TORNAR-SE PROFESSOR NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE ARACATI/CE: SENTIDOS E SIGNIFICADOS CONSTRUÍDOS.

Auteurs

  • Maria Theresa Costa Zaranza Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ)

Mots-clés :

Identidade docente, Ensino Médio, Profissão

Résumé

A identidade docente vai se constituindo a partir do significado que cada professor dá para a sua profissão, em relação à atividade docente que lhe é conferida, no seu cotidiano, a partir de seus valores, de seu modo de situar-se no mundo, de sua história de vida, de suas representações, de seus saberes. Busca-se, portanto, compreender a construção da identidade de professores da escola de ensino médio no município de Aracati e os caminhos percorridos permeados pelas suas escolhas, pelas práticas docentes inseridas nesse processo. Fazemos referência a importantes teóricos que fundamentaram a pesquisa, tais como Freire (1996), Nóvoa (1991) e Tardif (1999). Considera-se que há ainda muitos desafios a serem vencidos na trajetória docente e tornar-se professor da escola pública do município de Aracati é um exercício constante, os quais se configuram pelas práticas cotidianas em sala de aula, pelas relações interpessoais e por tudo aquilo que se caracteriza como desafiador no trabalho docente.

Téléchargements

Publiée

2016-05-02

Comment citer

Costa Zaranza, M. T. (2016). TORNAR-SE PROFESSOR NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE ARACATI/CE: SENTIDOS E SIGNIFICADOS CONSTRUÍDOS. Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA, 3(1). Consulté à l’adresse https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/17

Numéro

Rubrique

Artigos