MEMÓRIAS EDUCATIVAS DOS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO MUNICÍPIO DE ICAPUÍ: OS SABERES CONSTRUÍDOS

Autores

  • Francisco Genival Biserra Braga Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ)
  • Artemizia Ribeiro Lima Costa Secretaria de Educação de Aracati/CE-SEDUCA e Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ)
  • Albano Oliveira Nunes EEEP Elsa M. P.C. Lima/SEDUC-CE e Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ)

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Saberes Construídos, Egressos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo mostrar a relação dos alunos que já concluíram a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Icapuí - CE com as memórias adquiridas fazendo relação com a realidade atual em que se encontram, trazendo os saberes construídos durante o processo de aprendizagem e a contribuição desses estudos para a sociedade em que estão inseridos. Também foi utilizado no embasamento teórico alguns renomados autores e teóricos da área como Paulo Freire (2001, 2002), Luckesi (2002), Maria Helena Michel (2009), Álvaro Vieira Pinto (2000) entre outros que ajudaram a tornar a pesquisa consistente. Através de pesquisa de campo, questionários de cunho qualitativo que foram entregues a alunos da EJA que frequentaram escolas públicas de ensino fundamental e médio, entre os anos de 2012 a 2015, buscou-se verificar suas opiniões, seus pontos de vista sobre suas vivências e experiências nessa modalidade de ensino. Também os egressos da EJA mencionaram o envolvimento da Secretaria de Educação de Icapuí nessa busca por direitos dos jovens e adultos ao ensino gratuito para todos. A pesquisa busca saber as contribuições do aprendizado na vida e na sociedade dos egressos da EJA bem como sua identidade única como indivíduo.

Downloads

Publicado

02/05/2016

Como Citar

Biserra Braga, F. G., Ribeiro Lima Costa, A., & Oliveira Nunes, A. (2016). MEMÓRIAS EDUCATIVAS DOS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO MUNICÍPIO DE ICAPUÍ: OS SABERES CONSTRUÍDOS. Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA, 3(1). Recuperado de https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/14

Edição

Seção

Artigos