AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC): ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ (UFC)
Palabras clave:
Avaliação de Políticas Públicas, Ensino Superior, Iniciação Científica, Avaliação de EficáciaResumen
A pesquisa teve como objetivo avaliar a eficácia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), com base na percepção dos bolsistas e dos professores pesquisadores do referido programa. Compreendeu-se a eficácia como sendo o grau de realização dos objetivos de um determinado programa, no caso o PIBIC, traduzindo-se pela relação entre os resultados obtidos e os objetivos projetados. Portanto, esta avaliação baseia-se na abordagem centrada em objetivos, utilizando-se o modelo de Ralph Winfred Tyler, o qual parte do princípio de que educar consistiria em gerar e/ou mudar padrões de comportamento, e para detectá-los é preciso analisar a congruência entre os objetivos propostos no currículo, programa ou outro objeto educacional, com os resultados alcançados. Dessa forma, a eficácia do programa foi analisada a partir da verificação da congruência entre os objetivos do PIBIC e os desempenhos alcançados pelos discentes bolsistas. Verificou-se que o PIBIC contribui para a formação de recursos humanos para a pesquisa; para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação; possibilita maior interação entre a graduação e a pós-graduação; qualificar alunos para os programas de pós-graduação; proporcionar ao bolsista a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa; estimular o desenvolvimento do pensar científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.
AbstractThe research aimed to evaluate the effectiveness of the Institutional Program of Scientific Initiation Scholarships (PIBIC) at the Federal Institute of Science and Technology of Ceará (IFCE), based on the perception of fellows and researchers of this program. Efficacy was understood as the degree of achievement of the objectives of a given program, in this case PIBIC, translating by the relationship between the results obtained and the projected objectives. Therefore, this evaluation is based on the objective-centered approach, using Ralph Winfred Tyler's model, which assumes that educating would consist of generating and/or changing behavior patterns, and to detect them it is necessary to analyze the congruence between the objectives proposed in the curriculum, program or other educational object, with the results achieved. Thus, the effectiveness of the program was analyzed by verifying the congruence between PIBIC objectives and the performances achieved by the scholarship students. It was found that PIBIC contributes to the training of human resources for research; to reduce the average length of stay of graduate students; enables greater interaction between undergraduate and graduate studies; qualify students for graduate programs; provide the scholar with the learning of research techniques and methods; stimulate the development of scientific thinking and creativity, resulting from the conditions created by direct confrontation with research problems.
ResumenLa investigación tuvo como objetivo evaluar la eficacia del Programa Institucional de Becas de Iniciación Científica (PIBIC) del Instituto Federal de Ciencia y Tecnología de Ceará (IFCE), basado en la percepción de becarios e investigadores de este programa. La eficacia se entendió como el grado de logro de los objetivos de un programa determinado, en este caso pibic, traduciéndose por la relación entre los resultados obtenidos y los objetivos proyectados. Por lo tanto, esta evaluación se basa en el enfoque centrado en el objetivo, utilizando el modelo de ralph winfred Tyler, que supone que educar consistiría en generar y/o cambiar patrones de comportamiento, y para detectarlos es necesario analizar la congruencia entre los objetivos propuestos en el plan de estudios, programa u otro objeto educativo, con los resultados alcanzados. Así, se analizó la eficacia del programa verificando la congruencia entre los objetivos pibicos y las actuaciones alcanzadas por los estudiantes becados. Se encontró que el pibic contribuye a la formación de recursos humanos para la investigación; reducir la duración media de la estancia de los estudiantes de posgrado; permite una mayor interacción entre los estudios de pregrado y posgrado; calificar a los estudiantes para programas de posgrado; proporcionar al erudito el aprendizaje de técnicas y métodos de investigación; estimular el desarrollo del pensamiento científico y la creatividad, resultantes de las condiciones creadas por la confrontación directa con los problemas de investigación.