INCLUSÃO NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO MATO GROSSO (UNEMAT): AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA A PARTIR DE INDICADORES DE DESEMPENHO
Keywords:
Ensino Superior, Indicadores de Desempenho, Avaliação InstitucionalAbstract
Indicadores são artefatos científicos formulados para averiguar o cumprimento de metas e de objetivos, sendo, portanto, instrumentos gerenciais úteis à avaliação organizacional, a qual, por seu turno, é componente do processo de planejamento estratégico. Objetivou-se apresentar um rol de indicadores voltados à avaliação diagnóstica do ensino de graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) com foco sobre a faceta da inclusão. A validação dos indicadores foi realizada por uma amostra de cinco especialistas, exímios conhecedores das várias facetas institucionais no nível de graduação, quanto experientes conhecedores da realidade organizacional da UNEMAT. O uso dos indicadores proporcionou à gestão organizacional informações relevantes acerca do desempenho dos cursos de graduação, sobretudo no que tange à inclusão de alunos.
Abstract
Indicators are scientific artifacts formulated to verify the fulfillment of goals and objectives, and are, therefore, useful management instruments for organizational assessment, which, in turn, is a component of the strategic planning process. The objective was to present a list of indicators aimed at the diagnostic evaluation of undergraduate education at the University of the State of Mato Grosso (UNEMAT) with a focus on the facet of inclusion. The validation of the indicators was carried out by a sample of five experts, both experts in the various institutional facets at the undergraduate level and experienced in the organizational reality of UNEMAT. The use of indicators provided organizational management with relevant information about the performance of undergraduate courses, especially regarding the inclusion of students.
Resumen
Los indicadores son artefactos científicos formulados para verificar el cumplimiento de metas y objetivos y, por tanto, son instrumentos de gestión útiles para la evaluación organizacional, que, a su vez, es un componente del proceso de planificación estratégica. El objetivo fue presentar un listado de indicadores orientados a la evaluación diagnóstica de la educación de pregrado en la Universidad del Estado de Mato Grosso (UNEMAT) con enfoque en la faceta de inclusión. La validación de los indicadores fue realizada por una muestra de cinco expertos, ambos expertos en las diversas facetas institucionales a nivel de pregrado y experimentados en la realidad organizacional de la UNEMAT. El uso de indicadores proporcionó a la gestión organizacional información relevante sobre el desempeño de las carreras de pregrado, especialmente en lo que respecta a la inclusión de estudiantes.