Conceitos Básicos sobre os Indexadores
O que são indexadores?
O ambiente acadêmico tem sua rotina baseada no incremento do conhecimento através da produção intelectual em periódicos científicos. Nesse diapasão, os indexadores possibilitam a organização, o armazenamento, a disseminação e a democratização do acesso a essas informações científicas oriundas de artigos (papers), através de bases de dados ou diretórios, nacionais ou estrangeiros.
Qual a sua relevância?
Os atributos de organizar, armazenar, disseminar e democratizar o acesso à produção científica, influenciando na visibilidade dos periódicos e na qualidade da comunicação científica, permite alcançar-se a transparência dos veículos de divulgação científica. Em outras palavras, os indexadores fornecem informações relevantes sobre os artigos (papers) e os periódicos, dando ao leitor a oportunidade de encontrá-lo por meio de dados como: autor, título do artigo, título da publicação (periódico), ano, volume e/ou número do fascículo, número de páginas, entre outros.
O que é o ISSN?
O ISSN (International Standard Serial Number) é um dos principais indexadores internacionais que emprega um padrão numérico representativo de um sistema de registro para publicações seriadas (revistas e jornais científicos), sendo usado pelo mercado editorial mundial.
O que é o ISBN?
O ISBN (International Standard Book Number) é outro indexador internacional, que também emprega um padrão numérico representativo de um sistema de registro utilizado pelo mercado editorial mundial para publicações esporádicas (livros).
Indexadores Nacionais
Indexadores Internacionais