AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS DO PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (PROUNI)

Auteurs

Mots-clés :

Ensino Superior, Políticas Públicas, Avaliação Educacional, Programa Universidade para Todos (PROUNI)

Résumé

O Programa Universidade para Todos (PROUNI) configura-se como importante Política Pública, de natureza afirmativa, voltada a facilitar o acesso ao Ensino Superior de camadas sociais com menores oportunidades educacionais, econômicas e culturais. Delineou-se uma pesquisa com o fito de se obter indícios acerca do grau de satisfação dos usuários do PROUNI e, assim, permitir que se emita um juízo de valor acerca do referido programa federal. Tal atividade se aproxima da ideia de avaliação do tipo ex post-facto, cuja função é prestar “esclarecimento” à sociedade acerca da sua relevância ou proporcionar social accountability. Para tal, desenvolveu-se estudo para comparar os usuários do PROUNI com os não usuários quanto à satisfação com a formação e à empregabilidade, através do emprego de dados primários decorrentes da aplicação de um Questionário Voltado aos Egressos (QVE) em uma amostra de 88 ex-alunos. Os resultados obtidos a partir da análise comparativa entre usuários do PROUNI e não usuários do PROUNI através do Teste Qui-Quadrado demonstraram que: (i) os usuários do PROUNI demonstraram estar satisfeitos com a formação recebida; (ii) os usuários do PROUNI demonstraram maior desejo de inserirem-se imediatamente no mercado de trabalho, de modo a gerar renda para as respectivas famílias através do desempenho de suas respectivas profissões, ao contrário dos não usuários do PROUNI, com diferença significativa entre os dois grupos tendo sido captada pelo Teste Qui-Quadrado (χ2 [1; 86] = 6,64; p < 0,05).

Téléchargements

Publiée

2019-07-01

Comment citer

Liberato Barrozo Filho, J., & Bandeira Andriola, W. (2019). AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS DO PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (PROUNI). Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA, 6(1). Consulté à l’adresse https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/28

Numéro

Rubrique

Artigos