Vol. 6 Núm. 1 (2019): Edição 2019

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Prezados Leitores:

Impregnados de satisfação e alegria, os Editores da Revista Eletrônica Acta Sapientia apresentam os artigos componentes do Volume 6 de 2019.

A capa deste volume rende homenagem ao genial Thales, nascido em 624 a. C. na antiga colônia grega de Mileto (atual Turquia). É considerado o primeiro filósofo ocidental e um dos cinco maiores do mundo antigo, além de matemático e astrônomo.

A filosofia de Thales considerava que não houve criação do mundo, porquanto o mundo é eterno e está em constante transformação. Outro princípio é a arché, segundo o qual tudo que existe no mundo é formado a partir de um único elemento: a água. Essa visão surgiu da observação sistemática das plantas que secavam, dos corpos que desidratavam e dos alimentos que continham seiva. Portanto, a água é a arché e está tudo em diferentes estados. O estado da água é o que determinará a peculiaridade de cada coisa existente no mundo. Para Thales, como a água é o princípio de tudo, até mesmo as coisas inorgânicas estão cheias de vida, no sentido de se movimentarem e se transformarem.

Por ter sido o primeiro filósofo, Thales de Mileto alterou a forma de pensar e tentar compreender o mundo, pois instaurou a possibilidade de reformulação e correção das teses propostas, a partir do exercício da razão, haja vista que antes o conhecimento era fundamentado em mitos estáticos.

O fato é que o pensamento humano ocidental mudou radicalmente a partir da filosofia de Thales de Mileto. Ainda que sejam conceitos primários e incipientes, a busca por uma explicação racional para a constituição do mundo transformou o modo como o homem entendia a realidade e proporcionou um salto qualitativo no pensamento humano.

Como resultado do emprego da racionalidade que fundamenta a metodologia científica, o primeiro artigo de J. L. Barrozo Filho e W. B. Andriola deu ênfase ao Programa Universidade para Todos (PROUNI) enquanto importante Política Pública, de natureza afirmativa, voltada a facilitar o acesso ao Ensino Superior de camadas sociais com menores oportunidades educacionais, econômicas e culturais. Executou-se pesquisa com o fito de obtenção de indícios acerca do grau de satisfação dos usuários do PROUNI e, assim, permitir sua valoração. Para tal, compararam-se usuários do PROUNI com não usuários, quanto à satisfação com a formação e quanto à empregabilidade. Os resultados demonstraram que os usuários do PROUNI estão satisfeitos com a formação recebida e têm desejo em inserirem-se imediatamente no mercado de trabalho.

O segundo artigo origina-se de pesquisa conjunta envolvendo A. S. Lima, A. O. Nunes e A. R. L. Costa, cujo objetivo foi analisar a importância do ensino da matemática e sua relação com o cotidiano dos alunos. Realizaram-se entrevistas com alunos e com professores responsáveis por lecionar a disciplina, com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Matemática. Os resultados apontaram para o valor que deve ser dado à Matemática, já que esta proporciona ao aluno a capacidade de raciocinar, refletir e pensar, além de contribuir para enfrentar os desafios que a vida traz, auxiliando no ensino das demais disciplinas, e contribuindo com a construção da cidadania.

No terceiro artigo, C. E. Memória, G. Fenner e A. S. Lima dão realce à complexidade da comunicação organizacional. Com essa intenção, apresentam-se estratégias de comunicação adotadas por A. Hitler na segunda guerra mundial, que podem ser aplicadas nas organizações.  Realizou-se pesquisa bibliográfica e estudo de caso em uma empresa de fabricação de transformadores. Os resultados indicaram que o gerenciamento da comunicação em empresas é uma estratégia imprescindível ao êxito organizacional e ao alcance de metas e objetivos.

No quarto texto, J. A. Barrozo, M. V. Rodrigues e W. B. Andriola efetivaram estudo acerca da responsabilidade social em Instituições de Ensino Superior (IES). Partindo da premissa as ações de responsabilidade social constituem atividades educacionais, não há como dissocia-las das atividades curriculares, extracurriculares, de extensão e da relação da IES com os stakeholders. A pesquisa foi executada com uma amostra de 253 universitários teve o propósito de validar o Modelo Teórico de Responsabilidade Social, preconizado por Garcia e Lopes (2013). Os resultados apontaram que o modelo teorizado compõe-se de seis dimensões (Ética, Filantrópica, Legal, Econômica, Lealdade e Satisfação), que conseguiram explicar conjuntamente cerca de 61% da variância total dos resultados, a partir do uso da Análise Fatorial Confirmatória. O alfa de Cronbach do instrumento usado apontou elevada consistência interna, com valor 0,89.

O Artigo 5 de autoria de C. A. Sousa Jr., E. C. Branco Jr. e A. S. Lima abordou a gestão de segurança da informação, posto que, além de conferirem sigilo, são importantes para manter a reputação das organizações e empresas. O estudo buscou identificar como as empresas empregam firewalls em suas políticas de segurança da informação. Os resultados indicaram senso de responsabilidade e preocupação com a política de segurança nas empresas investigadas, apesar de a maioria ainda estar deficitária em termos do programa de conscientização interna, acerca da política de segurança com seus funcionários.

Para finalizar, convém ressaltar uma sábia frase proferida por Thales de Mileto: “Procure sempre uma ocupação; quando a tiver, não pense em outra coisa além de procurar fazê-la bem feita”.

Os resultados das pesquisas acima referidas trazem à lume relevante produção intelectual em campos estratégicos para o desenvolvimento de diversas áreas, com visível aderência à Educação. Convidamos os interessados nessas áreas de conhecimento, sejam leigos, alunos, pesquisadores ou experts, a desfrutarem dos conteúdos, através de agradável leitura.

Fortaleza, 01/07/2019

Prof. Wagner Bandeira Andriola, PhD
Editor-Chefe

Profa. Adriana Castro Araújo, Dra.
Prof. Albano Oliveira Nunes, Dr.
Editores Associados

Publicado: 2019-07-01