IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA MIRADA SOBRE AS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS ADOTADAS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO
Palavras-chave:
Educação Superior, Gestão Universitária, Avaliação de ImpactosResumo
O objetivo do estudo foi analisar os impactos da pandemia de COVID-19 no ensino superior e as transformações que ocorreram no contexto pedagógico nos cursos de graduação. A pesquisa qualitativa foi realizada com base em entrevistas com professores e gestores acadêmicos, visando identificar as mudanças nas estratégias pedagógicas adotadas durante o ensino remoto, as dificuldades de adaptação enfrentadas pela comunidade acadêmica e as perspectivas e os desafios para o ensino no cenário pós-pandêmico. Os resultados sugerem que o ensino superior pós-pandemia deve buscar equilibrar as práticas presenciais de ensino com o apoio das tecnologias digitais, levando em consideração as lições aprendidas durante o período de isolamento social.
Abstract
The aim of this study was to analyze the impacts of the COVID-19 pandemic on higher education and the changes that have occurred in the pedagogical context of undergraduate courses. The qualitative research was conducted based on interviews with professors and academic administrators, aiming to identify the changes in pedagogical strategies adopted during remote teaching, the adaptation difficulties faced by the academic community, and the perspectives and challenges for teaching in the post-pandemic scenario. The results suggest that post-pandemic higher education should seek to balance in-person teaching practices with the support of digital technologies, taking into account the lessons learned during the period of social isolation.
Resumen
El objetivo del estudio fue analizar los impactos de la Pandemia COVID-19 en la Enseñanza Superior y los cambios ocurridos en el contexto pedagógico de los cursos de grado. La investigación cualitativa fue ejecutada a partir de entrevistas realizadas con profesores y gestores académicos, con el objetivo de identificar los cambios en las estrategias pedagógicas adoptadas durante la enseñanza remota, las dificultades de adaptación enfrentadas por la comunidad académica, las perspectivas y los retos para la enseñanza en el escenario post pandemia. Los resultados apuntan a que la enseñanza superior en el post pandemia debe buscar equilibrar las prácticas presenciales de enseñanza con el apoyo de las tecnologías digitales, llevando en cuenta las lecciones aprendidas durante el período de aislamiento social.