Avaliação de Políticas Públicas: o caso do Programa de Bolsas de Iniciação Acadêmica (BIA) da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Autores

Palavras-chave:

Educação Superior, Políticas Públicas, Assistência Estudantil, Avaliação Educacional

Resumo

Considerando-se a importância da avaliação das políticas públicas e a necessidade de averiguar a eficiência da aplicação dos recursos públicos, objetivou-se avaliar a eficácia do Programa de Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) quanto à consecução dos seus objetivos. Para tal, aplicou-se questionário estruturado aos estudantes beneficiados e usou-se dados secundários do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Os resultados evidenciaram a influência do Programa BIA nos índices de permanência, desempenho acadêmico e conclusão do curso pelos alunos beneficiados. Conclui-se que o Programa BIA cumpre os objetivos a que se propõe, contribuindo de forma direta para a redução da evasão discente, para o fortalecimento do desempenho acadêmico e para o êxito estudantil dos bolsistas. Tal constatação ratifica a importância da continuidade dos investimentos de assistência ao estudante universitário, viabilizados pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

 

Considering the importance of evaluating public policies and the need to verify the efficiency of the application of public resources, the objective was to evaluate the effectiveness of the Academic Initiation Scholarship Program (BIA) of the Federal University of Ceará (UFC) in terms of achieving of your goals. For this purpose, a structured questionnaire was applied to the benefited students, using secondary data from the Integrated Academic Activities Management System (SIGAA). The results showed the influence of the BIA Program on the permanence rates, academic performance and completion of the course by the benefited students. It is concluded that the BIA Program fulfills the objectives it proposes, contributing directly to the reduction of student dropout, to the strengthening of academic performance and to the student success of the scholarship holders. This finding confirms the importance of continuing investments in assistance to university students, made possible by the National Student Assistance Program (PNAES).

 

Considerando la importancia de evaluar las políticas públicas y la necesidad de verificar la eficiencia de la aplicación de los recursos públicos, el objetivo fue evaluar la efectividad del Programa de Becas de Iniciación Académica (BIA) de la Universidad Federal de Ceará (UFC) en términos de lograr de tus metas Para ello, se aplicó un cuestionario estructurado a los estudiantes beneficiados, utilizando datos secundarios del Sistema Integrado de Gestión de Actividades Académicas (SIGAA). Los resultados mostraron la influencia del Programa BIA en los índices de permanencia, rendimiento académico y finalización del curso de los estudiantes beneficiados. Se concluye que el Programa BIA cumple con los objetivos que se propone, contribuyendo directamente a la reducción de la deserción estudiantil, al fortalecimiento del rendimiento académico y al éxito estudiantil de los becarios. Este hallazgo confirma la importancia de continuar las inversiones en atención a estudiantes universitarios, que son viabilizadas por el Programa Nacional de Atención al Estudiante (PNAES).

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Publicado

24/10/2022

Como Citar

Viana Bezerra Duarte, E., Welliandre Carneiro Alexandre, J., & Bandeira Andriola, W. (2022). Avaliação de Políticas Públicas: o caso do Programa de Bolsas de Iniciação Acadêmica (BIA) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA, 9(1). Recuperado de https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/51

Edição

Seção

Artigos