FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AGENDA NEOLIBERAL: EDUCAÇÃODE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM QUESTÃO
Palavras-chave:
Educação Superior, Educação de Jovens e Adultos (EJA), NeoliberalismoResumo
O artigo aborda a formação de professores em um contexto de contradições decorrentes do estabelecimento de uma agenda neoliberal para a educação brasileira, apresentando o cenário em que se situa a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo é analisar o modo como a formação de professores da EJA vem sendo tratada mediante agenda neoliberal implementada na educação brasileira, identificando as contradições entre as demandas dessa agenda centrada na reprodução do capital na escala global e as especificidades da prática pedagógica na modalidade da EJA. Trata-se de estudo bibliográfico, com abordagem qualitativa, fundamentado na perspectiva do materialismo histórico-dialético. A base teórica se apoiou em autores que subsidiaram as discussões no componente curricular Educação, Desenvolvimento e Modernidade, do Programa de Pós-Graduação em Intervenção Educativa e Social (PPGIES) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com a problematização das relações sociais engendradas no modo de produção capitalista e os seus efeitos danosos aos trabalhadores, à educação e à formação de professores. Os resultados apontam os desafios a serem enfrentados na formação de professores da EJA, mediante os efeitos do projeto de educação neoliberal na definição do perfil de trabalhadores adaptados ao mercado, sinalizando possibilidades superadoras nas trincheiras de um projeto crítico e emancipador.
Abstract
This article addresses teacher training in a context of contradictions arising from the establishment of a neoliberal agenda for Brazilian education, presenting the current context for Youth and Adult Education (EJA). The objective is to analyze how EJA teacher training has been addressed within the neoliberal agenda implemented in Brazilian education, identifying the contradictions between the demands of this agenda, centered on the reproduction of capital on a global scale, and the specificities of pedagogical practice within EJA. This is a bibliographic study with a qualitative approach, grounded in the perspective of historical-dialectical materialism. The theoretical framework was based on authors who supported discussions in the "Education, Development, and Modernity" curriculum component of the Graduate Program in Educational and Social Intervention (PPGIES) at the State University of Bahia (UNEB). The study problematized the social relations engendered by the capitalist mode of production and their harmful effects on workers, education, and teacher training. The results highlight the challenges facing the training of EJA teachers, given the effects of the neoliberal education project on defining the profile of market-adapted workers, signaling opportunities for overcoming challenges in the trenches of a critical and emancipatory project.
Resumen
Este artículo aborda la formación docente en un contexto de contradicciones derivadas del establecimiento de una agenda neoliberal para la educación brasileña, presentando el contexto actual de la Educación de Personas Jóvenes y Adultas (EJA). El objetivo es analizar cómo se ha abordado la formación docente en EJA dentro de la agenda neoliberal implementada en la educación brasileña, identificando las contradicciones entre las demandas de esta agenda, centradas en la reproducción del capital a escala global, y las especificidades de la práctica pedagógica en la EJA. Se trata de un estudio bibliográfico con un enfoque cualitativo, basado en la perspectiva del materialismo histórico-dialéctico. El marco teórico se basó en autores que apoyaron las discusiones en el componente curricular "Educación, Desarrollo y Modernidad" del Programa de Posgrado en Intervención Educativa y Social (PPGIES) de la Universidad Estatal de Bahía (UNEB). El estudio problematizó las relaciones sociales generadas por el modo de producción capitalista y sus efectos nocivos sobre los trabajadores, la educación y la formación docente. Los resultados destacan los desafíos que enfrenta la formación del profesorado de EJA, dados los efectos del proyecto educativo neoliberal en la definición del perfil de los trabajadores adaptados al mercado, señalando oportunidades para superar los desafíos en las trincheras de un proyecto crítico y emancipador.