O PEDAGOGO NO CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS

Autores/as

  • Ananda Lima Monteiro Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ)
  • Artemízia Ribeiro Lima Costa Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ) e SEDUC/Aracati/CE

Palabras clave:

Educação não formal, Pedagogo, CRAS

Resumen

O presente artigo tem como objetivo trazer um estudo sobre o papel do pedagogo dentro do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, mostrando desde suas funções e objetivos junto com a equipe até suas contribuições para o resgate social dos usuários do programa em área de vulnerabilidade. Os espaços onde o profissional de pedagogia pode se inserir são muitos, mas, muitas vezes, não tão conhecidos por ele e principalmente por outros profissionais. Com isso, este documento busca trazer a tona uma reflexão acerca da atuação deste profissional na educação não formal, reforçando que a educação formal não é o único espaço para o exercício de suas capacidades. A pesquisa divide-se em duas etapas, sendo a primeira, a pesquisa bibliográfica, onde artigos acadêmicos, documentos e autores como Libâneo (2005), Iamamoto (2009) e Santos, Costa e Nunes (2016) foram estudados com o intuito de obter fundamentação teórica. A segunda foi a pesquisa de campo feita com a pedagoga do CRAS do município de Beberibe/CE, sendo feita a aplicação de um questionário. O objetivo deste artigo é trazer uma reflexão e maior conhecimento sobre o trabalho deste profissional e a importância da sua presença dentro destes espaços não formais, aqui mais especificamente dentro do CRAS, na assistência social.

Publicado

2017-05-11

Cómo citar

Lima Monteiro, A., & Ribeiro Lima Costa, A. (2017). O PEDAGOGO NO CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS. Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA, 4(1). Recuperado a partir de https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/20