AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: DELINEANDO NOVAS TENDÊNCIAS RELACIONADAS À GESTÃO ESCOLAR
Mots-clés :
Avaliação institucional, Gestão escolar, PsicodramaRésumé
A avaliação está intrinsecamente ligada à vida humana, está presente no cotidiano e perpassou todos os momentos da história da humanidade. A avaliação contribuiu para a construção da cultura, dos valores e dos comportamentos humanos no sentido de seu maior aperfeiçoamento. Há muitas lacunas que precisam ser recuperadas com estudos e pesquisas, pois, com o avanço da tecnologia e da sociedade, da informação, o homem vive aturdido, perplexo e ávido em transformar as informações em conhecimentos mais significativos. Percebe-se um momento de efervescência na ciência, razão pela qual é necessário retornar à história para exaurir a essência das coisas. A avaliação, por conseguinte, é reconhecida, hoje, por sua relevância ao estudar, não somente, processo de ensino e aprendizagem, como, também, as organizações enquanto 4sua gestão. Possibilita o questionamento dos problemas fundamentais da Pedagogia, da gestão e do posicionamento crítico do ato educativo. Portanto, a avaliação institucional deve contemplar as múltiplas facetas deste processo, isto é, compreender o homem em sua totalidade, historicidade, em seu contexto situacional, relacional, enfim, utilizando instrumentais tanto qualitativos como quantitativos, a fim de se ter uma realidade mais fidedigna possível para auxiliar nas ações futuras.