GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS NO ENSINO REMOTO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ESTADO DO CEARÁ
Mots-clés :
Educação Profissional, Ensino Superior, Gêneros Textuais, Ensino RemotoRésumé
Aborda-se o uso de gêneros textuais digitais no ensino remoto emergencial durante o ano letivo de 2020 e seu impacto no processo de ensino-aprendizagem durante o contexto pandêmico na educação profissional técnica de nível médio. O lócus da pesquisa foi um dos campi do Instituto Federal do Ceará. Metodologicamente, foi feito um mapeamento dos gêneros textuais digitais que deram suporte ao ensino remoto, na perspectiva de docentes e discentes, os quais em seguida foram analisados a partir da conceituação de Marcuschi (2004) sobre gêneros textuais emergentes. Os resultados apontam que a maioria dos discentes e docentes considerou razoável quanto à utilidade e à eficácia destes gêneros textuais.
Abstract
The article is about the use of digital textual genres in emergency remote teaching during the 2020 academic year and its impact on the teaching-learning process during the pandemic context in secondary technical professional education. The locus of the research was one of the campus of the Instituto Federal do Ceará. Methodologically, a mapping of the digital textual genres that supported remote learning was carried out, from the perspective of teachers and students, which were then analyzed based on Marcuschi (2004) conceptualization of emerging textual genres. The results show that most students and teachers consider the usefulness and effectiveness of these textual genres reasonable.
Resumen
El artículo aborda el uso de géneros textuales digitales en la enseñanza remota de emergencia durante el año académico 2020 y su impacto en el proceso de enseñanza-aprendizaje durante el contexto de pandemia en la educación profesional técnica secundaria. El foco de la investigación fue uno de los campus del Instituto Federal de Ceará. Metodológicamente se realizó un mapeo de géneros textuales digitales que sustentaron la enseñanza remota, desde la perspectiva de docentes y estudiantes, los cuales luego fueron analizados a partir de la conceptualización de Marcuschi (2004) sobre géneros textuales emergentes. Los resultados indican que la mayoría de estudiantes y profesores consideraron razonable la utilidad y eficacia de estos géneros textuales.