ASPECTOS DA CONTROLADORIA EM UMA SECRETARIA DE GOVERNANÇA DE UMA IFES E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A MELHORIA DA GESTÃO UNIVERSITÁRIA
Keywords:
Administração Pública, Governança, Controladoria, AccountabilityAbstract
A administração pública brasileira experimenta, atualmente, um novo modelo de gestão. Trata-se da governança, sistema baseado na gestão estratégica das organizações empresariais. Na nova concepção da visão estratégica, inserida no serviço público, justifica-se a necessidade da transparência, eficiência e eficácia nos processos da administração pública como fator para a modernização e confiança junto à sociedade. Neste cenário de novas competências e através do Decreto Presidencial nº. 9.206, de 20 de setembro de 2017, instituiu-se a governança na administração pública federalizada. Em conformidade com a lei, aspectos da controladoria pública, como transparência, integridade e accountability, são requisitos obrigatórios a todas as IFES brasileiras. Diante do exposto, este artigo tem como objetivo analisar aspectos da controladoria pública em uma secretaria de governança de uma IFES e a sua contribuição para a melhoria da gestão universitária. Para a realização da pesquisa, utilizou-se um estudo descritivo, com pesquisa de campo associada à pesquisa documental, com aplicação de questionário semiestruturado na coleta de dados. O trabalho revela que existe uma relação direta e muito próxima da controladoria e governança. Além disso, observa-se que neste aspecto busca-se uma melhoria na prestação de serviços na administração pública, cujo consumidor final é o cidadão.
AbstractThe Brazilian public administration is currently experiencing a new management mode known as the governance, a system based on the strategic management of business organizations which uses values and principles such as transparency, equity, accountability and corporate responsibility for obtaining profits and favoring the longevity of the organization in a globalized and highly competitive environment. In this conception of strategic vision, inserted in the public service, the need for transparency, efficiency and effectiveness in public administration processes is justified as a factor for modernization and trust within the society. In this scenario of new competences and through the publication of the Presidential Decree no. 9,206 of September 20, 2017, which instituted governance in federalized public administration, a new behavior in public sector management emerges. In accordance with the law, aspects of public controllership, such as transparency, integrity and accountability, are mandatory requirements for all Brazilian Higher Education Institutions (HEI).Given the above, this article aims to analyze aspects of public controllership in a HEI governance secretariat and its contribution to improving university management. In order to carry out this research, a descriptive study was used, with field research associated with documentary research, with the application of a semi-structured questionnaire in data collection. The work reveals that there is a direct and very close relationship with controllership and governance. In addition, it is observed that, in this aspect an improvement, the provision of services in the public administration is sought, whose final consumer is the citizen.
ResumenLa administración pública brasileña está experimentando actualmente con un nuevo modelo de gestión. Se trata de la gobernanza, un sistema basado en la gestión estratégica de las organizaciones empresariales. En la nueva concepción de la visión estratégica, insertada en el servicio público, la necesidad de transparencia, eficiencia y eficacia en los procesos de la administración pública se justifica como factor de modernización y confianza con la sociedad. En este escenario de nuevas competencias y a través del Decreto Presidencial No. 9.206, de 20 de septiembre de 2017, se estableció la gobernanza en la administración pública federalizada. De acuerdo con la ley, aspectos de la administración pública, como la transparencia, la integridad y la rendición de cuentas, son requisitos obligatorios para todos los IFES brasileños. En vista de lo anterior, este artículo tiene como objetivo analizar aspectos de la gestión pública en una secretaría de gobierno de un IFES y su contribución a la mejora de la gestión universitaria. Para la investigación, se utilizó un estudio descriptivo, con investigaciones de campo asociadas con la investigación documental, con la aplicación de un cuestionario semiestructurado en la recopilación de datos. La obra revela que hay una relación directa muy cercana al control y la gobernanza. Además, se observa que en este aspecto buscamos una mejora en la prestación de servicios en la administración pública, cuyo consumidor final es el ciudadano.