POLÍTICAS EDUCACIONAIS E OBJETOS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA: APROXIMAÇÃO CONCEITUAL E TEÓRICA

Autores

Palavras-chave:

Ensino Superior, Políticas Educacionais, Formação Docente, Currículo

Resumo

As políticas educacionais se inserem como campo de estudo no cenário acadêmico e se entrecruzam com aspectos vinculados a conceitos e modelos de desenvolvimento e modernidade. O artigo objetivou a) articular teoricamente os conceitos de desenvolvimento, modernidade e políticas educacionais, b) apresentar elementos inicias acerca da revisão bibliográfica de políticas educacionais investigadas por mestrandas do PPGIES, voltadas à formação de professores, currículo, juventude universitária. Empregou-se aporte teórico de Ball e Mainardes (2024), Saviani (2013), Santos (2020), Barreto (2013), Doutor (2013) e abordagem bibliográfica através de leitura e análise de textos. Os resultados evidenciaram que os conceitos de desenvolvimento, modernidade e políticas públicas, quando articulados, encontram um espaço privilegiado para compreensão dos fenômenos educativos e de objetos como a formação docente, o currículo e a juventude universitária. As políticas educacionais podem contribuir para construção de uma prática pedagógica mais crítica, criativa e comprometida com a transformação da realidade educacional.

Abstract

Educational policies are a field of study in the academic landscape and intersect with aspects linked to concepts and models of development and modernity. This article aimed to a) theoretically articulate the concepts of development, modernity, and educational policies; b) present initial elements of a literature review of educational policies investigated by PPGIES master's students, focusing on teacher training, curriculum, and university youth. The theoretical framework used was that of Ball and Mainardes (2024), Saviani (2013), Santos (2020), Barreto (2013), Doutor (2013), and a bibliographical approach through text reading and analysis. The results demonstrated that the concepts of development, modernity, and public policies, when articulated, find a privileged space for understanding educational phenomena and objects such as teacher training, curriculum, and university youth. Educational policies can contribute to the development of a more critical, creative pedagogical practice committed to transforming the educational reality.

Resumen

Las políticas educativas son un campo de estudio en el panorama académico y se intersectan con aspectos vinculados a conceptos y modelos de desarrollo y modernidad. Este artículo tuvo como objetivo a) articular teóricamente los conceptos de desarrollo, modernidad y políticas educativas; b) presentar los elementos iniciales de una revisión bibliográfica sobre políticas educativas investigadas por estudiantes de maestría del PPGIES, con enfoque en la formación docente, el currículo y la juventud universitaria. El marco teórico utilizado fue el de Ball y Mainardes (2024), Saviani (2013), Santos (2020), Barreto (2013), Doutor (2013), y un enfoque bibliográfico mediante la lectura y el análisis de textos. Los resultados demostraron que los conceptos de desarrollo, modernidad y políticas públicas, al articularse, encuentran un espacio privilegiado para la comprensión de fenómenos y objetos educativos como la formación docente, el currículo y la juventud universitaria. Las políticas educativas pueden contribuir al desarrollo de una práctica pedagógica más crítica y creativa, comprometida con la transformación de la realidad educativa.

Downloads

Publicado

12/10/2025

Como Citar

Queiroz Matos, M. G., de Queiroz Matos, C., Barros Daltro de Castro, S., & Santiago Silva, E. (2025). POLÍTICAS EDUCACIONAIS E OBJETOS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA: APROXIMAÇÃO CONCEITUAL E TEÓRICA. Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA, 13(1). Recuperado de https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/74