v. 3 n. 1 (2016): Edição 2016
Prezados Leitores:
Munidos de imensa alegria e orgulho, apresentamos cinco produções intelectuais componentes do Volume 3 da Revista Eletrônica Acta Sapientia .
A capa da terceira edição rende homenagens ao genial filósofo grego, Aristóteles, que nasceu em 384 a. C., na cidade de Estagira, na Macedônia. Com 28 anos de idade, Aristóteles foi convidado pelo Rei Felipe II da Macedônia, para ser o responsável pela formação do seu jovem filho, que viria a ser o General-Comandante do mais avassalador império da antiguidade: Alexandre Magno ou Alexandre, o Grande.
No entanto, ainda muito jovem, com tão somente 17 anos, Aristóteles partiu para Atenas, onde começou a frequentar a Academia de Platão. Por conta do local de seu nascimento o autor é chamado comumente de "o Estagirita". De origem aristocrática, causou admiração pelo seu comportamento requintado e pela sua elevada inteligência. Logo se tornou o discípulo predileto do mestre Platão, que certa vez asseverou: “Minha Academia se compõe de duas partes: o corpo dos estudantes e o cérebro de Aristóteles”. Com a morte de Platão, em 347 a.C., o brilhante e famoso aluno se considerava o substituto natural do mestre à frente da Academia, porém, foi substituído por um ateniense nato.
Aristóteles retornou a Atenas em 335 a.C. e decidiu fundar sua própria escola, chamada Liceu por estar situada no edifício dedicado ao deus Apolo Lício. Além dos cursos técnicos para os discípulos, dava aula ao povo em geral. No Liceu, estudava-se Geometria, Física, Química, Botânica, Astronomia, Matemática, dentre outras disciplinas.
Em 322 a.C. Aristóteles morreu em Cálcis, na ilha grega de Eubeia. Em seu testamento determinou a libertação de todos os seus escravos. A influência de Aristóteles sobre o desenvolvimento da Filosofia no mundo ocidental foi enorme, notadamente na Filosofia Cristã de São Tomás de Aquino durante a Idade Média. Sua influência se faz sentir até os nossos dias.
O Volume 3 da Revista Eletrônica Acta Sapientia é composto por cinco artigos, sendo que no primeiro, de autoria de P. B. R. Souza, G. Fenner e A. S. Lima, abordou-se a importância que o gerente de projetos pode vir a ter para as empresas de contabilidade à medida que estas, se apercebendo das boas perspectivas deste nicho de mercado no atual cenário de mudanças e alta competitividade dos negócios, resolvam se estruturar para oferecer o gerenciamento de projetos como um produto e proponham-se a se dedicar por um tempo determinado a projetos.
O segundo artigo tem como autores F. V. G. Braga, A. R. L. Costa e A. O. Nunes. Objetivou abordar a relação dos alunos que já concluíram a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Icapuí (CE) com as memórias adquiridas, fazendo relação com a realidade atual em que se encontram, trazendo os saberes construídos durante o processo de aprendizagem e a contribuição desses estudos para a sociedade na qual estão inseridos.
O terceiro artigo, de E. O. Santos, G. Fenner e A. S. Lima, abordou a importância do estudo do planejamento estratégico para empresas industriais que buscam a ampliar seus mercados por meio da exportação, destacando as boas práticas de Gerenciamento de Projetos através de uma visão teórica voltada à obtenção de uma gestão estratégica eficiente.
No quarto produto intelectual, C. D. Silva e S. G. Silva efetivaram uma revisão bibiliográfica sobre o jogo como potencializador do conhecimento, resultando numa reflexão sobre a construção do conhecimento através do jogo. Desde sua gênese, o homem sempre teve como tendência básica a necessidade de compreender o Universo. E neste seu anseio de curiosidade, desde que tentou usar a ação, a imitação e a representação, como meio de expressão, procurando, assim, influenciar a natureza para viver melhor. Esta necessidade imperiosa de movimento-ação se manifesta, desde o aparecimento da sociedade humana e sua conseqüente cultura, através de uma atividade livre, alegre, agradável, divertida e prazerosa: o jogo.
No quinto artigo, M. T. C. Zaranza dissertou acerca da identidade docente, compreendendo-a como algo que vai se constituindo a partir do significado que cada professor dá para a sua profissão, em relação à atividade docente que lhe é conferida, no seu cotidiano, a partir de seus valores, de seu modo de situar-se no mundo, de sua história de vida, de suas representações, de seus saberes. Buscou-se, portanto, compreender a construção da identidade de professores da escola de ensino médio no município de Aracati (CE) e os caminhos percorridos permeados pelas suas escolhas, pelas práticas docentes inseridas nesse processo.
Para finalizar, cabe acentuar uma frase esplêndida, proferida pelo gênio grego, Aristóteles: “O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa acerca de tudo o que diz”.
Os cinco artigos acima referidos, de modo sucinto, nos brindam com relevantes produções intelectuais em diversas áreas da Educação. Convidamos os interessados, sejam leigos, alunos, professores, pesquisadores ou experts, a desfrutarem do Volume 3 da Revista Eletrônica Acta Sapientia. Desejamos-lhes agradável leitura.
Fortaleza, 02/05/2016
Prof. Wagner Bandeira Andriola, PhD
Editor-Chefe
Profa. Adriana Castro Araújo, Dra.
Prof. Albano Oliveira Nunes, Dr.
Editores Associados