A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS INDUSTRIAIS QUE BUSCAM A EXPORTAÇÃO: ESTUDO DE CASO PROJETO EXTENSÃO INDUSTRIAL EXPORTADORA (PEIEX)

Autores

  • Eduardo Oliveira Santos Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  • Germano Fenner Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Alberto Sampaio Lima Universidade Federal do Ceará (UFC) https://orcid.org/0000-0003-0696-5148

Palavras-chave:

Planejamento Estratégico, Gerenciamento de Projetos, Empresas Industriais Exportadoras

Resumo

Este artigo aborda a importância do estudo do planejamento estratégico para empresas industriais que buscam a ampliar seus mercados por meio da exportação, destacando as boas práticas de Gerenciamento de Projetos através de uma abordagem teórica com o intuito de obter uma gestão estratégica eficiente. A metodologia utilizada consiste no uso da pesquisa de campo exploratória, através de um estudo de caso realizado no Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), abrangendo pesquisa bibliográfica em livros e publicações sobre Planejamento Estratégico e Gerenciamento de Projetos que contribuirão para a melhoria da estratégia nas empresas. Além disso, foi realizada uma entrevista com o Técnico Extensionista responsável pela área de Administração Estratégica nas empresas atendidas pelo Projeto. A pesquisa possibilita investigar e avaliar as dificuldades das empresas atendidas pelo PEIEX, buscando apresentar sugestões de melhorias para uma gestão estratégica eficiente voltada a essas empresas. É preciso observar que dados e informações referentes às empresas atendidas pelo PEIEX serão mantidos em sigilo, respeitando as normas do Projeto.

Downloads

Publicado

02/05/2016

Como Citar

Oliveira Santos, E., Fenner, G., & Sampaio Lima, A. (2016). A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS INDUSTRIAIS QUE BUSCAM A EXPORTAÇÃO: ESTUDO DE CASO PROJETO EXTENSÃO INDUSTRIAL EXPORTADORA (PEIEX). Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA, 3(1). Recuperado de https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/15

Edição

Seção

Artigos