QUESTIONÁRIO AVALIATIVO DA QUALIDADE DO ENSINO ONLINE (QEOn): DETERMINAÇÃO DA ESTABILIDADE TEMPORAL

Auteurs

Mots-clés :

Ensino Superior, Avaliação Educacional, Ensino a Distância (EaD), Estabilidade Temporal

Résumé

Estudos sobre a estabilidade temporal de instrumentos para avaliação pedagógica no Brasil ainda não se constituíram numa prática frequente. Parte dos trabalhos ligados a esta temática utilizam a metodologia teste-reteste para verificar a confiabilidade de instrumentos de medida. Esta pesquisa se propôs averiguar a estabilidade temporal do Questionário para Avaliar a Qualidade do Ensino Online (QEOn), recorrendo-se a três distintas aplicações em amostras independentes3. Empregou-se a metodologia de triangulação de informações (estabilidade posicional e Coeficiente de Variação das cargas fatoriais e do Alfa de Cronbach) para a determinação da estabilidade temporal. Os resultados obtidos numa amostra de 1.458 alunos de cursos online, ao longo de dois anos, apontaram elevados índices de confiabilidade do QEOn nas três aplicações (α1 = 0,884; α2 = 0,895; α3 = 0,870). A metodologia de triangulação gerou informações relevantes a respeito das assertivas, constatando a elevada validade e confiabilidade do QEOn.

Abstract

Studies on the temporal stability of instruments for pedagogical assessment in Brazil have not yet become a common practice. Part of the work linked to this topic uses the test-retest methodology to verify the reliability of measuring instruments. This research aimed to investigate the temporal stability of the Questionnaire to Assess the Quality of Online Teaching (QEOn), using three different applications in independent samples. The information triangulation methodology (positional stability and Coefficient of Variation of factor loadings and Cronbach's Alpha) was used to determine temporal stability. The results obtained from a sample of 1,458 students from online courses, over two years, showed high levels of QEOn reliability in the three applications (α1 = 0.884; α2 = 0.895; α3 = 0.870). The triangulation methodology generated relevant information regarding the assertions, confirming the high validity and reliability of the QEOn.

Resumen

Los estudios sobre la estabilidad temporal de los instrumentos de evaluación pedagógica en Brasil aún no se han generalizado. Algunos estudios sobre este tema utilizan la metodología test-retest para evaluar la fiabilidad de los instrumentos de medición. Esta investigación tuvo como objetivo evaluar la estabilidad temporal del Cuestionario para la Evaluación de la Calidad de la Educación en Línea (QEOn), mediante tres aplicaciones diferentes en muestras independientes. Se empleó la metodología de triangulación de información (estabilidad posicional, coeficiente de variación de las cargas factoriales y alfa de Cronbach) para determinar la estabilidad temporal. Los resultados obtenidos en una muestra de 1458 estudiantes de cursos en línea durante dos años indicaron altos índices de fiabilidad para el QEOn en las tres aplicaciones (α1 = 0,884; α2 = 0,895; α3 = 0,870). La metodología de triangulación generó información relevante sobre las afirmaciones, confirmando la alta validez y fiabilidad del QEOn.

Téléchargements

Publiée

2025-07-09

Comment citer

de Oliveira Ribeiro , G., Oliveira Nunes , A., & Bandeira Andriola , W. (2025). QUESTIONÁRIO AVALIATIVO DA QUALIDADE DO ENSINO ONLINE (QEOn): DETERMINAÇÃO DA ESTABILIDADE TEMPORAL. Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA, 12(1). Consulté à l’adresse http://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/67

Numéro

Rubrique

Artigos