GESTÃO DE CUSTOS COMO FERRAMENTA PARA A CONTROLADORIA: ESTUDO EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (IES)
Palavras-chave:
Ensino Superior, Controladoria, Método ABC, Gestão UniversitáriaResumo
O presente trabalho teve como objetivo propor um método de custeio baseado em atividade (ABC) para uma Central de Material Esterilizado (CME) no curso de Odontologia de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Tratou-se de pesquisa descritiva com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, na qual foram identificadas e descritas atividades realizadas na CME, lócus da pesquisa. Em seguida, foram modelados os processos de acordo com as atividades realizadas na CME e determinados os direcionadores de custos específicos para este setor. A partir dos resultados, concluiu-se que o sistema ABC apresenta-se como modelo viável para a gestão de custos em uma CME de uma IES pública, convertendo-se, desse modo, em relevante ferramenta para a controladoria.
Abstract
The objective of this study was to propose an activity-based costing (ABC) method for a Central Sterilized Material Center (CME) of a dentistry course of a public Higher Education Institution (HEI) based on bibliographic research that deals with the application in CMEs of the health area and to identify the dictionary of CME activities for the application of the ABC method in this sector. This is a descriptive research with a qualitative approach of the case study type. The results of this study identified and described the activities performed in the CME, the locus of the research. Then, the processes were modeled according to the activities performed in the CME and the specific cost drivers for this sector were determined. Based on the results, it was concluded that the ABC system presents itself as a viable model for cost management in a CME of a public HEI, thus contributing as a tool for controllership.
Resumen
Este estudio tuvo como objetivo proponer un método de costeo basado en actividades (ABC) para un Centro de Material Esterilizado (CME) en el curso de Odontología de una Institución de Educación Superior (IES). Se trató de una investigación descriptiva con abordaje cualitativo del tipo estudio de caso, en la cual se identificaron y describieron actividades realizadas en el CME, locus de la investigación. Luego, se modelaron los procesos de acuerdo a las actividades que se realizan en el CME y se determinaron los drivers de costos específicos para este sector. A partir de los resultados, se concluyó que el sistema ABC se presenta como un modelo viable para la gestión de costos en un CME de una IES pública, convirtiéndose así en una herramienta relevante para la controladoría.