Vol. 9 Núm. 1 (2022): Edição 2022

					Ver Vol. 9 Núm. 1 (2022): Edição 2022

Prezados Leitores:

Impregnados dos nobres sentimentos de alegria e satisfação, os Editores da Revista Eletrônica Acta Sapientia anunciam os artigos componentes do volume 9 de 2022.

A capa desse volume homenageia o filósofo oriental Lao-Tsé (jovem sábio), também conhecido como Lao-Tsu, Lao-Tzu ou Lao Zi, nasceu provavelmente em Chu (atual Luyi), na província de Hunan, na China, no ano 604 a. C., numa época em que a China era governada pela dinastia "Zhu" (1045-256 a. C.). Lao-Tsé pregava os ensinamentos para a obtenção de uma vida simples, de paz absoluta, através da completa submissão humana à natureza, acentuando a busca pelos valores da simplicidade, pureza, calma e unidade.

Lao-Tsé trabalhou muitos anos nos arquivos imperiais de Loyang, capital do estado de Chu, como zelador dos documentos oficiais da dinastia adquirindo conhecimento profundo dos ritos. Nessa função, Lao-Tsé acumulou sabedoria pessoal que o levou a criar uma doutrina segundo a qual o “Tao” (o caminho) é o princípio material e espiritual, criador e ordenador do mundo, origem e fim de todas as entidades: é a unidade imutável subjacente à pluralidade dos fenômenos, é a síntese dos opostos, do Yin e do Yang.

Ao completar 40 anos, Lao-Tsé decidiu abandonar o cargo na biblioteca real, iniciando uma grande viagem para as Terras do Oeste, com o objetivo de converter os povos bárbaros. Em 550 a. C., quando se preparava para atravessar a fronteira, foi reconhecido pelo Guardião, que sabendo da sua sabedoria o reverenciou conforme a tradição chinesa, pedindo-lhe para tornar-se seu discípulo. O Guardião solicitou-lhe que antes de sair da China ele deixasse, por escrito, um registro de seus ensinamentos. Após três dias, Lao-Tsé entregou-lhe a síntese de suas idéias em 81 versos e abandonou a China, montado num Búfalo. Posteriormente, os ensinamentos de Lao-Tsé viriam a formar o livro “Tao-Te-Ching” ou “Livro do Caminho e da Virtude”, “Razão Suprema”, ou "Livro de Lao-Tsé". Sob esse diapasão, toda ação voluntária do homem perturba a ordem natural do universo

Dentre os textos trazidos a lume, oriundos da ação humana, sob as regras científicas, destaca-se, inicialmente, a produção de M. M. Nascimento e J. M. Albuquerque que analisaram a viabilidade do teletrabalho na perspectiva dos servidores da Editora da Imprensa Universitária da Universidade Federal do ceará (UFC), contribuindo com a discussão em torno de aspectos organizacionais, tais como: flexibilidade de horários de trabalho, incremento da produtividade organizacional, aumento da qualidade do convívio familiar, melhoria do meio ambiente e possibilidades de crescimento pessoal.

No segundo artigo, S. M. Muniz, W. B. Andriola, R. C. Muniz e S. A. Edalatpanah executaram pesquisa ex-ante e ex-post-facto que objetivou identificar os impactos da Pandemia da Covid-19 nos cursos de Mestrado da Universidade Federal do Ceará (UFC) usando-se a metodologia denominada Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis – DEA). Constatou-se que a pandemia da Covid-19 impactou o desempenho dos cursos de mestrado, porém, evidenciou-se que não houve uma queda expressiva quanto à eficiência relativa desses, levando-se em consideração tratar-se de um período de Pandemia em que foram ressignificadas as metodologias de ensino e de aprendizagem impostas pela mesma.

No terceiro texto, R. F. Muniz, W. B. Andriola e S. M. Muniz analisaram os impactos iniciais da Pandemia da Covid-19 sobre o desempenho de Instituições de Ensino Superior (IES) atinentes aos cursos de pós-graduação (stricto sensu) no âmbito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa apoiada na revisão bibliográfica e na análise documental, dialogando com dados colhidos nos Anuários Estatísticos da UFC, compreendendo o período de 2018 e 2019 (período pré-pandêmico) e 2020 e 2021 (período pandêmico). Concluiu-se que a Pandemia da Covid-19 comprometeu significativamente os índices de desempenho da UFC, sobretudo nos cursos stricto sensu.

No quarto artigo, S. M. Muniz, R. F. Muniz e M. L. Muniz descortinaram o processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual no sistema educacional brasileiro, recorrendo-se à análise documental e bibliográfica. Os resultados evidenciaram que a Educação Inclusiva é uma realidade que se encontra em curso, e que proporciona o acolhimento e o atendimento desses alunos em situações diferenciadas de aprendizagem, representando uma conquista para os mesmos e um ganho inegável para a sociedade.

No quinto artigo, E. V. B. Duarte, J. W. C. Alexandre e W. B. Andriola avaliaram a eficácia do Programa de Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) quanto à consecução dos seus objetivos. Os resultados evidenciaram a influência do Programa BIA nos índices de permanência, desempenho acadêmico e conclusão do curso pelos alunos beneficiados, apontando que o referido programa cumpre os objetivos a que se propõe, contribuindo de forma direta para a redução da evasão discente, para o fortalecimento do desempenho acadêmico e para o êxito estudantil dos bolsistas, ratificando, portanto, a importância da continuidade dos investimentos de assistência ao estudante universitário, viabilizados pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

Por fim, relembremos sábia frase de Lao-Tsé, expressa nos seus escritos: "Conhecer os outros é inteligência, conhecer-se a si próprio é verdadeira sabedoria. Controlar os outros é força, controlar-se a si próprio é verdadeiro poder".

Convidamos aos interessados a conhecer o relevante acervo intelectual da Revista Eletrônica Acta Sapientia, que em seu volume 9 de 2022, abordou temáticas tais como os impactos da pandemia da Covid-19  no Ensino Superior, a eficácia de Programas de Bolsas Acadêmicas, o Teletrabalho e a inclusão de alunos com deficiências em espaços escolares. Convidamos a todos os interessados nessas temáticas a desfrutarem da leitura dos respectivos artigos.

Fortaleza, 24/10/2022

Prof. Wagner Bandeira Andriola, PhD
Editor-Chefe

Profa. Adriana Castro Araújo, Dra.
Prof. Albano Oliveira Nunes, Dr.
Editores Associados

Publicado: 2022-10-24