MEMÓRIAS EDUCATIVAS DOS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO MUNICÍPIO DE ICAPUÍ: OS SABERES CONSTRUÍDOS
Keywords:
Educação de Jovens e Adultos, Saberes Construídos, EgressosAbstract
O presente artigo tem como objetivo mostrar a relação dos alunos que já concluíram a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Icapuí - CE com as memórias adquiridas fazendo relação com a realidade atual em que se encontram, trazendo os saberes construídos durante o processo de aprendizagem e a contribuição desses estudos para a sociedade em que estão inseridos. Também foi utilizado no embasamento teórico alguns renomados autores e teóricos da área como Paulo Freire (2001, 2002), Luckesi (2002), Maria Helena Michel (2009), Álvaro Vieira Pinto (2000) entre outros que ajudaram a tornar a pesquisa consistente. Através de pesquisa de campo, questionários de cunho qualitativo que foram entregues a alunos da EJA que frequentaram escolas públicas de ensino fundamental e médio, entre os anos de 2012 a 2015, buscou-se verificar suas opiniões, seus pontos de vista sobre suas vivências e experiências nessa modalidade de ensino. Também os egressos da EJA mencionaram o envolvimento da Secretaria de Educação de Icapuí nessa busca por direitos dos jovens e adultos ao ensino gratuito para todos. A pesquisa busca saber as contribuições do aprendizado na vida e na sociedade dos egressos da EJA bem como sua identidade única como indivíduo.