v. 4 n. 1 (2017): Edição 2017

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Prezados Leitores:

Imanados de alegria e satisfação, apresentamos as cinco produções intelectuais componentes do Volume 4 da Revista Eletrônica Acta Sapientia .

A capa desta quarta edição retrata uma cena cotidiana da Academia de Platão, oriunda de um mosaico encontrado na cidade italiana de Pompéia, no século I a. C. Platão nasceu em Atenas em 428 a. C., oriundo de família nobre, estudou leitura, escrita, música, pintura, poesia e ginástica. O seu nome verdadeiro era Arístocles, porém o apodo Platão correspondente em grego, Platon, significa ombros largos, característica marcante do filósofo, por conta de sua avantajada compleição física, decorrente da prática de atividades desportivas. Aliás, essa marcante característica física o proporcionou participar dos Jogos Olímpicos da antiguidade.

Desejava fazer carreira política, porém tornou-se discípulo de Sócrates aos 30 anos, com quem aprendeu a discutir os problemas do conhecimento do mundo e das virtudes humanas. Quando Sócrates morreu, desiludiu-se com a política e dedicou-se à filosofia. Resolveu eternizar os ensinamentos do mestre, que não havia redigido nenhum livro, escrevendo vários diálogos acerca dos ensinamentos de Sócrates.

Platão testemunhou a pujança da democracia ateniense e sua derrocada para os bárbaros invasores, que instalaram uma tirania. Participou de campanhas militares atenienses no período da Guerra do Peloponeso (404 a 409 a. C.); viajou para a cidade grega de Megara, onde estudou Geometria; foi ao Egito, onde se dedicou à Astronomia; em Cyrene (Norte da África) dedicou-se à matemática; em Crotona (Sul da Itália) reuniu-se com os discípulos de Pitágoras.

Quando voltou à Atenas, por volta de 387 a.C., fundou sua escola filosófica, a "Academia", onde reunia seus discípulos para estudar Filosofia, Ciências, Matemática e Geometria. A influência do pensamento de Platão permitiu a existência da sua Academia por muitos séculos após a sua morte, ocorrida em 348 a. C. Em 529 d. C., o imperador romano Justiniano mandou fechar a Academia, mas a doutrina platônica amparada na dialética e no idealismo já tinha sido amplamente difundida no mundo ocidental.

O legado de Platão acerca do Mundo das Idéias e do Mundo Sensível permanece atual. A realidade ilusória, muitas vezes enganosa, leva o ser humano ao erro, causado pelas aparências das coisas do mundo, que nem sempre correspondem às essências dos fenômenos.

Sob essa dinâmica, o Volume 4 da Revista Eletrônica Acta Sapientia é composto por cinco artigos. No primeiro, de autoria de A. Monteiro e W. B. Andriola, discorreu-se acerca da relevância de empregar-se um sistema de informação por uma Instituição de Ensino Superior (IES), destacando-se as inúmeras vantagens estratégicas e operacionais oriundas do uso efetivo de um Sistema de Informação Gerencial (SIG) para a gestão estratégica e organizacional.

O segundo artigo tem como autores J. A. T. Lopes, G. Fenner e A. S. Lima. Objetivou abordar os aspectos associados ao sucesso de um projeto, desde sua concepção, feita após a decisão dos envolvidos na fase do planejamento estratégico, até seu encerramento, quando as partes interessadas finalizam o projeto. Foram apresentados os fatores que envolvem as partes interessadas em projeto e seu impacto no sucesso dos mesmos. Identificou-se que a participação de todos é fundamental para se obter eficiência e atender as necessidades dos clientes, gastando menos e entregando os resultados no menor tempo possível.

O terceiro artigo, de A. L. Monteiro e A. R. L. Costa, abordou o papel do pedagogo dentro do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), mostrando suas funções e objetivos junto com a equipe, até suas contribuições para o resgate social dos usuários do programa em área de vulnerabilidade. O trabalho buscou trazer à tona uma reflexão acerca da atuação deste profissional na educação, reforçando que a educação formal não é o único espaço para o exercício de suas capacidades.

No quarto produto intelectual, W. B. Andriola e A. C. Araújo abordaram a importância do Plano Nacional de Educação (PNE) como valioso guia para ações executivas com vistas à consecução de metas e da qualidade educacional vislumbrada pelo país. Nesse âmbito, destacaram-se as ações voltadas à avaliação da aprendizagem do alunado e ao uso efetivo dos resultados, com a perspectiva de promover o feedback para as comunidades e famílias, para a escola, para os gestores, para os próprios alunos e professores. Destacaram-se, por fim, as características mais relevantes de Escolas Eficazes, ideal a ser perseguido incansavelmente pelos Gestores Educacionais com base nos princípios do PNE.

No quinto artigo, M. V. V. Silva, G. Fenner e A. S. Lima dissecaram a importância do gerenciamento de projetos aplicado à mão de obra da construção civil, observando a relação entre a forma de gestão da empresa, comparando-se o previsto e realizado. Foi feita a Análise do Valor Agregado da mão de obra de uma construtora do estado do Ceará, voltada para construções verticais e residenciais, possibilitando obter diversos resultados, conforme a referida técnica analítica.

Para finalizar, cabe acentuar uma frase esplêndida, proferida pelo gênio grego, Platão: “tente mover o mundo, porém comece movendo a si próprio”.

Os cinco artigos supra-referidos nos brindam relevantes informações em diversas áreas da Educação. Convidamos os interessados, sejam leigos, alunos, professores, pesquisadores ou experts, a desfrutarem do Volume 4 da Revista Eletrônica Acta Sapientia. Desejamos-lhes agradável leitura.

Fortaleza, 11/05/2017

Prof. Wagner Bandeira Andriola, PhD
Editor-Chefe

Profa. Adriana Castro Araújo, Dra.
Prof. Albano Oliveira Nunes, Dr.
Editores Associados

Publicado: 11/05/2017