Vol. 2 No. 1 (2015): Edição 2015
Prezados Leitores:
Plenos de satisfação e alegria, apresentamos seis produções intelectuais componentes do Volume 2 da Revista Eletrônica Acta Sapientia.
A capa dessa segunda edição homenageia o gênio grego, filósofo e matemático, Pitágoras, que nasceu na ilha de Samos, em 570 a. C. O seu nome significa altar da Pítia ou aquele que foi anunciado pela Pítia, pois sua mãe, ao consultar a Pitonisa, recebeu a profecia que daria à luz a uma criança de dotes e competências extraordinárias. Pitágoras foi um exímio geômetra, deixando como principal contribuição para a Matemática a descoberta da relação de igualdade entre o quadrado da hipotenusa e a soma dos quadrados dos catetos no interior de um triângulo retângulo, que ficou conhecido como Teorema de Pitágoras: c2 = a2 + b2.
Consoante o testemunho de Aristóteles, Pitágoras foi o criador da palavra filósofo, como resultado da junção dos radicais philos (amigo, amante) e sophia (sabedoria). A filosofia de Pitágoras concebe o Universo como um todo organizado e hierarquizado, cuja compreensão poder-se-ia obter através de conhecimentos matemáticos. Portanto, sob esta ótica, os números estariam na base e origem de tudo, compondo as entidades finitas e infinitas. Na Música, Pitágoras estabeleceu cálculos baseados na divisão simétrica de cordas para entender as relações entre tons e semitons, proporcionando a descoberta de novas escalas musicais.
O Volume 2 da Revista Eletrônica Acta Sapientia é composto por seis artigos. No primeiro deles, de autoria de M. V. Rodrigues e A. M. V. Simões, abordou-se a temática do alinhamento estratégico e sua relação com as ações organizacionais de Formação Docente, a partir do Plano de Desenvolvimento Institucional.
Na segunda produção intelectual, E. C. Neto, G. Fenner e A. S. Lima destacaram a importância dos custos e dos respeitos aos prazos de execução em um projeto de tecnologia da informação (TI), a partir da proposição de dois novos indicadores baseados na métrica estatística R2, os quais utilizam informações reais, desde o início do projeto, a saber: Indicador Estatístico de Prazo (IEP) e Indicador Estatístico de Custo (IEC).
O terceiro artigo de S. H. A. B. Diógenes, S. M. A. Cavalcante e J. D. Oliveira proporcionou uma análise descritiva dos fatores de motivação dos funcionários terceirizados de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) que prestam serviços de limpeza, de higienização e de conservação das áreas internas e de serviços gerais nos campi e unidades isoladas da sede, em Fortaleza.
No quarto produto intelectual D. Silva, A. O. Nunes e A. L. Costa verificaram os atributos do curso de pedagogia e suas contribuições sociais, analisando aspectos referentes à área de atuação do pedagogo e a contribuição deste profissional no processo de alfabetização.
Na quinta produção intelectual, C. D. Silva e M. A. M. Lima dissertam sobre como a avaliação contribuiu para a construção da cultura, dos valores e dos comportamentos humanos, destacando a sua capacidade de incrementar a qualidade e contribuir com o aperfeiçoamento das sociedades e organizações, embora reconheçam lacunas que precisam ser recuperadas com estudos e pesquisas.
No sexto e último artigo, W. B. Andriola e A. C. Araújo brindam aos leitores os elementos conceituais que caracterizam a avaliação como atividade cotidiana das sociedades, destacando suas características, tipologias, etapas e funções. No âmbito acadêmico, a avaliação conforma-se em atividade científica que possui conotações teóricas variadas, porém com elementos, etapas e estratégias que são extremamente relevantes para os pesquisadores que fazem uso da mesma. A avaliação reveste-se em ação racional direcionada ao conhecimento dos resultados da implementação das Políticas Públicas, permitindo a obtenção de indícios científicos voltados à verificação da eficácia, eficiência e efetividade social, demonstrando, portanto, o grau de relevância e a magnitude dos impactos.
Para finalizar, cabe acentuar que, conforme a Numerologia Pitagórica, o algarismo 6 reflete os atributos das pessoas responsáveis, carinhosas, criativas e equilibradas, com senso de humanidade e lealdade; pessoas que buscam a perfeição, gostam de dar atenção à família, aos seus relacionamentos e às suas responsabilidades. A personalidade dessas pessoas é passional e humanista, com necessidade de ajudar a terceiros. Às vezes, podem até se sacrificar por aqueles a quem amam. Costumam ser tolerantes, porém podem tornar-se teimosas, quando contrariadas, repetitivamente.
Os estudos dessas pessoas trouxeram à baila relevante produção intelectual em campos estratégicos de diversas áreas, com aderência visível à Educação. Convidamos os interessados, sejam leigos, alunos, professores, pesquisadores ou experts, a desfrutarem do Volume 2 da Revista Eletrônica Acta Sapientia.
Desejamos-lhes agradável leitura.
Fortaleza, 08/04/2015
Prof. Wagner Bandeira Andriola, PhD
Editor-Chefe
Profa. Adriana Castro Araújo, Dra.
Prof. Albano Oliveira Nunes, Dr.
Editores Associados