O LEGADO DO RACISMO ESTRUTURAL NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores/as

  • Luana da Silva Dias Universidade Vale do Acaraú (UVA)
  • Adriana Castro Araújo Universidade Federal do Ceará (UFC)

Palabras clave:

Racismo Estrutural, Educação Superior, Equidade e Justiça Social

Resumen

A busca pela construção de uma educação mais equânime em dias hodiernos, alicerçada por princípios de igualdade e justiça social, nos incita a refletir sobre as raízes do racismo, sobretudo, em nosso país. É compreendendo a lógica que perpetua esse fenômeno, bem como as formas explícitas e tácitas com que este se desvela no meio social, que será possível desenvolver ações profícuas que combate a esse grande mal presente em nossa sociedade. O objetivo desse artigo é apresentar como o racismo foi se estruturando no processo histórico-social brasileiro considerando, especialmente, a seara educacional, e como esse fenômeno está incrustrado até hoje no seio de nossa sociedade.

Abstract

The quest to build a more equitable education in today's world, based on principles of equality and social justice, encourages us to reflect on the roots of racism, especially in our country. It is by understanding the logic that perpetuates this phenomenon, as well as the explicit and tacit ways in which it is revealed in society, that it will be possible to develop fruitful actions to combat this great evil present in our society. The objective of this article is to present how racism was structured in the Brazilian historical-social process, considering especially the educational field, and how this phenomenon is still embedded in our society today.

Resumen

La búsqueda para construir una educación más equitativa, basada en principios de igualdad y justicia social, nos alienta a reflexionar sobre las raíces del racismo, especialmente en nuestro país. Es comprendiendo la lógica que perpetúa este fenómeno, así como las formas explícitas y tácitas en que se revela en el entorno social, que será posible desarrollar acciones fructíferas que combatan este gran mal presente en nuestra sociedad. El objetivo de este artículo es presentar cómo el racismo se estructuró en el proceso histórico-social brasileño, especialmente considerando el campo educativo, y cómo ese fenómeno está incrustado hasta hoy en nuestra sociedad.

Publicado

2024-08-30

Cómo citar

da Silva Dias, L., & Castro Araújo, A. (2024). O LEGADO DO RACISMO ESTRUTURAL NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA, 11(1). Recuperado a partir de https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/62