A OUVIDORIA COMO INSTÂNCIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES): UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores/as

Palabras clave:

Ouvidoria, Ensino Superior, Universidade Pública, Gestão Estratética, Transparência

Resumen

O estabelecimento da ouvidoria pública no Brasil é recente e, mais especificamente, a ouvidoria em universidades públicas; conseqüentemente, a atuação da ouvidoria brasileira e a implementação de modelos nacionais de gestão são insuficientemente relatados na literatura. Neste artigo, por meio de pesquisa bibliográfica, são revisadas as principais concepções,bem como particularidades, da ouvidoria brasileira, de modo a fundamentar estudos empíricos cujo intuito é compreender como as universidades públicas utilizam este setor como instrumento estratégico. Por fim, considera fundamental e estratégico o emprego da ouvidoria para o alcance das demandas sociais, jurídicas e administrativas dos contextos acadêmicos contemporâneos.

Abstract

The establishment of the public ombudsman in Brazil is recent and, more specifically, the ombudsman in public universities; consequently, the performance of the Brazilian ombudsman and the implementation of national management models are insufficiently reported in the literature. In this article, through bibliographical research, the main conceptions, as well as particularities, of the Brazilian ombudsman are reviewed, in order to support empirical studies whose aim is to understand how public universities use this sector as a strategic instrument. Finally, it considers the use of the ombudsman to be essential and strategic to meet the social, legal and administrative demands of contemporary academic contexts.

Resumen

La creación del ombudsman público en Brasil es reciente y, más específicamente, la ombudsman en las universidades públicas; en consecuencia, la actuación del ombudsman brasileño y la implementación de modelos nacionales de gestión están insuficientemente relatados en la literatura. En este artículo, a través de una investigación bibliográfica, se revisan las principales concepciones, así como las particularidades, del ombudsman brasileño, con el fin de sustentar estudios empíricos cuyo objetivo es comprender cómo las universidades públicas utilizan este sector como instrumento estratégico. Finalmente, considera fundamental y estratégico el uso del ombudsman para atender las demandas sociales, jurídicas y administrativas de los contextos académicos contemporáneos.

Publicado

2023-06-22

Cómo citar

Bezerra de Morais, A. G., & Sano, H. (2023). A OUVIDORIA COMO INSTÂNCIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES): UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA, 10(1). Recuperado a partir de https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/55