QUADRO DE REFERÊNCIA PARA PRIORIZAÇÃO DE RISCOS: UMA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO PARTICIPATIVA

Autores

  • Lívia Rodrigues Barreto Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
  • José Eric da Silva Queiroz Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
  • Rosany Rossi Pereira Gomes Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
  • Gessica Rafaelly Dantas da Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
  • Gustavo Coringa de Lemos Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
  • Breno Barros Telles do Carmo Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Palavras-chave:

Abordagem participativa, Gestão de riscos, MCDA, priorização de riscos, PROMSORT

Resumo

Diversas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) têm incluído em seu planejamento estratégico o gerenciamento de riscos por meio do desenvolvimento de manuais, políticas e planos de gestão de risco. Contudo, um fator de complexidade é a inexistência de um procedimento baseado nos métodos multicritério para dar suporte a este processo. Assim, esta pesquisa propõe um framework participativo baseado na abordagem multicritério para subsidiar o processo de priorização de riscos. A metodologia proposta está dividida em três fases: (i) estruturação do problema, (II) coleta de dados por meio da elicitação das preferências e performances e (III) categorização dos riscos em classes estabelecidas por meio do PROMSORT. A metodologia foi validada na divisão orçamentária de uma IFES, podendo ser reproduzida em qualquer instituição de natureza pública ou privada para a classificação dos seus riscos e, consequente, desenvolvimento da governança e transparência para a instituição.

Abstract

Several Brazilian public Higher Education Institutions included risk management policies in their strategic planning through manuals and risk management plans. However, the lack of multicriteria-based procedure to support this process make this task complex. This research proposes a participatory framework based on multicriteria approach to support risk prioritization process. The methodology is performed through three phases: (i) problem statement, (II) data collection through preference elicitation and (III) risk categorization through PROMSORT method. The methodology has been validated into a University budget division and can be applied into any public or private institution to classify its risks and, consequently, promotes governance and transparency for the institution.

Resumen

Varias instituciones federales de educación superior brasileñas han incluido la gestión de riesgos en su planificación estratégica mediante el desarrollo de manuales, políticas y planes de gestión de riesgos. Un factor de complejidad es la falta de un procedimiento basado en múltiples criterios para respaldar este proceso. Esta investigación propone un modelo participativo basado en el enfoque en múltiples criterios para apoyar el proceso de priorización de riesgos. La metodología propuesta se divide en tres fases: (i) estructuración del problema, (II) recolección de datos y (III) categorización de los riesgos en clases establecidas utilizando el PROMSORT. La metodología ha sido validada y puede reproducirse en cualquier institución pública o privada para clasificar sus riesgos y, en consecuencia, desarrollar la gobernanza y la transparencia para la institución.

Downloads

Publicado

09/07/2020

Como Citar

Rodrigues Barreto, L., da Silva Queiroz, J. E., Rossi Pereira Gomes, R., Dantas da Silva, G. R., Coringa de Lemos, G., & Barros Telles do Carmo, B. (2020). QUADRO DE REFERÊNCIA PARA PRIORIZAÇÃO DE RISCOS: UMA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO PARTICIPATIVA. Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA, 7(1). Recuperado de https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/34

Edição

Seção

Artigos