REGISTRO DE LIÇÕES APRENDIDAS EM PROJETOS: CRIAÇÃO DE BANCO DE DADOS E APLICAÇÃO

Auteurs

  • Marcelo Vieira Brandão Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  • Germano Fenner Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  • Alberto Sampaio Lima Universidade Federal do Ceará (UFC) https://orcid.org/0000-0003-0696-5148

Mots-clés :

Gerenciamento de Projetos, Registro de lições aprendidas, Documentação de lições aprendidas

Résumé

Este artigo aborda o registro de lições aprendidas em projetos em uma empresa. Foi realizada uma análise de como a empresa gerencia esse aspecto, registrando, identificando e consultando posteriormente os acontecimentos dos projetos. Para dar suporte a esse estudo, discorreu-se sobre a teoria que circunda a documentação de lições aprendidas: conceitos, objetivos, características, benefícios e vantagens em utilizar esse registro. Apresenta-se como a empresa, dentro de seus projetos, utiliza essa ferramenta. Foram identificados erros e acertos, levando-se em consideração as boas práticas sugeridas pelo PMBOK 5ª edição (Project Management Body of Knowledge), que é um guia de boas práticas relacionadas a gerenciamento de projetos. Por fim, um novo passo-a-passo no que diz respeito a lições aprendidas foi elaborado e apresentado, buscando uma adequação ao contexto da empresa, seu negócio e seus valores.

Téléchargements

Publiée

2018-07-01

Comment citer

Vieira Brandão, M., Fenner, G., & Sampaio Lima, A. (2018). REGISTRO DE LIÇÕES APRENDIDAS EM PROJETOS: CRIAÇÃO DE BANCO DE DADOS E APLICAÇÃO. Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA, 5(1). Consulté à l’adresse https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/26

Numéro

Rubrique

Artigos