ANÁLISE DE CUSTOS COMO FERRAMENTA DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO DOS CONCEITOS DO PONTO DE EQUILÍBRIO E MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO E SUA APLICABILIDADE EM IES PRIVADA

Autores/as

Palabras clave:

IES privada, Margem de Contribuição, Ponto de Equilíbrio

Resumen

A partir de meados do século passado, abre-se, através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) a possibilidade de Instituições de Ensino Superior (IES) privadas fornecer cursos de graduação e pós-graduação. Em virtude disso, amplia-se a concorrência nessa área, pois nesse período surgem IES privadas no sentido de atender a uma nova demanda. Em face a atual concorrência educacional, passa a existir a necessidade de gerir estrategicamente essas instituições. No intuito de contribuir para o atendimento da gestão das mesmas, o presente estudo surge com o objetivo de aplicar as ferramentas de gestão estratégica de custos, Margem de Contribuição e Ponto de Equilíbrio, em uma IES privada.  Concretiza-se o estudo através de pesquisa de campo que se efetiva enquanto estudo de caso ao realizar uma pesquisa ação em oito cursos de graduação de uma IES privada. Ao final da mesma, conseguiu-se atingir o objetivo proposto, identificando a margem de contribuição e o ponto de equilíbrio para os oito cursos de graduação, além que ter a questão problema respondida, pois, apesar de algumas dificuldades encontradas quando da concretização das etapas propostas consegui-se retratar como os elementos na análise de custos contribuem para projeção de melhores resultados. Para conclusão da gestão estratégica mensurou-se o Grau de Alavancagem Operacional da IES, identificando uma boa situação quanto a capacidade de elasticidade de vendas.

Publicado

2014-04-04

Cómo citar

da Rocha Xavier Casseb, A., & Veras Rodrigues, M. (2014). ANÁLISE DE CUSTOS COMO FERRAMENTA DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO DOS CONCEITOS DO PONTO DE EQUILÍBRIO E MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO E SUA APLICABILIDADE EM IES PRIVADA. Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA, 1(1). Recuperado a partir de https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/3