INDÍCIOS DE INIQUIDADE EM TESTES DE RENDIMENTO EMPREGADOS EM AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS
Mots-clés :
Avaliação Educacional, Testes de Rendimento, Funcionamento Diferencial do Item (DIF), Equidade na AvaliaçãoRésumé
O texto aborda a temática da justiça e da equidade no seio de processos avaliativos, sobretudo quando se empregam provas de rendimento compostas por itens objetivos. A área da psicometria que trata do estudo sistemático do Funcionamento Diferencial do Item (DIF) desenvolveu inúmeros procedimentos estatísticos para o tratamento dessa fonte de viés que compromete a justiça de processos avaliativos. Atualmente, com o desenvolvimento de sistema de avaliação que usam testes de rendimento em larga escala, com o fito de obter indícios válidos sobre o desenvolvimento e a qualidade da aprendizagem dos alunos, este tema deve ser incorporado à pauta da avaliação educacional, porquanto sua presença gera distorções graves sobre as inferências estatísticas efetivadas a partir dos resultados obtidos que, por seu turno, baseiam-se no uso dos testes de rendimento.
Abstract
The text addresses the issue of justice and equity within assessment processes, especially when performance tests made up of objective items are used. The area of psychometrics that deals with the systematic study of Differential Item Functioning (DIF) has developed numerous statistical procedures for treating this source of bias that compromises the fairness of evaluative processes. Currently, with the development of assessment systems that use performance tests on a large scale, with the aim of obtaining valid evidence about the development and quality of student learning, this topic must be incorporated into the agenda of educational assessment, since its presence generates serious distortions on the statistical inferences made from the results obtained which, in turn, are based on the use of performance tests.
Resumen
El texto aborda el tema de la justicia y la equidad dentro de los procesos de evaluación, especialmente cuando se utilizan pruebas de desempeño compuestas por ítems objetivos. El área de la psicometría que se ocupa del estudio sistemático del Funcionamiento Diferencial de Ítems (DIF) ha desarrollado numerosos procedimientos estadísticos para tratar esta fuente de sesgo que compromete la equidad de los procesos evaluativos. Actualmente, con el desarrollo de sistemas de evaluación que utilizan pruebas de desempeño a gran escala, con el objetivo de obtener evidencias válidas sobre el desarrollo y calidad de los aprendizajes de los estudiantes, este tema debe incorporarse a la agenda de la evaluación educativa, ya que su presencia genera serias distorsiones en las inferencias estadísticas realizadas a partir de los resultados obtenidos que, a su vez, se basan en el uso de pruebas de rendimiento.