INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO REGULAR BRASILEIRO: VISÃO RETROSPECTIVA
Palavras-chave:
Deficiência Intelectual, Sistema educacional brasileiro, Educação InclusivaResumo
Trata-se de recorte da dissertação de mestrado que versou sobre a inclusão de alunos com Deficiência Intelectual (DI) no Ensino Regular. Objetivou-se demonstrar como ocorreu o processo de inclusão desses alunos no sistema educacional brasileiro, com o acesso à educação formal e ao ensino de forma sistematizada em instituições escolares. Para tanto, recorreu-se à análise documental e bibliográfica. Pesquisa de natureza qualitativa, evidenciou que a Educação Inclusiva é uma realidade que se encontra em curso, e chegou para acolher e atender aos alunos em situações diferenciadas de aprendizagem, representando uma conquista para os mesmos e um ganho inegável para a sociedade, ao passo que também representa um desafio de dimensões e proporções significativas para os professores, dadas as limitações de sua formação acadêmica, bem como as exigências que a inclusão requer, como um sensível acompanhamento, com uma pedagogia diferenciada que poderá contemplar as peculiaridades desse alunado, pois, cada sujeito é único, com necessidades e potencialidades próprias que devem ser considerados em seu processo de aprendizagem.
AbstractThis is an excerpt from the master's thesis that dealt with the inclusion of students with Intellectual Disability (ID) in Regular Education. The objective was to demonstrate how the process of inclusion of these students in the Brazilian educational system occurred, with access to formal education and teaching in a systematic way in school institutions. For that, we resorted to documental and bibliographical analysis. Research of a qualitative nature, showed that Inclusive Education is an ongoing reality, and arrived to welcome and assist students in different learning situations, representing an achievement for them and an undeniable gain for society, while it also represents a challenge of significant dimensions and proportions for teachers, given the limitations of their academic training, as well as the demands that inclusion requires, such as sensitive monitoring, with a differentiated pedagogy that can contemplate the peculiarities of this student body, because each subject is unique, with needs and potentialities that must be considered in their learning process.
ResumenEste es un extracto de la tesis de maestría que trató sobre la inclusión de estudiantes con Discapacidad Intelectual (DI) en la Educación Regular. El objetivo fue demostrar cómo ocurrió el proceso de inclusión de estos estudiantes en el sistema educativo brasileño, con acceso a la educación formal y la enseñanza de forma sistemática en las instituciones escolares. Para ello recurrimos al análisis documental y bibliográfico. La investigación, de carácter cualitativo, mostró que la Educación Inclusiva es una realidad en curso, y llegó para acoger y asistir a los estudiantes en diferentes situaciones de aprendizaje, representando un logro para ellos y una ganancia innegable para la sociedad, a la vez que representa un desafío de dimensiones y proporciones significativas. para los docentes, dadas las limitaciones de su formación académica, así como las exigencias que requiere la inclusión, como un seguimiento sensible, con una pedagogía diferenciada que pueda contemplar las peculiaridades de este estudiantado, porque cada asignatura es única, con necesidades y potencialidades que deben ser considerados en su proceso de aprendizaje.