v. 1 n. 1 (2014): Edição 2014

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Prezados Leitores:

Fiat Lux: surge a Revista Eletrônica Acta Sapientia. Imanados de satisfação e alegria, os Editores da Revista Eletrônica Acta Sapientia apresentam os artigos componentes do volume inaugural.

A capa dessa primeira edição homenageia o gênio francês, Auguste Rodin, através da sua escultura O Pensador (Le penseur), que compõe uma obra maior, inspirada no poema A Divina Comédia (La Divina Commedia), de outro gigante da literatura mundial, o italiano Dante Alighieri.

A figura do Pensador nos remete à idéia de alguém que está a refletir, a meditar acerca de algo. Paradoxalmente, a figura máscula remete à ação eminente, à força contida naquele indivíduo, que pode ser exteriorizada de súbito. Para alguns teóricos, o Pensador pode estar a representar o criador refletindo acerca da sua criação.

A partir desta ótica, a Revista Eletrônica Acta Sapientia põe em relevo algumas produções intelectuais oriundas da formação de recursos humanos em nível de pós-graduação (stricto sensu). Nesse diapasão, ressalte-se, por oportuno, a conveniência em evidenciar a aderência das formações que estão sendo executadas no interior do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGEB), com a missão institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC), qual seja:

Formar profissionais da mais alta qualificação, gerar e difundir conhecimentos, preservar e divulgar valores éticos, científicos, artísticos e culturais, constituindo-se em instituição estratégica para o desenvolvimento do Ceará, do Nordeste e do Brasil.

De modo proposital, foram sublinhadas passagens da missão institucional referentes à formação de excelência, à geração e difusão de conhecimento oriundo do ensino, da pesquisa e da extensão. Observa-se que a formação brindada pelo Mestrado POLEDUC e pelo PPGEB aos seus alunos, sobretudo aqueles que possuem vínculo empregatício formal com a UFC, permite, sem quaisquer dúvidas, honrar parte substantiva da missão acima referida.

As produções científicas componentes da Revista Eletrônica Acta Sapientia, por outro lado, contribuem com a difusão do conhecimento oriundo do ensino e da pesquisa, no âmbito da pós-graduação (stricto sensu). Assim, destaque-se, inicialmente, a produção de A. C. G. Sousa e W. B. Andriola, que realçou a relevância do tema avaliação para a educação superior, com o fito de investigar a influência do feedback individualizado, concedido aos professores, para a melhoria da prática docente, e caracterizar o vínculo entre as decisões institucionais e a sistemática de avaliação vivenciada pelos componentes da organização educacional. 

O segundo artigo, de autoria de A. R. X. Casseb e M. V. Rodrigues, objetivou aplicar as ferramentas de gestão estratégica de custos, Margem de Contribuição e Ponto de Equilíbrio, em uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada, em virtude da atual concorrência educacional, que induziu a necessidade do planejamento estratégico dessas instituições, a partir do conhecimento dos custos.

A terceira produção intelectual foi confeccionada por T. N. Barbosa e A. S. Lima com o objetivo de realizar a avaliação de usabilidade de um portal de comércio eletrônico consagrado no mercado, com base na associação da avaliação heurística e testes de laboratório, pois em decorrência da dinamicidade do ambiente web, as organizações públicas e privadas que atuam na internet necessitam continuamente manter seus sistemas agradáveis do ponto de vista do usuário, e fáceis de serem usados.

O quarto artigo oriundo do trabalho conjunto de F. J. Soares e M.V. Rodrigues propôs-se a avaliar os resultados alcançados pelo Mestrado POLEDUC em termos de indicativos de impactos sobre a vida profissional dos egressos, bem como do uso dos conhecimentos aderentes à temática da gestão universitária.

Finalmente, a quinta produção intelectual, de autoria de F. N. M. Ribeiro e W. B. Andriola objetivou verificar a eficácia da formação universitária através da análise da inserção laboral dos egressos de um curso de graduação. Os resultados revelaram que houve uma inserção laboral dos egressos após a conclusão do curso e que os egressos demonstram opiniões favoráveis à qualidade do curso e da formação.

Os estudos científicos acima referidos trazem à baila relevante produção intelectual em campos estratégicos para o desenvolvimento de diversas áreas, com aderência visível à Educação, proporcionando, assim, o surgimento da Revista Eletrônica Acta Sapientia. Convidamos os interessados nessas áreas de conhecimento, sejam leigos, alunos, pesquisadores ou experts, a desfrutarem da Revista Eletrônica Acta Sapientia. Desejamos-lhes agradável leitura.

Fortaleza, 04/04/2014

Prof. Wagner Bandeira Andriola, PhD
Editor-Chefe

Publicado: 04/04/2014