o saber. Como Universidade do Ceará, servimos ao meio. Realizamos, assim, o universal pelo regional. Sua missão é formar profissionais de excelência, gerar e difundir conhecimentos, preservar e divulgar valores éticos, científicos, artísticos e culturais.

    20 anos do Mestrado POLEDUC

    Criado através das Resoluções nº 12/CEPE (28/09/2005) e nº 09/CONSUNI (30/09/2005) o POLEDUC propõe-se a preparar profissionais com visão abrangente, espírito criativo e observador, capaz de buscar a eficiência organizacional pelo uso de teorias e ferramentas científicas nas áreas de Políticas Públicas, Educação Superior e Gestão. O POLEDUC foi aprovado pelo Comitê Técnico e Científico (CTC) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em julho de 2006, como curso multidisciplinar.

    Jubileu de 2025

    Celebrado a cada 25 anos, o Jubileu idealiza a renovação espiritual, o perdão e a peregrinação. O Papa Francisco (Buenos Aires, 1930) convocou oficialmente o Jubileu de 2025 através da Bula Papal Spes non confusat (A Esperança não decepciona) em 9 de maio de 2024 com o tema “Peregrinos de Esperança”. O Jubileu convida os fiéis católicos de todas as nações a uma jornada de expressão da fé pela oração e penitência, promovendo a reflexão e a reconciliação.

    Para concluir, convidamos aos interessados nas temáticas abordadas nos artigos componentes do Volume 12 de 2025 da Revista Eletrônica Acta Sapientia a desfrutarem da leitura dos respectivos textos.

    Salamanca (Espanha), 25/02/2025

    Prof. Wagner Bandeira Andriola, PhD
    Editor-Chefe

    Profa. Adriana Castro Araújo, Dra.

    Prof. Albano Oliveira Nunes, Dr.
    Editores Associados

  • Edição 2024
    v. 11 n. 1 (2024)

    Prezados Leitores:

    Impregnados de júbilo e alegria por ocasião do ano 2024 que acaba de se iniciar, com esperanças renovadas nos caminhos que a humanidade poderá vir a trilhar, os Editores da Revista Eletrônica Acta Sapientia comemoram a 1ª década de existência desse relevante veículo de divulgação científica do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC) e anunciam o Volume 11 de 2024.

    Hipátia de Alexandria

    Por ocasião dessa efeméride, a capa rende tributos àquela considerada como a primeira mulher matemática: Hipátia de Alexandria (também conhecida como Hipácia ou Hypatia). Nascida no século IV no Egito, por volta de 355 d. C., período de declínio do Império Romano, Hipátia adquiriu com o seu pai, Téon de Alexandria, um renomado matemático, filósofo, astrônomo e professor, o gosto pelas artes e pelas ciências, ademais de ter desenvolvido profunda paixão por respostas científicas para esclarecer lacunas existentes no conhecimento da época.

    Hipátia de Alexandria submetia-se a uma rigorosa disciplina física para alcançar o ideal helênico mens sana in corpore sano (mente sã em corpo são). Possuía espírito dinâmico, mente altamente inquieta, oratória e retórica excepcionais. Foi uma mulher muito à frente do seu tempo: condenou veementemente o “confinamento” das mulheres ao espaço doméstico, foi professora de matemática, filosofia e astronomia.

    Apesar da beleza singular, com enorme quantidade de pretendentes, Hipátia de Alexandria preferiu dedicar-se aos estudos e ao trabalho: tratava-se de uma mulher feminista e independente. Quando lhe indagavam por que jamais se casara, Hipátia de Alexandria respondia de forma irônica que já era casada com a verdade, desde sempre.

    Ainda adolescente Hipátia de Alexandria viajou à Atenas para completar a educação na Academia Neoplatônica, destacando-se pelos esforços para unificar a matemática de Diofanto ao neoplatonismo de Amônio Sacas e Plotino, com o objetivo de aplicar o raciocínio matemático ao conceito neoplatônico do Uno (mônada das mônadas). 

    Ao retornar ao Egito, converteu-se em professora na Academia de Alexandria, onde fizera a maior parte dos estudos, ocupando a cadeira que fora de Plotino. Aos 30 anos converteu-se em Diretora da Academia de Alexandria, sendo muitas as obras que escreveu nesse período, dentre os quais tratados sobre a álgebra de Diofanto, além de comentários sobre os matemáticos clássicos, incluindo Ptolomeu e Euclides, este último, em parceria com seu pai, Téon de Alexandria.

    Um dos seus mais notáveis alunos foi Sinésio de Cirene (370-413), bispo e filósofo, que lhe escrevia frequentemente, pedindo-lhe conselhos. Através das informações contidas nestas cartas, sabe-se que Hipátia de Alexandria aprimorou o funcionamento de instrumentos usados na Física e na Astronomia, dentre os quais o hidrômetro e o astrolábio.

    Hipátia de Alexandria ficou famosa por possuir uma mente brilhante, preparadíssima para solucionar problemas. Os matemáticos da época, confusos e intrigados com problemas, escreviam-lhe solicitando soluções, nas quais ela raramente os desapontava. Ela era obcecada pelo processo de demonstração lógica das soluções aos problemas que lhe eram apresentados.

    Na época, a cidade de Alexandria era governada pelo Império Romano e Hipátia de Alexandria tinha proximidade com Orestes, o Governador Romano do Egito. Entretanto, a região passava por intensas e profundas transformações oriundas da expansão do poder da Igreja Católica e dos intentos de eliminar a influência e a cultura pagãs. No Egito, o representante-mor desse movimento foi Cirilo, o Bispo de Alexandria. Os cristãos do Egito, seguidores de Cirilo, tinham um histórico de conflitos contra os judeus, pagãos e autoridades egípcias, inclusive quase vitimando Orestes.

    Cirilo tinha grande desprezo por Hipátia de Alexandria, pois, além dos motivos políticos, ele a considerava um símbolo do paganismo, por sua dedicação ao trabalho e à Ciência. O local de trabalho de Hipátia de Alexandria, a Biblioteca de Alexandria, maior fonte do conhecimento humano da época, era considerada pela Igreja Católica como um templo do paganismo. Este aspecto incomodava muito a Cirilo, pois, consoante o historiador Sócrates de Constantinopla, Cirilo acreditava que Hipátia de Alexandria estava competindo com o cristianismo.

    Este cenário caracterizava a Alexandria do início do Século V como uma urbe sob intensa ebulição política, religiosa e social, uma espécie de “panela de pressão”, que, por volta de 415 d. C. começou a estourar.

    Na tarde de 8 de março daquele ano, quando voltava do Museu de Alexandria, Hipátia de Alexandria foi atacada, arrancada de sua carruagem por uma multidão de cristãos enfurecidos e arrastada pelas ruas da cidade até uma igreja, onde foi violentada, teve suas roupas rasgadas e sua carne arrancada dos ossos por conchas afiadas. Depois de morta, seu corpo despedaçado foi queimado fora dos limites da cidade e todos os seus trabalhos foram destruídos. Pesquisas recentes asseveram que o homicídio de Hipátia de Alexandria resultou do conflito entre duas facções cristãs: uma mais moderada, ao lado de Orestes, e outra mais rígida, seguidora de Cirilo, responsável pelo ataque. Não obstante, os assassinos jamais responderam por esse bárbaro crime.

    Para os simpatizantes da Sétima Arte, aconselhamos assistir o filme espanhol Alexandria (título original Ágora), dirigido por Alejandro Amenábar e lançado em 2009, que se inspirou na vida de Hipátia de Alexandria. Trata-se de película laureada com Prêmios Goya em sete categorias: Melhor Roteiro Original, Melhor Direção Artística, Melhores Efeitos Especiais, Melhor Figurino, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Produção e Melhor Maquiagem e Cabelo.

    Convém salientar que em 1977, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, como uma forma de render homenagem à Hipátia de Alexandria e à luta das mulheres pelas igualdades de direitos e condições de trabalho.

    Para finalizar, convidamos aos interessados nas temáticas abordadas nos artigos componentes do Volume 11 de 2024 da Revista Eletrônica Acta Sapientia a desfrutarem da leitura dos respectivos textos.

    Fortaleza, 02/01/2024

    Prof. Wagner Bandeira Andriola, PhD
    Editor-Chefe

    Profa. Adriana Castro Araújo, Dra.
    Prof. Albano Oliveira Nunes, Dr.
    Editores Associados

  • Edição 2023
    v. 10 n. 1 (2023)

    Prezados Leitores:

    Extasiados pelos nobres sentimentos de alegria e satisfação, os Editores da Revista Eletrônica Acta Sapientia anunciam os artigos componentes do volume 10 de 2023, com uma inovação: a partir de agora, o referido periódico possui FLUXO CONTÍNUO para as publicações. Isso significa que na medida em que foram sendo recebidas, analisadas e aprovadas propostas de artigos, estas serão tornadas públicas.

    GalileuPor ocasião dessa efeméride, a capa do Volume 10 de 2023 rende tributos ao gigante italiano que exerceu as funções de cientista, físico, astrônomo, escritor, filósofo e professor: Galileu Galilei Linceo ou somente Galileu Galilei, considerado o Pai da Ciência Moderna.

    Nascido em 15 de fevereiro de 1564, na cidade italiana de Pisa, Galileu Galilei foi primogênito do casal Vincenzo Galilei e Giulia Ammannati que, ademais, teve cinco outros filhos.  Aos 11 anos, foi estudar num mosteiro jesuíta situado em Vallombrosa, na região da Toscana. Aos 17 anos, o jovem Galileu Galileu informou à família que desejava ser jesuíta, porém, o pai não aprovou tal idéia, e o retirou do mosteiro. O gênio italiano teve três filhos com a veneziana Marina Gamba, com a qual nunca se casou. Suas duas filhas se tornaram freiras e o filho, músico.

    Em 1609, aos 45 anos, Galileu Galilei tomou conhecimento de um instrumento criado pelo holandês Hans Lipperhey que o permitia observar objetos à longa distância. Galileu Galilei construiu sua própria luneta com potência três vezes superior ao invento do holandês, aperfeiçoando-a ao longo do tempo, conseguindo o prodígio de incrementar em 30 vezes o poder de observação do instrumento. O emprego sistemático do invento em observações astronômicas, possibilitou que, entre 7 e 15 de janeiro de 1610, Galileu Galilei descobrisse quatro luas de Júpiter, posteriormente chamadas “Galileanas”. Sua extraordinária façanha o permitiu inferir, de modo acertado, que nem todos os corpos giravam ao redor da Terra, enfraquecendo a Teoria Geocêntrica.

    Suas descobertas foram publicadas em 1610, na obra Siderius Nuncius, que recebeu apoio imediato de outro gigante da época: o alemão Johannes Kepler.  Pouco tempo depois, Galileu Galilei obteve indícios de que Vênus orbitava o Sol, e não a Terra. O gigante italiano reunia, assim, dados suficientes para invalidar a Teoria Geocêntrica, embora a Inquisição não apoiasse tais encaminhamentos científicos. Após análise de seu livro sobre as manchas solares (que lhe rendeu um embate com o jesuíta Christoph Scheiner), o cardeal Roberto Francesco Bellarmino leu a sentença do Santo Ofício em fevereiro de 1616, na qual proibiu o italiano de difundir a Teoria Heliocêntrica (visão proposta inicialmente pelo filósofo Aristarco de Samos - 310 a 230 a.C. - e por Hipátia de Alexandria - 360 a 415 d. C.).

    No entanto, Em 1623, o cardeal Maffeo Barberini foi eleito Papa, assumindo o apodo de Urbano VIII. Amigo de Galileu Galilei, o novo Papa o liberou no ano seguinte a escrever acerca da Teoria Heliocêntrica, desde que fosse tratada como hipótese matemática. Em 1630, Galileu Galilei publicou novo livro reafirmando o Heliocentrismo. Porém, cedendo às pressões, o Papa Urbano VIII enviou o caso à Inquisição e em 22 de junho de 1633, Galileu Galilei foi condenado à prisão em sua residência, em Arcetri (Florença), por heresia. Lá o gênio italiano permaneceu até sua morte, em 8 de janeiro de 1642. Tão somente em 31 de outubro de 1992 (359 anos após a condenação), o Papa João Paulo II reconheceu o equívoco cometido em decorrência da punição dada a Galileu Galilei.

    Há uma frase atribuída a Galileu Galilei, que expressa o valor da Matemática para as Ciências: Matemática é a linguagem usada por Deus para criar o Universo.

    Como referido, a partir deste volume, a Revista Eletrônica Acta Sapientia adota a sistemática de Fluxo Contínuo. Assim sendo, na medida em que os artigos submetidos forem analisados e aprovados, os textos de apresentação serão atualizados. Convidamos aos interessados nas temáticas abordadas a desfrutarem da leitura dos respectivos artigos.

    Fortaleza, 25/02/2023

    Prof. Wagner Bandeira Andriola, PhD
    Editor-Chefe

    Profa. Adriana Castro Araújo, Dra.
    Prof. Albano Oliveira Nunes, Dr.
    Editores Associados

     

  • Edição 2022
    v. 9 n. 1 (2022)

    Prezados Leitores:

    Impregnados dos nobres sentimentos de alegria e satisfação, os Editores da Revista Eletrônica Acta Sapientia anunciam os artigos componentes do volume 9 de 2022.

    A capa desse volume homenageia o filósofo oriental Lao-Tsé (jovem sábio), também conhecido como Lao-Tsu, Lao-Tzu ou Lao Zi, nasceu provavelmente em Chu (atual Luyi), na província de Hunan, na China, no ano 604 a. C., numa época em que a China era governada pela dinastia "Zhu" (1045-256 a. C.). Lao-Tsé pregava os ensinamentos para a obtenção de uma vida simples, de paz absoluta, através da completa submissão humana à natureza, acentuando a busca pelos valores da simplicidade, pureza, calma e unidade.

    Lao-Tsé trabalhou muitos anos nos arquivos imperiais de Loyang, capital do estado de Chu, como zelador dos documentos oficiais da dinastia adquirindo conhecimento profundo dos ritos. Nessa função, Lao-Tsé acumulou sabedoria pessoal que o levou a criar uma doutrina segundo a qual o “Tao” (o caminho) é o princípio material e espiritual, criador e ordenador do mundo, origem e fim de todas as entidades: é a unidade imutável subjacente à pluralidade dos fenômenos, é a síntese dos opostos, do Yin e do Yang.

    Ao completar 40 anos, Lao-Tsé decidiu abandonar o cargo na biblioteca real, iniciando uma grande viagem para as Terras do Oeste, com o objetivo de converter os povos bárbaros. Em 550 a. C., quando se preparava para atravessar a fronteira, foi reconhecido pelo Guardião, que sabendo da sua sabedoria o reverenciou conforme a tradição chinesa, pedindo-lhe para tornar-se seu discípulo. O Guardião solicitou-lhe que antes de sair da China ele deixasse, por escrito, um registro de seus ensinamentos. Após três dias, Lao-Tsé entregou-lhe a síntese de suas idéias em 81 versos e abandonou a China, montado num Búfalo. Posteriormente, os ensinamentos de Lao-Tsé viriam a formar o livro “Tao-Te-Ching” ou “Livro do Caminho e da Virtude”, “Razão Suprema”, ou "Livro de Lao-Tsé". Sob esse diapasão, toda ação voluntária do homem perturba a ordem natural do universo

    Dentre os textos trazidos a lume, oriundos da ação humana, sob as regras científicas, destaca-se, inicialmente, a produção de M. M. Nascimento e J. M. Albuquerque que analisaram a viabilidade do teletrabalho na perspectiva dos servidores da Editora da Imprensa Universitária da Universidade Federal do ceará (UFC), contribuindo com a discussão em torno de aspectos organizacionais, tais como: flexibilidade de horários de trabalho, incremento da produtividade organizacional, aumento da qualidade do convívio familiar, melhoria do meio ambiente e possibilidades de crescimento pessoal.

    No segundo artigo, S. M. Muniz, W. B. Andriola, R. C. Muniz e S. A. Edalatpanah executaram pesquisa ex-ante e ex-post-facto que objetivou identificar os impactos da Pandemia da Covid-19 nos cursos de Mestrado da Universidade Federal do Ceará (UFC) usando-se a metodologia denominada Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis – DEA). Constatou-se que a pandemia da Covid-19 impactou o desempenho dos cursos de mestrado, porém, evidenciou-se que não houve uma queda expressiva quanto à eficiência relativa desses, levando-se em consideração tratar-se de um período de Pandemia em que foram ressignificadas as metodologias de ensino e de aprendizagem impostas pela mesma.

    No terceiro texto, R. F. Muniz, W. B. Andriola e S. M. Muniz analisaram os impactos iniciais da Pandemia da Covid-19 sobre o desempenho de Instituições de Ensino Superior (IES) atinentes aos cursos de pós-graduação (stricto sensu) no âmbito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa apoiada na revisão bibliográfica e na análise documental, dialogando com dados colhidos nos Anuários Estatísticos da UFC, compreendendo o período de 2018 e 2019 (período pré-pandêmico) e 2020 e 2021 (período pandêmico). Concluiu-se que a Pandemia da Covid-19 comprometeu significativamente os índices de desempenho da UFC, sobretudo nos cursos stricto sensu.

    No quarto artigo, S. M. Muniz, R. F. Muniz e M. L. Muniz descortinaram o processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual no sistema educacional brasileiro, recorrendo-se à análise documental e bibliográfica. Os resultados evidenciaram que a Educação Inclusiva é uma realidade que se encontra em curso, e que proporciona o acolhimento e o atendimento desses alunos em situações diferenciadas de aprendizagem, representando uma conquista para os mesmos e um ganho inegável para a sociedade.

    No quinto artigo, E. V. B. Duarte, J. W. C. Alexandre e W. B. Andriola avaliaram a eficácia do Programa de Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) quanto à consecução dos seus objetivos. Os resultados evidenciaram a influência do Programa BIA nos índices de permanência, desempenho acadêmico e conclusão do curso pelos alunos beneficiados, apontando que o referido programa cumpre os objetivos a que se propõe, contribuindo de forma direta para a redução da evasão discente, para o fortalecimento do desempenho acadêmico e para o êxito estudantil dos bolsistas, ratificando, portanto, a importância da continuidade dos investimentos de assistência ao estudante universitário, viabilizados pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

    Por fim, relembremos sábia frase de Lao-Tsé, expressa nos seus escritos: "Conhecer os outros é inteligência, conhecer-se a si próprio é verdadeira sabedoria. Controlar os outros é força, controlar-se a si próprio é verdadeiro poder".

    Convidamos aos interessados a conhecer o relevante acervo intelectual da Revista Eletrônica Acta Sapientia, que em seu volume 9 de 2022, abordou temáticas tais como os impactos da pandemia da Covid-19  no Ensino Superior, a eficácia de Programas de Bolsas Acadêmicas, o Teletrabalho e a inclusão de alunos com deficiências em espaços escolares. Convidamos a todos os interessados nessas temáticas a desfrutarem da leitura dos respectivos artigos.

    Fortaleza, 24/10/2022

    Prof. Wagner Bandeira Andriola, PhD
    Editor-Chefe

    Profa. Adriana Castro Araújo, Dra.
    Prof. Albano Oliveira Nunes, Dr.
    Editores Associados

  • Edição 2021
    v. 8 n. 1 (2021)

    Prezados Leitores:

    Imanados de alegria e satisfação, os Editores da Revista Eletrônica Acta Sapientia anunciam os artigos componentes do volume 8 de 2021.

    A capa desse volume homenageia o filósofo oriental Confúcio, nascido na China, em 551 a. C. Suas idéias lançaram as bases para a cultura chinesa, partindo de princípios sobre ética, comportamento individual e caráter moral, que permitem ao ser humano viver uma vida pacífica. Esse caráter moral é alcançado através do ren, ou “humanidade”, que resulta em comportamentos mais virtuosos, como respeito, altruísmo e humildade. Nesse diapasão, a Educação cumpriria uma importante função, pois as pessoas são boas, porém podem ter se desviado das formas apropriadas de comportamento, cabendo, assim, à Educação, reconduzi-las ao ideal social. A aspiração de Confúcio era a criação de uma sociedade culturalmente instruída e empenhada na conquista do bem-estar comum. Para que isso fosse alcançado, o ser humano deveria buscar desenvolver cinco virtudes essenciais: expressar amor ao próximo; praticar a justiça; ter comportamento condizente com os valores morais da sociedade; ter consciência da vontade dos céus; cultivar a sabedoria e a sinceridade. O livro mais conhecido de Confúcio, Lun Yu ou Os Analectos, é uma compilação feita por seus discípulos entre os anos 475 e 221 a.C.  

    Dentre os cinco textos trazidos a lume neste volume, destaca-se, inicialmente, a produção de M. J. A. Oliveira, M. S. S. Rodrigues, S. G. Alexandre e S. M. A. Cavalcante que validou o conteúdo e aparência de um instrumento para consulta de Enfermagem, voltado para pessoas com ferida crônica, baseado na Teoria de Enfermagem do Déficit do Autocuidado de Orem, constituída pela teoria do autocuidado, a teoria do déficit do autocuidado e a teoria do sistema de Enfermagem. O instrumento validado permite realizar a consulta de Enfermagem com a coleta de dados de forma sistematizada, possibilitando ações de autocuidado pelas pessoas com ferida crônica.

    No segundo artigo, E. F. Avelino, S. M. A. Cavalcante e W. C. Alexandre abordaram aspectos teóricos acerca da Governança Corporativa e de Tecnologia da Informação (TI), descortinando origem, conceitos, mecanismos e práticas de governança corporativa e de TI, destacando sua importância para as instituições públicas e privadas, dada a sua contribuição para melhorias no desempenho das empresas e a redução de fracassos empresariais, tais como abusos de poder, erros e fraudes.

    No terceiro texto, M. J. G. Silva, J. W. C. Alexandre e S. M. A. Cavalcante detalharam a construção de uma cartilha educativa, elaborada a partir do grupo de estudos do Projeto Viver com Parkinson, do Hospital Universitário Walter Cantídio, da Universidade Federal do Ceará (UFC), que contemplou orientações de prevenção de queda, nutrição, aderência ao tratamento, atividade física, treinamento cognitivo, mecanismos de compensação, medidas relevantes para retardar as complicações da doença e para minimizar os sintomas parkinsonianos. A cartilha abordou as principais orientações de como viver bem com as limitações advindas da doença, sendo útil para os profissionais envolvidos no cuidado e atendimento aos pacientes, cuidadores e familiares.

    No quarto artigo, M. M. R. Rocha, A. S. Lima e W. B. Andriola descortinaram os fatores associados à evasão a partir dos aspectos socioeconômicos de alunos de cursos de Engenharia. Concluiu-se que o problema da evasão pode ocorrer devido a uma variedade de fatores socioeconômicos, isolados ou inter-relacionados, que influenciam a decisão pela evasão, especialmente do aluno em situação de vulnerabilidade.

    No quinto artigo, E. F. S. Rodrigues e W. B. Andriola abordaram o desenvolvimento da Educação a Distância (EaD) a partir do seu percurso histórico, a partir dos documentos legais que a instituíram como modalidade de ensino. Procurou-se demonstrar que a EaD vem se desenvolvendo e acompanhando o incremento das tecnologias que marcaram as eras dos correios, do rádio, da TV e da internet. Devido às dimensões continentais do território brasileiro e os sérios problemas relacionados à educação, a modalidade de EaD acumula erros e acertos, porém vem sendo utilizada como alternativa viável economicamente e contribuindo para ampliar o acesso ao ensino superior e diminuir defasagens educacionais e econômicas entre as distintas regiões geopolíticas.

    Por fim, relembremos sábia frase de Confúcio, expressa nos Analectos: “exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos”.

    Convidamos aos interessados a conhecer o relevante acervo intelectual da Revista Eletrônica Acta Sapientia, que em seu volume 8 de 2021, abordou temáticas tais como o Planejamento Estratégico de Instituição de Ensino Superior (IES), a Gestão de Projetos de Tecnologia da Informação, a Gestão Acadêmica de Cursos de Graduação e a Governança Organizacional. Convidamos a todos os interessados nessas temáticas a desfrutarem da leitura dos respectivos artigos.

    Fortaleza, 10/09/2021

    Prof. Wagner Bandeira Andriola, PhD
    Editor-Chefe

    Profa. Adriana Castro Araújo, Dra.
    Prof. Albano Oliveira Nunes, Dr.
    Editores Associados

  • Edição 2020
    v. 7 n. 1 (2020)

    Prezados Leitores:

    Com imensa satisfação, os Editores da Revista Eletrônica Acta Sapientia anunciam os artigos componentes do volume 7 de 2020, momento no qual o Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC) completa 15 anos de existência.

    Tal efeméride é propícia para abordar-se o quão dinâmica, porém fugaz, é a existência humana, temática que nos remete ao pensamento do filósofo Heráclito de Éfeso. Nascido numa antiga colônia grega, Éfeso (atual Turquia), no ano 540 a. C., Heráclito era filho de nobres, possuía uma personalidade forte e não era apreciador da vida pública, tendo, por este motivo, vivido afastado do convívio social, morando em regiões remotas e montanhosas.

    Sua idéia filosófica basilar é que tudo é movimento, tudo flui, nada é permanente, exceto a mudança. Este princípio é denominado devir (vir a ser, tornar-se, converter-se) e está sujeito ao logos (razão ou lei). Heráclito de Éfeso é considerado o Pai da Dialética, doutrina filosófica dos contrários, na qual as contradições e suas dinâmicas possibilitam o surgimento da unidade dialética.

    No rol dos oito textos que vêm à baila neste volume, a partir da busca dinâmica pela verdade, destaca-se, inicialmente, a produção de J. M. L. Barros e W. B. Andriola, que focou sobre a eficácia da formação discente do curso em Odontologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Para tal, foi realizada pesquisa com 77 egressos do período 2013 a 2015, cujos resultados apontaram fatores positivos associados à formação, tais como: qualidade do ensino, docentes com alto nível de qualificação, ofertas de atividades de pesquisa e extensão e incentivo a formação acadêmica. Finalmente, observou-se que 61 egressos (79% da amostra) exerciam alguma atividade remunerada, ou seja, estavam inseridos no mercado de trabalho, denotando, dessa forma, elevada eficácia do curso.

    No segundo artigo, L. R. Barreto e colaboradores focaram seu estudo sobre os procedimentos para o gerenciamento de riscos em Instituições de Ensino Superior (IES), amparando-se em métodos multicritério. Empregando um framework participativo, validou-se a priorização de riscos na divisão orçamentária de uma IES, que poderá vir a ser reproduzido em outras organizações similares, sejam de natureza pública ou privada. Assim, será possível obter-se uma classificação de riscos, e contribuir, dessa forma, com a governança e a transparência de IES.

    No terceiro texto, G. Fenner e A. S. Lima enfatizaram a dinâmica envolvida na execução de projetos, que sofrem alterações no seu escopo, impactando no custo final. Apresenta-se procedimento para mitigar tais impactos, sem onerar o valor final do projeto, conhecido como “pulmão financeiro”. Exemplificou-se o pulmão financeiro num projeto de engenharia, de modo a acompanhar periodicamente a sua execução, a partir do valor da obra e do valor agregado com o seu consumo, permitindo identificar sinais que necessitem tomadas de decisão estratégicas.

    No quarto artigo, A. M. Araújo e W. B. Andriola avaliaram a eficácia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a partir da averiguação da congruência entre os objetivos planejados e os desempenhos alcançados pelos bolsistas. Verificou-se que o PIBIC contribui para a formação de recursos humanos para a pesquisa; para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação; para aumentar a interação entre a graduação e a pós-graduação; para qualificar alunos para os programas de pós-graduação; para proporcionar ao bolsista a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa; para estimular o desenvolvimento do pensar científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

    No quinto artigo, S. S. Sampaio e colaboradores analisaram as percepções de 41 discentes da pós-graduação stricto sensu sobre as motivações pré-existentes e as habilidades desenvolvidas na disciplina de controladoria. Os resultados foram estruturados em três fatores: habilidades de gestão, motivacionais, e habilidades contábeis e financeiras, com diferenças significativas identificadas entre homens e mulheres.

    No sexto artigo, M. L. F. Pinto e M. S. S. Rodrigues avaliaram a dinâmica da gestão colegiada da Maternidade Escola Assis Chateubriand (MEAC), a partir da visão dos seus gestores, funcionários/servidores e usuários, destacando benefícios e fragilidades do percurso. Os principais resultados apontam que o maior benefício da gestão colegiada é o conhecimento e partilha dos problemas organizacionais, a integração entre as categorias profissionais e a troca de saberes. As maiores fragilidades identificadas referem-se ao desconhecimento dos profissionais sobre a gestão colegiada, baixa diversidade entre os que frequentam a reunião colegiada, poucas manifestações de usuários incluídas em pautas de reunião do colegiado e necessidade de capacitação dos seus atores.

    O sétimo artigo de autoria de A. V. Moreira, R. M. da Silva e M. V. Rodrigues aborda a governança organizacional, baseando-se na necessidade de transparência, eficiência e eficácia nos processos da administração pública. Analisaram-se aspectos da controladoria pública na secretaria de governança de uma IES e a sua contribuição para a melhoria da gestão universitária. O trabalho revelou a existência de relação direta e muito próxima da controladoria interna e da governança com vistas à melhoria na prestação de serviços aos cidadãos.

    O oitavo texto de autoria de J. M. de Albuquerque e S. M. A. Cavalcante objetivou identificar o nível de satisfação, cooperação social e voluntária dos colaboradores da Imprensa Universitária da Universidade Federal do ceará (UFC). Os resultados evidenciaram elevado grau de comportamento de cidadania organizacional e a existência de problemas no ambiente de trabalho relacionados à saúde ocupacional e segurança do trabalho. Entretanto, a qualidade da liderança e eficácia setorial na solução de problemas, bem como a qualidade dos relacionamentos, foram aspectos positivamente avaliados. Estes fatores influenciam no fator proatividade dos indivíduos no trabalho, o qual desponta como condição própria para a organização atingir a excelência.

    Por fim, relembremos sábia frase do grego Heráclito de Éfeso: “ninguém mergulha nas águas de um mesmo rio duas vezes, pois quando isso ocorrer, já não se trata da mesma pessoa, tampouco as águas serão as mesmas”.

    Nesse diapasão, convidamos aos interessados a mergulhar no relevante acervo intelectual da Revista Eletrônica Acta Sapientia, que em seu volume 7 de 2020, abordou temáticas tais como o Planejamento Estratégico de Instituição de Ensino Superior (IES), a Gestão de Projetos de Tecnologia da Informação, a Gestão Acadêmica de Cursos de Graduação e a Governança Organizacional. Convidamos a todos os interessados nessas temáticas a desfrutarem da leitura dos respectivos artigos.

    Fortaleza, 09/07/2020

    Prof. Wagner Bandeira Andriola, PhD
    Editor-Chefe

    Profa. Adriana Castro Araújo, Dra.
    Prof. Albano Oliveira Nunes, Dr.
    Editores Associados

  • Edição 2019
    v. 6 n. 1 (2019)

    Prezados Leitores:

    Impregnados de satisfação e alegria, os Editores da Revista Eletrônica Acta Sapientia apresentam os artigos componentes do Volume 6 de 2019.

    A capa deste volume rende homenagem ao genial Thales, nascido em 624 a. C. na antiga colônia grega de Mileto (atual Turquia). É considerado o primeiro filósofo ocidental e um dos cinco maiores do mundo antigo, além de matemático e astrônomo.

    A filosofia de Thales considerava que não houve criação do mundo, porquanto o mundo é eterno e está em constante transformação. Outro princípio é a arché, segundo o qual tudo que existe no mundo é formado a partir de um único elemento: a água. Essa visão surgiu da observação sistemática das plantas que secavam, dos corpos que desidratavam e dos alimentos que continham seiva. Portanto, a água é a arché e está tudo em diferentes estados. O estado da água é o que determinará a peculiaridade de cada coisa existente no mundo. Para Thales, como a água é o princípio de tudo, até mesmo as coisas inorgânicas estão cheias de vida, no sentido de se movimentarem e se transformarem.

    Por ter sido o primeiro filósofo, Thales de Mileto alterou a forma de pensar e tentar compreender o mundo, pois instaurou a possibilidade de reformulação e correção das teses propostas, a partir do exercício da razão, haja vista que antes o conhecimento era fundamentado em mitos estáticos.

    O fato é que o pensamento humano ocidental mudou radicalmente a partir da filosofia de Thales de Mileto. Ainda que sejam conceitos primários e incipientes, a busca por uma explicação racional para a constituição do mundo transformou o modo como o homem entendia a realidade e proporcionou um salto qualitativo no pensamento humano.

    Como resultado do emprego da racionalidade que fundamenta a metodologia científica, o primeiro artigo de J. L. Barrozo Filho e W. B. Andriola deu ênfase ao Programa Universidade para Todos (PROUNI) enquanto importante Política Pública, de natureza afirmativa, voltada a facilitar o acesso ao Ensino Superior de camadas sociais com menores oportunidades educacionais, econômicas e culturais. Executou-se pesquisa com o fito de obtenção de indícios acerca do grau de satisfação dos usuários do PROUNI e, assim, permitir sua valoração. Para tal, compararam-se usuários do PROUNI com não usuários, quanto à satisfação com a formação e quanto à empregabilidade. Os resultados demonstraram que os usuários do PROUNI estão satisfeitos com a formação recebida e têm desejo em inserirem-se imediatamente no mercado de trabalho.

    O segundo artigo origina-se de pesquisa conjunta envolvendo A. S. Lima, A. O. Nunes e A. R. L. Costa, cujo objetivo foi analisar a importância do ensino da matemática e sua relação com o cotidiano dos alunos. Realizaram-se entrevistas com alunos e com professores responsáveis por lecionar a disciplina, com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Matemática. Os resultados apontaram para o valor que deve ser dado à Matemática, já que esta proporciona ao aluno a capacidade de raciocinar, refletir e pensar, além de contribuir para enfrentar os desafios que a vida traz, auxiliando no ensino das demais disciplinas, e contribuindo com a construção da cidadania.

    No terceiro artigo, C. E. Memória, G. Fenner e A. S. Lima dão realce à complexidade da comunicação organizacional. Com essa intenção, apresentam-se estratégias de comunicação adotadas por A. Hitler na segunda guerra mundial, que podem ser aplicadas nas organizações.  Realizou-se pesquisa bibliográfica e estudo de caso em uma empresa de fabricação de transformadores. Os resultados indicaram que o gerenciamento da comunicação em empresas é uma estratégia imprescindível ao êxito organizacional e ao alcance de metas e objetivos.

    No quarto texto, J. A. Barrozo, M. V. Rodrigues e W. B. Andriola efetivaram estudo acerca da responsabilidade social em Instituições de Ensino Superior (IES). Partindo da premissa as ações de responsabilidade social constituem atividades educacionais, não há como dissocia-las das atividades curriculares, extracurriculares, de extensão e da relação da IES com os stakeholders. A pesquisa foi executada com uma amostra de 253 universitários teve o propósito de validar o Modelo Teórico de Responsabilidade Social, preconizado por Garcia e Lopes (2013). Os resultados apontaram que o modelo teorizado compõe-se de seis dimensões (Ética, Filantrópica, Legal, Econômica, Lealdade e Satisfação), que conseguiram explicar conjuntamente cerca de 61% da variância total dos resultados, a partir do uso da Análise Fatorial Confirmatória. O alfa de Cronbach do instrumento usado apontou elevada consistência interna, com valor 0,89.

    O Artigo 5 de autoria de C. A. Sousa Jr., E. C. Branco Jr. e A. S. Lima abordou a gestão de segurança da informação, posto que, além de conferirem sigilo, são importantes para manter a reputação das organizações e empresas. O estudo buscou identificar como as empresas empregam firewalls em suas políticas de segurança da informação. Os resultados indicaram senso de responsabilidade e preocupação com a política de segurança nas empresas investigadas, apesar de a maioria ainda estar deficitária em termos do programa de conscientização interna, acerca da política de segurança com seus funcionários.

    Para finalizar, convém ressaltar uma sábia frase proferida por Thales de Mileto: “Procure sempre uma ocupação; quando a tiver, não pense em outra coisa além de procurar fazê-la bem feita”.

    Os resultados das pesquisas acima referidas trazem à lume relevante produção intelectual em campos estratégicos para o desenvolvimento de diversas áreas, com visível aderência à Educação. Convidamos os interessados nessas áreas de conhecimento, sejam leigos, alunos, pesquisadores ou experts, a desfrutarem dos conteúdos, através de agradável leitura.

    Fortaleza, 01/07/2019

    Prof. Wagner Bandeira Andriola, PhD
    Editor-Chefe

    Profa. Adriana Castro Araújo, Dra.
    Prof. Albano Oliveira Nunes, Dr.
    Editores Associados

  • Edição 2018
    v. 5 n. 1 (2018)

    Prezados Leitores:

    Exultantes de satisfação e alegria, os Editores da Revista Eletrônica Acta Sapientia apresentam os artigos componentes do Volume 5, de 2018.

    A capa do Volume 5 rende homenagem ao filósofo grego Sócrates, nascido em 470 a. C., filho de um artesão e de uma parteira, tendo exercido o ofício do pai em sua juventude e ingressado em campanhas militares. Soldado corajoso e de grande resistência física, Sócrates obteve benefícios das características da cultura ateniense para os jovens, envolto na prática de esportes e na formação científica e política, o que conferiu ao pensador a sua personalidade questionadora. A filosofia de Sócrates abordou questões essencialmente humanas ou aspectos advindos das relações humanas e do convívio social, como a justiça, o bem, a moral e a verdade.

    Certa vez, quando jovem, Sócrates visitou o Templo de Apolo, na cidade de Atenas, tendo sido impactado pelas inscrições entalhadas no pórtico: “conhece-te a ti mesmo”. Essa máxima o fez perceber que qualquer conhecimento do mundo requer do agente cognoscente o autoconhecimento.

    A famosa frase “Só sei que nada sei” revela o seu autoconhecimento. O reconhecimento de sua ignorância foi uma marca fundamental para estabelecer o seu caráter questionador de sábio, pois o reconhecimento da ignorância leva à busca pelo saber, ao passo que a soberba intelectual leva à estagnação.

    Na ocasião de visita ao Templo de Apolo, o jovem pensador consultou o Oráculo de Delfos, que o qualificou como o mais sábio dos homens da Grécia. Isso foi considerado por Sócrates como uma missão pessoal: aprimorar a sua sabedoria e lavá-la adiante, compartilhando com terceiros.

    Sócrates se auto-intitulava um “parteiro de idéias”. Assim como sua mãe, que facilitava o nascimento de bebês, Sócrates facilitava o surgimento de idéias de terceiros, que ao conversarem com ele, submetiam-se ao seu método (maiêutico) e eram levadas à evidência da própria ignorância, de modo a ultrapassá-la.

    Neste Volume 5 da Revista Eletrônica Acta Sapientia, para ultrapassar a nossa debilidade em temáticas adjacentes à Educação, a produção de W. B. Andriola e A. C. Araújo realçou a importância da avaliação como instrumento fundamental para propiciar o aperfeiçoamento do ensino, do aprendizado dos alunos, da gestão escolar e dos sistemas educacionais. Para tanto, abordou-se a função diagnóstica da avaliação, na sua perspectiva formativa e somativa, a fim de fornecer subsídios para que os docentes possam fazer uso dessa valiosa atividade, cumprindo com os propósitos da profissão e garantindo o direito que os seus alunos têm de ter acesso aos conhecimentos abordados no âmbito da sala de aula, de modo alcançarem aprendizados de relevo.

    O segundo artigo, de I. G. Medeiros, G. Fenner e A. S. Lima, descreve uma metodologia baseada nas boas práticas de auditoria para auxiliar na gestão de riscos em projetos, apresentando técnicas empregadas na auditoria para ajudar na gestão de riscos em projetos.

    No terceiro artigo, R. F. Silva realizou investigação qualitativa com o objetivo de investigar os processos de criação de políticas públicas educacionais, suas finalidades, para onde confluem, bem como os atores que impulsionam seu surgimento. De acordo com o estudo desenvolvido foi possível mostrar que os gestores públicos ainda vêem a máquina pública com foco em seus interesses individualistas, ao invés de proporcionar ao cidadão oportunidades de igualdade de acessibilidade na relação escola e sociedade.

    No quarto artigo, M. V. Brandão, G. Fenner e A. S. Lima realçaram as lições aprendidas por uma empresa, levando-se em consideração as boas práticas sugeridas pelo PMBOK 5ª edição (Project Management Body of Knowledge), que proporcionaram adequação ao contexto da empresa, sua visão de negócios e seus valores.

    O quinto e último artigo de P. H. M. Freitas, A. S. Lima e W. B. Andriola focou no sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), a partir de investigação sobre a eficácia de Licenciatura de Matemática, na modalidade a distância (EaD). Os resultados indicaram que o curso forma profissionais para atuação na educação básica, que desenvolve saberes e competências necessárias para o exercício docente, e que as disciplinas disponibilizadas são satisfatórias para o magistério.

    Cumpre destacar que Sócrates morreu aos 70 anos, quando uma assembléia popular com a participação de 500 cidadãos atenienses o condenou, embora, na ocasião, fosse considerado o homem mais sábio de seu tempo. Sócrates foi acusado de não aceitar os deuses da cidade, introduzindo novos cultos, e também de corromper a juventude: crimes a serem punidos com a morte por meio da ingestão de cicuta.

    Foram três os acusadores de Sócrates: Meleto, um poeta menor, cuja motivação parece ter sido chamar a atenção sobre sua pessoa; Lícon, que nutria certo ressentimento pessoal contra o filósofo; e Anito, um rico curtidor de couros, que por sua influência granjeava maior peso à acusação. Não muito tempo depois de seu julgamento e morte, uma estátua foi erigida em homenagem a Sócrates, em Atenas, enquanto a sorte reservada aos seus acusadores é indício de como a cidade, afinal, reagiu à condenação do filósofo: Meleto foi condenado à morte; Anito foi exilado e apedrejado pelo povo; Lícon suicidou-se.

    Para finalizar, segundo consta, durante o julgamento que o condenou, Sócrates teria pronunciado a frase: “a vida irrefletida não vale a pena ser vivida”.

    Os estudos acima referidos trazem à baila relevante produção intelectual em campos estratégicos para o desenvolvimento de diversas áreas com aderência visível à Educação, permitindo-nos refletir sobre o atual estado d’arte. Convidamos os interessados nessas áreas de conhecimento, sejam leigos, alunos, pesquisadores ou experts, a desfrutarem do Volume 5 da Revista Eletrônica Acta Sapientia. Desejamos-lhes agradável leitura.

    Fortaleza, 01/07/2018

    Prof. Wagner Bandeira Andriola, PhD
    Editor-Chefe

    Profa. Adriana Castro Araújo, Dra.
    Prof. Albano Oliveira Nunes, Dr.
    Editores Associados

  • Edição 2017
    v. 4 n. 1 (2017)

    Prezados Leitores:

    Imanados de alegria e satisfação, apresentamos as cinco produções intelectuais componentes do Volume 4 da Revista Eletrônica Acta Sapientia .

    A capa desta quarta edição retrata uma cena cotidiana da Academia de Platão, oriunda de um mosaico encontrado na cidade italiana de Pompéia, no século I a. C. Platão nasceu em Atenas em 428 a. C., oriundo de família nobre, estudou leitura, escrita, música, pintura, poesia e ginástica. O seu nome verdadeiro era Arístocles, porém o apodo Platão correspondente em grego, Platon, significa ombros largos, característica marcante do filósofo, por conta de sua avantajada compleição física, decorrente da prática de atividades desportivas. Aliás, essa marcante característica física o proporcionou participar dos Jogos Olímpicos da antiguidade.

    Desejava fazer carreira política, porém tornou-se discípulo de Sócrates aos 30 anos, com quem aprendeu a discutir os problemas do conhecimento do mundo e das virtudes humanas. Quando Sócrates morreu, desiludiu-se com a política e dedicou-se à filosofia. Resolveu eternizar os ensinamentos do mestre, que não havia redigido nenhum livro, escrevendo vários diálogos acerca dos ensinamentos de Sócrates.

    Platão testemunhou a pujança da democracia ateniense e sua derrocada para os bárbaros invasores, que instalaram uma tirania. Participou de campanhas militares atenienses no período da Guerra do Peloponeso (404 a 409 a. C.); viajou para a cidade grega de Megara, onde estudou Geometria; foi ao Egito, onde se dedicou à Astronomia; em Cyrene (Norte da África) dedicou-se à matemática; em Crotona (Sul da Itália) reuniu-se com os discípulos de Pitágoras.

    Quando voltou à Atenas, por volta de 387 a.C., fundou sua escola filosófica, a "Academia", onde reunia seus discípulos para estudar Filosofia, Ciências, Matemática e Geometria. A influência do pensamento de Platão permitiu a existência da sua Academia por muitos séculos após a sua morte, ocorrida em 348 a. C. Em 529 d. C., o imperador romano Justiniano mandou fechar a Academia, mas a doutrina platônica amparada na dialética e no idealismo já tinha sido amplamente difundida no mundo ocidental.

    O legado de Platão acerca do Mundo das Idéias e do Mundo Sensível permanece atual. A realidade ilusória, muitas vezes enganosa, leva o ser humano ao erro, causado pelas aparências das coisas do mundo, que nem sempre correspondem às essências dos fenômenos.

    Sob essa dinâmica, o Volume 4 da Revista Eletrônica Acta Sapientia é composto por cinco artigos. No primeiro, de autoria de A. Monteiro e W. B. Andriola, discorreu-se acerca da relevância de empregar-se um sistema de informação por uma Instituição de Ensino Superior (IES), destacando-se as inúmeras vantagens estratégicas e operacionais oriundas do uso efetivo de um Sistema de Informação Gerencial (SIG) para a gestão estratégica e organizacional.

    O segundo artigo tem como autores J. A. T. Lopes, G. Fenner e A. S. Lima. Objetivou abordar os aspectos associados ao sucesso de um projeto, desde sua concepção, feita após a decisão dos envolvidos na fase do planejamento estratégico, até seu encerramento, quando as partes interessadas finalizam o projeto. Foram apresentados os fatores que envolvem as partes interessadas em projeto e seu impacto no sucesso dos mesmos. Identificou-se que a participação de todos é fundamental para se obter eficiência e atender as necessidades dos clientes, gastando menos e entregando os resultados no menor tempo possível.

    O terceiro artigo, de A. L. Monteiro e A. R. L. Costa, abordou o papel do pedagogo dentro do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), mostrando suas funções e objetivos junto com a equipe, até suas contribuições para o resgate social dos usuários do programa em área de vulnerabilidade. O trabalho buscou trazer à tona uma reflexão acerca da atuação deste profissional na educação, reforçando que a educação formal não é o único espaço para o exercício de suas capacidades.

    No quarto produto intelectual, W. B. Andriola e A. C. Araújo abordaram a importância do Plano Nacional de Educação (PNE) como valioso guia para ações executivas com vistas à consecução de metas e da qualidade educacional vislumbrada pelo país. Nesse âmbito, destacaram-se as ações voltadas à avaliação da aprendizagem do alunado e ao uso efetivo dos resultados, com a perspectiva de promover o feedback para as comunidades e famílias, para a escola, para os gestores, para os próprios alunos e professores. Destacaram-se, por fim, as características mais relevantes de Escolas Eficazes, ideal a ser perseguido incansavelmente pelos Gestores Educacionais com base nos princípios do PNE.

    No quinto artigo, M. V. V. Silva, G. Fenner e A. S. Lima dissecaram a importância do gerenciamento de projetos aplicado à mão de obra da construção civil, observando a relação entre a forma de gestão da empresa, comparando-se o previsto e realizado. Foi feita a Análise do Valor Agregado da mão de obra de uma construtora do estado do Ceará, voltada para construções verticais e residenciais, possibilitando obter diversos resultados, conforme a referida técnica analítica.

    Para finalizar, cabe acentuar uma frase esplêndida, proferida pelo gênio grego, Platão: “tente mover o mundo, porém comece movendo a si próprio”.

    Os cinco artigos supra-referidos nos brindam relevantes informações em diversas áreas da Educação. Convidamos os interessados, sejam leigos, alunos, professores, pesquisadores ou experts, a desfrutarem do Volume 4 da Revista Eletrônica Acta Sapientia. Desejamos-lhes agradável leitura.

    Fortaleza, 11/05/2017

    Prof. Wagner Bandeira Andriola, PhD
    Editor-Chefe

    Profa. Adriana Castro Araújo, Dra.
    Prof. Albano Oliveira Nunes, Dr.
    Editores Associados

  • Edição 2016
    v. 3 n. 1 (2016)

    Prezados Leitores:

    Munidos de imensa alegria e orgulho, apresentamos cinco produções intelectuais componentes do Volume 3 da Revista Eletrônica Acta Sapientia .

    A capa da terceira edição rende homenagens ao genial filósofo grego, Aristóteles, que nasceu em 384 a. C., na cidade de Estagira, na Macedônia. Com 28 anos de idade, Aristóteles foi convidado pelo Rei Felipe II da Macedônia, para ser o responsável pela formação do seu jovem filho, que viria a ser o General-Comandante do mais avassalador império da antiguidade: Alexandre Magno ou Alexandre, o Grande.

    No entanto, ainda muito jovem, com tão somente 17 anos, Aristóteles partiu para Atenas, onde começou a frequentar a Academia de Platão. Por conta do local de seu nascimento o autor é chamado comumente de "o Estagirita". De origem aristocrática, causou admiração pelo seu comportamento requintado e pela sua elevada inteligência. Logo se tornou o discípulo predileto do mestre Platão, que certa vez asseverou: “Minha Academia se compõe de duas partes: o corpo dos estudantes e o cérebro de Aristóteles”. Com a morte de Platão, em 347 a.C., o brilhante e famoso aluno se considerava o substituto natural do mestre à frente da Academia, porém, foi substituído por um ateniense nato.

    Aristóteles retornou a Atenas em 335 a.C. e decidiu fundar sua própria escola, chamada Liceu por estar situada no edifício dedicado ao deus Apolo Lício. Além dos cursos técnicos para os discípulos, dava aula ao povo em geral. No Liceu, estudava-se Geometria, Física, Química, Botânica, Astronomia, Matemática, dentre outras disciplinas.

    Em 322 a.C. Aristóteles morreu em Cálcis, na ilha grega de Eubeia. Em seu testamento determinou a libertação de todos os seus escravos. A influência de Aristóteles sobre o desenvolvimento da Filosofia no mundo ocidental foi enorme, notadamente na Filosofia Cristã de São Tomás de Aquino durante a Idade Média. Sua influência se faz sentir até os nossos dias.

    O Volume 3 da Revista Eletrônica Acta Sapientia é composto por cinco artigos, sendo que no primeiro, de autoria de P. B. R. Souza, G. Fenner e A. S. Lima, abordou-se a importância que o gerente de projetos pode vir a ter para as empresas de contabilidade à medida que estas, se apercebendo das boas perspectivas deste nicho de mercado no atual cenário de mudanças e alta competitividade dos negócios, resolvam se estruturar para oferecer o gerenciamento de projetos como um produto e proponham-se a se dedicar por um tempo determinado a projetos.

    O segundo artigo tem como autores F. V. G. Braga, A. R. L. Costa e A. O. Nunes. Objetivou abordar a relação dos alunos que já concluíram a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Icapuí (CE) com as memórias adquiridas, fazendo relação com a realidade atual em que se encontram, trazendo os saberes construídos durante o processo de aprendizagem e a contribuição desses estudos para a sociedade na qual estão inseridos.

    O terceiro artigo, de E. O. Santos, G. Fenner e A. S. Lima, abordou a importância do estudo do planejamento estratégico para empresas industriais que buscam a ampliar seus mercados por meio da exportação, destacando as boas práticas de Gerenciamento de Projetos através de uma visão teórica voltada à obtenção de uma gestão estratégica eficiente.

    No quarto produto intelectual, C. D. Silva e S. G. Silva efetivaram uma revisão bibiliográfica sobre o jogo como potencializador do conhecimento, resultando numa reflexão sobre a construção do conhecimento através do jogo. Desde sua gênese, o homem sempre teve como tendência básica a necessidade de compreender o Universo. E neste seu anseio de curiosidade, desde que tentou usar a ação, a imitação e a representação, como meio de expressão, procurando, assim, influenciar a natureza para viver melhor. Esta necessidade imperiosa de movimento-ação se manifesta, desde o aparecimento da sociedade humana e sua conseqüente cultura, através de uma atividade livre, alegre, agradável, divertida e prazerosa: o jogo.

    No quinto artigo, M. T. C. Zaranza dissertou acerca da identidade docente, compreendendo-a como algo que vai se constituindo a partir do significado que cada professor dá para a sua profissão, em relação à atividade docente que lhe é conferida, no seu cotidiano, a partir de seus valores, de seu modo de situar-se no mundo, de sua história de vida, de suas representações, de seus saberes. Buscou-se, portanto, compreender a construção da identidade de professores da escola de ensino médio no município de Aracati (CE) e os caminhos percorridos permeados pelas suas escolhas, pelas práticas docentes inseridas nesse processo.

    Para finalizar, cabe acentuar uma frase esplêndida, proferida pelo gênio grego, Aristóteles: “O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa acerca de tudo o que diz”.

    Os cinco artigos acima referidos, de modo sucinto, nos brindam com relevantes produções intelectuais em diversas áreas da Educação. Convidamos os interessados, sejam leigos, alunos, professores, pesquisadores ou experts, a desfrutarem do Volume 3 da Revista Eletrônica Acta Sapientia. Desejamos-lhes agradável leitura.

    Fortaleza, 02/05/2016

    Prof. Wagner Bandeira Andriola, PhD
    Editor-Chefe

    Profa. Adriana Castro Araújo, Dra.
    Prof. Albano Oliveira Nunes, Dr.
    Editores Associados

  • Edição 2015
    v. 2 n. 1 (2015)

    Prezados Leitores:

    Plenos de satisfação e alegria, apresentamos seis produções intelectuais componentes do Volume 2 da Revista Eletrônica Acta Sapientia.

    A capa dessa segunda edição homenageia o gênio grego, filósofo e matemático, Pitágoras, que nasceu na ilha de Samos, em 570 a. C. O seu nome significa altar da Pítia ou aquele que foi anunciado pela Pítia, pois sua mãe, ao consultar a Pitonisa, recebeu a profecia que daria à luz a uma criança de dotes e competências extraordinárias. Pitágoras foi um exímio geômetra, deixando como principal contribuição para a Matemática a descoberta da relação de igualdade entre o quadrado da hipotenusa e a soma dos quadrados dos catetos no interior de um triângulo retângulo, que ficou conhecido como Teorema de Pitágoras: c2 = a2 + b2.

    Consoante o testemunho de Aristóteles, Pitágoras foi o criador da palavra filósofo, como resultado da junção dos radicais philos (amigo, amante) e sophia (sabedoria). A filosofia de Pitágoras concebe o Universo como um todo organizado e hierarquizado, cuja compreensão poder-se-ia obter através de conhecimentos matemáticos. Portanto, sob esta ótica, os números estariam na base e origem de tudo, compondo as entidades finitas e infinitas. Na Música, Pitágoras estabeleceu cálculos baseados na divisão simétrica de cordas para entender as relações entre tons e semitons, proporcionando a descoberta de novas escalas musicais.

    O Volume 2 da Revista Eletrônica Acta Sapientia é composto por seis artigos. No primeiro deles, de autoria de M. V. Rodrigues e A. M. V. Simões, abordou-se a temática do alinhamento estratégico e sua relação com as ações organizacionais de Formação Docente, a partir do Plano de Desenvolvimento Institucional.

    Na segunda produção intelectual, E. C. Neto, G. Fenner e A. S. Lima destacaram a importância dos custos e dos respeitos aos prazos de execução em um projeto de tecnologia da informação (TI), a partir da proposição de dois novos indicadores baseados na métrica estatística R2, os quais utilizam informações reais, desde o início do projeto, a saber: Indicador Estatístico de Prazo (IEP) e Indicador Estatístico de Custo (IEC).

    O terceiro artigo de S. H. A. B. Diógenes, S. M. A. Cavalcante e J. D. Oliveira proporcionou uma análise descritiva dos fatores de motivação dos funcionários terceirizados de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) que prestam serviços de limpeza, de higienização e de conservação das áreas internas e de serviços gerais nos campi e unidades isoladas da sede, em Fortaleza.

    No quarto produto intelectual D. Silva, A. O. Nunes e A. L. Costa verificaram os atributos do curso de pedagogia e suas contribuições sociais, analisando aspectos referentes à área de atuação do pedagogo e a contribuição deste profissional no processo de alfabetização.

    Na quinta produção intelectual, C. D. Silva e M. A. M. Lima dissertam sobre como a avaliação contribuiu para a construção da cultura, dos valores e dos comportamentos humanos, destacando a sua capacidade de incrementar a qualidade e contribuir com o aperfeiçoamento das sociedades e organizações, embora reconheçam lacunas que precisam ser recuperadas com estudos e pesquisas.

    No sexto e último artigo, W. B. Andriola e A. C. Araújo brindam aos leitores os elementos conceituais que caracterizam a avaliação como atividade cotidiana das sociedades, destacando suas características, tipologias, etapas e funções. No âmbito acadêmico, a avaliação conforma-se em atividade científica que possui conotações teóricas variadas, porém com elementos, etapas e estratégias que são extremamente relevantes para os pesquisadores que fazem uso da mesma. A avaliação reveste-se em ação racional direcionada ao conhecimento dos resultados da implementação das Políticas Públicas, permitindo a obtenção de indícios científicos voltados à verificação da eficácia, eficiência e efetividade social, demonstrando, portanto, o grau de relevância e a magnitude dos impactos.

    Para finalizar, cabe acentuar que, conforme a Numerologia Pitagórica, o algarismo 6 reflete os atributos das pessoas responsáveis, carinhosas, criativas e equilibradas, com senso de humanidade e lealdade; pessoas que buscam a perfeição, gostam de dar atenção à família, aos seus relacionamentos e às suas responsabilidades. A personalidade dessas pessoas é passional e humanista, com necessidade de ajudar a terceiros. Às vezes, podem até se sacrificar por aqueles a quem amam. Costumam ser tolerantes, porém podem tornar-se teimosas, quando contrariadas, repetitivamente.

    Os estudos dessas pessoas trouxeram à baila relevante produção intelectual em campos estratégicos de diversas áreas, com aderência visível à Educação. Convidamos os interessados, sejam leigos, alunos, professores, pesquisadores ou experts, a desfrutarem do Volume 2 da Revista Eletrônica Acta Sapientia.

    Desejamos-lhes agradável leitura.

    Fortaleza, 08/04/2015

    Prof. Wagner Bandeira Andriola, PhD
    Editor-Chefe

    Profa. Adriana Castro Araújo, Dra.
    Prof. Albano Oliveira Nunes, Dr.
    Editores Associados

  • Edição 2014
    v. 1 n. 1 (2014)

    Prezados Leitores:

    Fiat Lux: surge a Revista Eletrônica Acta Sapientia. Imanados de satisfação e alegria, os Editores da Revista Eletrônica Acta Sapientia apresentam os artigos componentes do volume inaugural.

    A capa dessa primeira edição homenageia o gênio francês, Auguste Rodin, através da sua escultura O Pensador (Le penseur), que compõe uma obra maior, inspirada no poema A Divina Comédia (La Divina Commedia), de outro gigante da literatura mundial, o italiano Dante Alighieri.

    A figura do Pensador nos remete à idéia de alguém que está a refletir, a meditar acerca de algo. Paradoxalmente, a figura máscula remete à ação eminente, à força contida naquele indivíduo, que pode ser exteriorizada de súbito. Para alguns teóricos, o Pensador pode estar a representar o criador refletindo acerca da sua criação.

    A partir desta ótica, a Revista Eletrônica Acta Sapientia põe em relevo algumas produções intelectuais oriundas da formação de recursos humanos em nível de pós-graduação (stricto sensu). Nesse diapasão, ressalte-se, por oportuno, a conveniência em evidenciar a aderência das formações que estão sendo executadas no interior do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGEB), com a missão institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC), qual seja:

    Formar profissionais da mais alta qualificação, gerar e difundir conhecimentos, preservar e divulgar valores éticos, científicos, artísticos e culturais, constituindo-se em instituição estratégica para o desenvolvimento do Ceará, do Nordeste e do Brasil.

    De modo proposital, foram sublinhadas passagens da missão institucional referentes à formação de excelência, à geração e difusão de conhecimento oriundo do ensino, da pesquisa e da extensão. Observa-se que a formação brindada pelo Mestrado POLEDUC e pelo PPGEB aos seus alunos, sobretudo aqueles que possuem vínculo empregatício formal com a UFC, permite, sem quaisquer dúvidas, honrar parte substantiva da missão acima referida.

    As produções científicas componentes da Revista Eletrônica Acta Sapientia, por outro lado, contribuem com a difusão do conhecimento oriundo do ensino e da pesquisa, no âmbito da pós-graduação (stricto sensu). Assim, destaque-se, inicialmente, a produção de A. C. G. Sousa e W. B. Andriola, que realçou a relevância do tema avaliação para a educação superior, com o fito de investigar a influência do feedback individualizado, concedido aos professores, para a melhoria da prática docente, e caracterizar o vínculo entre as decisões institucionais e a sistemática de avaliação vivenciada pelos componentes da organização educacional. 

    O segundo artigo, de autoria de A. R. X. Casseb e M. V. Rodrigues, objetivou aplicar as ferramentas de gestão estratégica de custos, Margem de Contribuição e Ponto de Equilíbrio, em uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada, em virtude da atual concorrência educacional, que induziu a necessidade do planejamento estratégico dessas instituições, a partir do conhecimento dos custos.

    A terceira produção intelectual foi confeccionada por T. N. Barbosa e A. S. Lima com o objetivo de realizar a avaliação de usabilidade de um portal de comércio eletrônico consagrado no mercado, com base na associação da avaliação heurística e testes de laboratório, pois em decorrência da dinamicidade do ambiente web, as organizações públicas e privadas que atuam na internet necessitam continuamente manter seus sistemas agradáveis do ponto de vista do usuário, e fáceis de serem usados.

    O quarto artigo oriundo do trabalho conjunto de F. J. Soares e M.V. Rodrigues propôs-se a avaliar os resultados alcançados pelo Mestrado POLEDUC em termos de indicativos de impactos sobre a vida profissional dos egressos, bem como do uso dos conhecimentos aderentes à temática da gestão universitária.

    Finalmente, a quinta produção intelectual, de autoria de F. N. M. Ribeiro e W. B. Andriola objetivou verificar a eficácia da formação universitária através da análise da inserção laboral dos egressos de um curso de graduação. Os resultados revelaram que houve uma inserção laboral dos egressos após a conclusão do curso e que os egressos demonstram opiniões favoráveis à qualidade do curso e da formação.

    Os estudos científicos acima referidos trazem à baila relevante produção intelectual em campos estratégicos para o desenvolvimento de diversas áreas, com aderência visível à Educação, proporcionando, assim, o surgimento da Revista Eletrônica Acta Sapientia. Convidamos os interessados nessas áreas de conhecimento, sejam leigos, alunos, pesquisadores ou experts, a desfrutarem da Revista Eletrônica Acta Sapientia. Desejamos-lhes agradável leitura.

    Fortaleza, 04/04/2014

    Prof. Wagner Bandeira Andriola, PhD
    Editor-Chefe