Vol. 10 No 1 (2023): Edição 2023

					Afficher Vol. 10 No 1 (2023): Edição 2023

Prezados Leitores:

Extasiados pelos nobres sentimentos de alegria e satisfação, os Editores da Revista Eletrônica Acta Sapientia anunciam os artigos componentes do volume 10 de 2023, com uma inovação: a partir de agora, o referido periódico possui FLUXO CONTÍNUO para as publicações. Isso significa que na medida em que foram sendo recebidas, analisadas e aprovadas propostas de artigos, estas serão tornadas públicas.

GalileuPor ocasião dessa efeméride, a capa do Volume 10 de 2023 rende tributos ao gigante italiano que exerceu as funções de cientista, físico, astrônomo, escritor, filósofo e professor: Galileu Galilei Linceo ou somente Galileu Galilei, considerado o Pai da Ciência Moderna.

Nascido em 15 de fevereiro de 1564, na cidade italiana de Pisa, Galileu Galilei foi primogênito do casal Vincenzo Galilei e Giulia Ammannati que, ademais, teve cinco outros filhos.  Aos 11 anos, foi estudar num mosteiro jesuíta situado em Vallombrosa, na região da Toscana. Aos 17 anos, o jovem Galileu Galileu informou à família que desejava ser jesuíta, porém, o pai não aprovou tal idéia, e o retirou do mosteiro. O gênio italiano teve três filhos com a veneziana Marina Gamba, com a qual nunca se casou. Suas duas filhas se tornaram freiras e o filho, músico.

Em 1609, aos 45 anos, Galileu Galilei tomou conhecimento de um instrumento criado pelo holandês Hans Lipperhey que o permitia observar objetos à longa distância. Galileu Galilei construiu sua própria luneta com potência três vezes superior ao invento do holandês, aperfeiçoando-a ao longo do tempo, conseguindo o prodígio de incrementar em 30 vezes o poder de observação do instrumento. O emprego sistemático do invento em observações astronômicas, possibilitou que, entre 7 e 15 de janeiro de 1610, Galileu Galilei descobrisse quatro luas de Júpiter, posteriormente chamadas “Galileanas”. Sua extraordinária façanha o permitiu inferir, de modo acertado, que nem todos os corpos giravam ao redor da Terra, enfraquecendo a Teoria Geocêntrica.

Suas descobertas foram publicadas em 1610, na obra Siderius Nuncius, que recebeu apoio imediato de outro gigante da época: o alemão Johannes Kepler.  Pouco tempo depois, Galileu Galilei obteve indícios de que Vênus orbitava o Sol, e não a Terra. O gigante italiano reunia, assim, dados suficientes para invalidar a Teoria Geocêntrica, embora a Inquisição não apoiasse tais encaminhamentos científicos. Após análise de seu livro sobre as manchas solares (que lhe rendeu um embate com o jesuíta Christoph Scheiner), o cardeal Roberto Francesco Bellarmino leu a sentença do Santo Ofício em fevereiro de 1616, na qual proibiu o italiano de difundir a Teoria Heliocêntrica (visão proposta inicialmente pelo filósofo Aristarco de Samos - 310 a 230 a.C. - e por Hipátia de Alexandria - 360 a 415 d. C.).

No entanto, Em 1623, o cardeal Maffeo Barberini foi eleito Papa, assumindo o apodo de Urbano VIII. Amigo de Galileu Galilei, o novo Papa o liberou no ano seguinte a escrever acerca da Teoria Heliocêntrica, desde que fosse tratada como hipótese matemática. Em 1630, Galileu Galilei publicou novo livro reafirmando o Heliocentrismo. Porém, cedendo às pressões, o Papa Urbano VIII enviou o caso à Inquisição e em 22 de junho de 1633, Galileu Galilei foi condenado à prisão em sua residência, em Arcetri (Florença), por heresia. Lá o gênio italiano permaneceu até sua morte, em 8 de janeiro de 1642. Tão somente em 31 de outubro de 1992 (359 anos após a condenação), o Papa João Paulo II reconheceu o equívoco cometido em decorrência da punição dada a Galileu Galilei.

Há uma frase atribuída a Galileu Galilei, que expressa o valor da Matemática para as Ciências: Matemática é a linguagem usada por Deus para criar o Universo.

Como referido, a partir deste volume, a Revista Eletrônica Acta Sapientia adota a sistemática de Fluxo Contínuo. Assim sendo, na medida em que os artigos submetidos forem analisados e aprovados, os textos de apresentação serão atualizados. Convidamos aos interessados nas temáticas abordadas a desfrutarem da leitura dos respectivos artigos.

Fortaleza, 25/02/2023

Prof. Wagner Bandeira Andriola, PhD
Editor-Chefe

Profa. Adriana Castro Araújo, Dra.
Prof. Albano Oliveira Nunes, Dr.
Editores Associados

 

Publiée: 2023-02-25