POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: INTENCIONALIDADES E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO NEOLIBERAL
Palabras clave:
Ensino Superior, Educação Especial, Políticas Públicas de InclusãoResumen
A educação especial é um campo de estudos constituído e entremeado por discussões do reconhecimento da deficiência, e das concepções subjacentes, como centrais para a composição de diálogos no contexto acadêmico e sócio-educacional brasileiros. O presente texto origina-se da inserção das autoras no Programa de Pós-Graduação em Intervenção Educativa e Social (PPGIES) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus XI, Serrinha-BA, mais especificamente no Componente Curricular Educação, Desenvolvimento e Modernidade e de suas contribuições à análise de diferentes objetos de estudo. Objetivou-se discutir produções teóricas acerca de políticas públicas de educação especial na perspectiva inclusiva, à luz do neoliberalismo e suas interferências em contextos de investigação educacionais. Para tanto, com base em metodologia bibliográfica, parte de um levantamento na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) para embasar as discussões atreladas aos objetos de pesquisa das autoras e sua inserção no contexto de análise de interferência neoliberal. Foi possível identificar relevantes contribuições, especialmente se consideradas as condições para a inclusão de estudantes com deficiência no cenário educacional brasileiro. São evidentes as possibilidades de ampliação do estudo, bem como sua inserção no campo teórico e metodológico da educação especial.
Abstract
Special education is a field of study constituted and intertwined with discussions on the recognition of disability and its underlying concepts, as central to the development of dialogues within the Brazilian academic and socio-educational context. This text originates from the authors' participation in the Graduate Program in Educational and Social Intervention (PPGIES) at the State University of Bahia (Uneb), Campus XI, Serrinha, Bahia, specifically in the Curricular Component "Education, Development, and Modernity," and from their contributions to the analysis of different areas of study. The aim is to discuss theoretical productions on public policies for special education from an inclusive perspective, in light of neoliberalism and its interference in educational research contexts. To this end, based on bibliographic methodology, it begins with a survey of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) to support discussions related to the authors' research areas and their insertion into the context of analyzing neoliberal interference. It was possible to identify relevant contributions, especially if we consider the conditions for the inclusion of students with disabilities in the Brazilian educational scenario. The possibilities for expanding this study and integrating it into the theoretical and methodological field of special education are evident.
Resumen
La educación especial es un campo de estudio constituido y entrelazado con debates sobre el reconocimiento de la discapacidad y sus conceptos subyacentes, como elemento central para el desarrollo de diálogos en el contexto académico y socioeducativo brasileño. Este texto surge de la participación de los autores en el Programa de Posgrado en Intervención Educativa y Social (PPGIES) de la Universidad Estatal de Bahía (Uneb), Campus XI, Serrinha, Bahía, específicamente en el Componente Curricular "Educación, Desarrollo y Modernidad", y de sus contribuciones al análisis de diferentes áreas de estudio. El objetivo es discutir las producciones teóricas sobre políticas públicas para la educación especial desde una perspectiva inclusiva, a la luz del neoliberalismo y su interferencia en los contextos de investigación educativa. Para ello, con base en la metodología bibliográfica, se inicia con un estudio de la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD) para sustentar los debates relacionados con las áreas de investigación de los autores y su inserción en el contexto del análisis de la interferencia neoliberal. Fue posible identificar contribuciones relevantes, especialmente si consideramos las condiciones de inclusión de estudiantes con discapacidad en el escenario educativo brasileño. Las posibilidades de ampliar este estudio e integrarlo en el ámbito teórico y metodológico de la educación especial son evidentes.