INVESTIGANDO AS CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE PEDAGOGIA PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E OS SUBSÍDIOS QUE FAVORECEM A ATUAÇÃO DESTE PROFISSIONAL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Palavras-chave:
Pedagogia, Alfabetização, Educação, Pesquisa qualitativaResumo
Este artigo objetivou verificar os atributos do curso de pedagogia e suas contribuições sociais, analisando aspectos referentes à área de atuação do pedagogo e a contribuição deste profissional no processo de alfabetização. Para que esta pesquisa de natureza qualitativa e descritiva fosse efetivada, foram adotados como processos metodológicos estudos bibliográficos, averiguação da matriz curricular do curso de pedagogia e análises de questionários aplicados em uma turma do 8º semestre do referido curso, numa Instituição Privada de Ensino Superior – 2015. Sendo assim, foi possível compreender as peculiaridades do curso, como sua carga horária e as disciplinas que o complementam. Cabe ressaltar, também, que algumas afirmativas dos graduandos em relação à formação em pedagogia serão explicitadas, enfatizando questões relevantes sobre a teoria, a prática e o papel social do pedagogo, proporcionando maior captação de conhecimentos relativos ao curso. Embora se tenha constatado poucas considerações negativas por parte dos acadêmicos acerca de conteúdos e metodologias de ensino, a pesquisa elucidou que o curso de pedagogia é de grande abrangência social, contribuindo no desenvolvimento econômico, cultural e, principalmente, educacional.