OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL: CONTRIBUTOS À AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO CEARÁ

Autores/as

Palabras clave:

Sistemas de Informação, Educação Superior, Planejamento Estratégico, Extensão

Resumen

A utilização de um sistema de informação por uma Instituição de Ensino Superior (IES) propicia inúmeras vantagens estratégicas e operacionais. Desse modo, o presente estudo visa definir se o sistema utilizado pela Pró-reitoria de Extensão do IFCE, intitulado SigProext, pode ser considerado um Sistema de Informação Gerencial (SIG). Para se atingir o objetivo, foi feita uma revisão bibliográ fica das principais definições de SIG encontradas em autores da área de Controladoria e Administração de Empresas. De posse dessas definições, realizou-se uma comparação com as definições e objetivos do SigProext, presentes no Manual da Extensão do IFCE. Conclui-se que o referido sistema utilizado pela Pró-reitoria em estudo apresenta as características necessárias para ser considerado um SIG. Desta forma, propõe-se que sejam feitos mais estudos para que se possa ampliar e sistematizar o uso desses tipos de sistemas em outras IES com o intuito de se melhorar a oferta dos serviços organizacionais.

Publicado

2017-05-11

Cómo citar

Monteiro, A., & Bandeira Andriola, W. (2017). OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL: CONTRIBUTOS À AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO CEARÁ. Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA, 4(1). Recuperado a partir de https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/18