O ENSINO DA MATEMÁTICA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A VIDA: ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLA PÚBLICA
Mots-clés :
Matemática, Cotidiano, EnsinoRésumé
O presente artigo é uma proposta de trabalho de conclusão de curso (TCC), no curso de licenciatura em pedagogia. Para a pesquisa foi realizado um estudo de campo em uma escola do ensino fundamental, localizada no município de Beberibe/CE, mais especificamente em uma turma do 2º ano. O objetivo desta pesquisa foi analisar a importância do ensino da matemática e a relação da mesma com o cotidiano dos alunos. Para coleta de dados realizou-se uma entrevista com alguns alunos da turma e a professora que leciona esta disciplina. O trabalho fundamentou-se em pesquisadores que abordam sobre o tema, tendo como base maior os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) de matemática. Contudo pode-se perceber o real valor que deve ser dado a essa disciplina, já que esta proporciona o aluno a capacidade de raciocinar, refletir e pensar, além de contribuir para enfrentar os desafios que a vida traz, ajuda no ensino das demais disciplinas e na construção da cidadania.