RETENÇÃO E EVASÃO ESTUDANTIL: ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)

Autores/as

  • Domingos Juvenal Nogueira Diógenes

Palabras clave:

Ensino Superior, Cursos de Graduação, Retenção, Evasão

Resumen

Retenção e Evasão são fenômenos educacionais que interferem de forma significativa e diversa no percurso formativo dos estudantes. Teve-se como problema: qual a situação dos fenômenos da retenção e evasão estudantis no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)? Objetivou-se conhecer os índices da retenção e evasão no IFCE a partir do estudo das plataformas on-line Nilo Peçanha e Em Números. As informações obtidas demonstraram que os cursos da modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC) foram aqueles que tiveram os maiores índices de evasão estudantil nos anos de 2019 a 2021, respectivamente 4.302, 5.973 e 7.324.

Abstract

It is school retention and dropout as educational phenomena that interfere in a significant and diverse way in the formative path of students. The problem was: what is the situation of the phenomena of student retention and dropout at the Instituto Federal do Ceará? It was defined as objective: to know the rates of retention and dropout in the IFCE from the study of the online platforms Nilo Peçanha and Em Números. The information obtained demonstrated that Initial and Continuing Training (FIC) courses were those that had the highest student dropout rates in the years 2019 to 2021, respectively 4,302, 5,973 and 7,324.

Resumen

Es la retención y evasión escolar como fenómenos educativos los que interfieren de manera significativa y diversa en el camino formativo de los estudiantes. El problema era: ¿cuál es la situación de los fenómenos de retención y deserción estudiantil en el Instituto Federal do Ceará? Se definió como objetivo: conocer las tasas de retención y evasión en el IFCE a partir del estudio de las plataformas online Nilo Peçanha y Em Números. La información obtenida demostró que los cursos de Formación Inicial y Continua (FIC) fueron los que tuvieron mayores tasas de deserción estudiantil en los años 2019 al 2021, respectivamente 4.302, 5.973 y 7.324.

Publicado

2024-01-03

Cómo citar

Juvenal Nogueira Diógenes, D. (2024). RETENÇÃO E EVASÃO ESTUDANTIL: ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE). Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA, 11(1). Recuperado a partir de https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/57