IMPACTOS DA COVID-19 NA PÓS-GRADUAÇÃO: AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA EMPREGANDO-SE O DATA ENVELOPMENT ANALYSYS (DEA)
Palavras-chave:
Pesquisa longitudinal, Análise Envoltória de Dados, Mestrado Acadêmico e Profissional da Universidade Federal do CearáResumo
Pesquisa longitudinal de natureza ex-ante e ex-post-facto, objetivou identificar os impactos da Pandemia da Covid-19 nos cursos de Mestrado Acadêmico e Profissional da Universidade Federal do Ceará (UFC). Para tanto, adotou-se a metodologia quantitativa denominada Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis – DEA), na modelagem BCC orientada aos otputs (BCC-O), proposta por Banker, Charnes e Cooper (1984). Constatou-se que a pandemia da Covid-19 impactou o desempenho dos cursos de mestrado dessa instituição.Todavia, evidenciou-se que não houve uma queda expressiva quanto à eficiência relativa desses, levando-se em consideração tratar-se de um período de Pandemia em que foram ressignificadas as metodologias de ensino e de aprendizagem impostas pela mesma. A análise geral comprovou que o declínio na eficiência não foi tão brusco, posto variou de um escore de eficiência 0,808 em 2018 e 0,8009 em 2019, para 0,7685 em 2020 e 0,7401 em 2021. Outrossim, destacaram-se os mestrados de Avaliação de Políticas Públicas – Profissional, e o Mestrado Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior – Profissional (POLEDUC), por catapultarem seus índices de eficiência no ano em que a Pandemia é decretada como tal. Feitos assim expressam um gerenciamento louvável, pois consoante a metodologia DEA, são eficientes as unidades que alcançarem o melhor resultado possível dados os insumos a que dispunham. Empregou-se uma metodologia para apoio às tomadas de decisão que além de identificar as melhores práticas, sinalizou as unidades ineficientes que requerem uma atenção maior dos gestores, de modo que possam melhorar seus índices.
AbstractLongitudinal research of an ex-ante and ex-post-facto nature, aimed to identify the impacts of the Covid-19 Pandemic on Academic and Professional Master's courses at the Federal University of Ceará (UFC). For that, the quantitative methodology called Data Envelopment Analysis (DEA) was adopted, in the otput-oriented BCC modeling (BCC-O), proposed by Banker, Charnes and Cooper (1984). It was found that the Covid-19 pandemic had an impact on the performance of the master's courses at that institution. in which the teaching and learning methodologies imposed by it were re-signified. The general analysis proved that the decline in efficiency was not so abrupt, since it ranged from an efficiency score of 0.808 in 2018 and 0.8009 in 2019, to 0.7685 in 2020 and 0.7401 in 2021. Masters in Public Policy Assessment – Professional, and the Master in Public Policy and Higher Education Management – Professional (POLEDUC), for catapulting their efficiency indices in the year in which the Pandemic is declared as such. Such actions express commendable management, as according to the DEA methodology, the units that achieve the best possible result are efficient given the inputs available to them. A methodology was used to support decision-making that, in addition to identifying the best practices, signaled the inefficient units that require greater attention from managers, so that they can improve their indexes.
ResumenInvestigación longitudinal de carácter ex-ante y ex-post-facto, con el objetivo de identificar los impactos de la Pandemia de Covid-19 en los cursos de Maestría Académica y Profesional de la Universidad Federal de Ceará (UFC). Para ello, se adoptó la metodología cuantitativa denominada Análisis Envolvente de Datos (DEA), en el modelado BCC orientado a resultados (BCC-O), propuesto por Banker, Charnes y Cooper (1984). Se constató que la pandemia de la Covid-19 tuvo un impacto en el desempeño de los cursos de maestría en esa institución, en los que se resignificaron las metodologías de enseñanza y aprendizaje impuestas por la misma. El análisis general demostró que la caída de la eficiencia no fue tan abrupta, pues osciló entre un puntaje de eficiencia de 0,808 en 2018 y 0,8009 en 2019, a 0,7685 en 2020 y 0,7401 en 2021. Maestría en Evaluación de Políticas Públicas – Profesional, y la Maestría en Políticas Públicas y Gestión de la Educación Superior – Profesional (POLEDUC), por catapultar sus índices de eficiencia en el año en que se declara la Pandemia como tal. Tales acciones expresan una gestión encomiable, ya que según la metodología DEA, las unidades que logran el mejor resultado posible son eficientes con los insumos que tienen a su disposición. Se utilizó una metodología de apoyo a la toma de decisiones que, además de identificar las mejores prácticas, señaló las unidades ineficientes que requieren mayor atención por parte de los gestores, para que puedan mejorar sus índices.