ANÁLISE DE EFICIÊNCIA DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL ATRAVÉS DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA)
Keywords:
Eficiência, Assistência Estudantil, Análise Envoltória de DadosAbstract
Objetivou-se analisar o grau de eficiência da aplicação de recursos da política de assistência estudantil em cursos de graduação da Universidade Federal do Cariri (UFCA) empregando-se dados dos alunos matriculados no período de 2015 a 2019 assistidos pelo Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Utilizou- se a Análise Envoltória de Dados (DEA) por meio dos seus modelos básicos, o CCR ou CRS (Constant Returns to Scale) e o VRS (Variable Return to Scale) e software R. Os resultados apontam que UFCA demonstra certa ineficiência na aplicação dos recursos disponíveis em comparação com os retornos esperados, pois pelo menos a metade dos cursos se apresentaram afastados da fronteira relativa de eficiência. Estudos como esse podem auxiliar os gestores a legitimar o aprimoramento das políticas interna de assistência estudantil, ademais de preencher lacuna no uso de técnicas quantitativas para delimitar o grau de eficiência na aplicação de recursos orçamentários.
Abstract
The objective was to analyze the degree of efficiency in the application of resources from the student assistance policy in undergraduate courses at the Federal University of Cariri (UFCA) using data from students enrolled in the period from 2015 to 2019 assisted by the National Student Assistance Plan ( PNAES). Data Envelopment Analysis (DEA) was used through its basic models, the CCR or CRS (Constant Returns to Scale) and the VRS (Variable Return to Scale) and R software. The results indicate that UFCA demonstrates a certain inefficiency in application of available resources compared to expected returns, as at least half of the courses were far from the relative efficiency frontier. Studies like this can help managers to legitimize the improvement of internal student assistance policies, in addition to filling a gap in the use of quantitative techniques to define the degree of efficiency in the application of budgetary resources.
Resumen
El objetivo fue analizar el grado de eficiencia en la aplicación de los recursos de la política de atención al estudiante en cursos de pregrado de la Universidad Federal de Cariri (UFCA) utilizando datos de estudiantes matriculados en el período de 2015 a 2019 asistidos por el Plan Nacional de Atención al Estudiante. (PNAES). Se utilizó el Análisis Envolvente de Datos (DEA) a través de sus modelos básicos, el CCR o CRS (Retornos Constantes a Escala) y el software VRS (Retorno Variable a Escala) y R. Los resultados indican que UFCA demuestra cierta ineficiencia en la aplicación de los recursos disponibles. en comparación con los rendimientos esperados, ya que al menos la mitad de los cursos estaban lejos de la frontera de eficiencia relativa. Estudios como este pueden ayudar a los gestores a legitimar la mejora de las políticas internas de atención al estudiante, además de llenar un vacío en el uso de técnicas cuantitativas para definir el grado de eficiencia en la aplicación de los recursos presupuestarios.