À propos de cette revue

A Revista Eletrônica Acta Sapientia (ACSA) é uma publicação do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem como escopo contribuir para o desenvolvimento dos estudos e pesquisas sobre a Educação Superior, em especial sobre as Políticas Públicas, a Gestão Universitária, além de outros temas relacionados à Ciência, Tecnologia, Inovação e Internacionalização de Instituições de Ensino Superior (IES). Sua Política Editorial busca catalisar e difundir os trabalhos acadêmicos produzidos nos meios universitários, sobretudo com o fito de contribuir para o desenvolvimento das teorias e práticas voltadas à Educação Superior. Os artigos são publicados na língua original dos seus respectivos autores, de preferência em português, espanhol e inglês. O conteúdo da ACSA destina-se ao público universitário: gestores educacionais, professores e estudantes, principalmente de pós-graduação em educação e de áreas multidisciplinares; interessa também aos responsáveis por políticas públicas de educação superior. Os artigos são submetidos a pareceres de membros da Comissão Editorial e de pareceristas ad hoc.

Qualis/CAPES: B4 (Quadriênio 2017-2020)

Periodicidade: Fluxo Contínuo

Área do Conhecimento: Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas

Subárea: Educação

Ano de fundação: 2014

e-ISSN: 2675-0937

Título abreviado: ACSA (Fortaleza)

E-mail: [email protected]

Unidade: UFC

 

Política Editorial

A Revista Eletrônica Acta Sapientia (ACSA) publica artigos inéditos com contribuições substantivas sobre questões relevantes para a temática central da revista. Balanços e ensaios bibliográficos (review essays) apenas serão publicados quando isso for de interesse do Conselho Editorial. A Revista aceita submissão de artigos e resenhas em português, espanhol e inglês, que serão publicados em sua língua original.

Os Editores da Revista Eletrônica Acta Sapientia (ACSA) destacam que as afirmações e os conceitos emitidos em artigos publicados pela revista são de absoluta responsabilidade dos seus autores, não expressando a opinião dos membros do Conselho Editorial.

Diretrizes de Boas Práticas

No momento da submissão de um artigo para publicação na Revista Eletrônica Acta Sapientia (ACSA) o autor deve declarar que todas as diretrizes éticas concernentes à integridade das atividades científicas realizadas no transcorrer da pesquisa foram respeitadas. Também deve ser explicitada a tramitação e a aprovação pelo Comitê de Ética de sua Instituição, quando for cabível à pesquisa, e possíveis fontes de financiamento. A observância das boas práticas de ética na pesquisa é de responsabilidade exclusiva do autor.

A Revista Eletrônica Acta Sapientia (ACSA) apoia e orienta seus autores e pareceristas quanto à promoção da ética na pesquisa e na comunicação científica, apoiando-se nos princípios dos Códigos de Ética da SciELO, apresentados no “Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica”; nos “Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas” recomendados pelo Committee on Publication Ethics (Comitê de Ética em Publicações [COPE]); nos princípios da Open Access Scholarly Publishers Association (Associação de Editores Acadêmicos de Acesso Aberto [OASPA]; nas diretrizes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e no manual de boas práticas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Quanto à autoria do trabalho, a Revista Eletrônica Acta Sapientia (ACSA) solicita que todos os autores sejam identificados e que sejam apontadas sua participação e contribuição para concepção, desenvolvimento e análise dos dados apresentados. Vale ressaltar que é de responsabilidade do autor identificar e incluir todos os co-autores que efetivamente colaboraram para a redação do artigo. Todos os autores devem aceitar, comprovadamente, a responsabilidade pelo conteúdo do artigo, além de registrar suas respectivas contribuições ao fim do manuscrito, em caso de aceite para publicação. Se o autor descobrir que houve algum tipo de erro relevante após a publicação do artigo, deve informar imediatamente aos editores, para que sejam publicadas as devidas erratas.

Em relação à identificação de más condutas, compostas pelas práticas de plágio, autoplágio e republicação de artigos, assim como falsificação de dados, os Editores da Revista Eletrônica Acta Sapientia (ACSA) informam que utilizam ferramentas de detecção de plágio e autoplágio. Contudo, caso haja falha no processo de detecção de má conduta e o artigo tenha sido já publicado, o autor e seus co-autores tornam-se passíveis de sanções editoriais, como retratação de artigos científicos.

A Revista Eletrônica Acta Sapientia (ACSA) vem se alinhando progressivamente às práticas da ciência aberta ao adotar a licença CC-BY (Creative Commons), proporcionar acesso às bases de dados, códigos e outros materiais utilizados nas pesquisas de artigos publicados. Também não adota cobrança de taxas para a publicação dos artigos.

Critérios de Avaliação de Manuscritos

A Revista Eletrônica Acta Sapientia (ACSA) segue exclusivamente critérios de mérito na publicação dos artigos. O processo de avaliação de mérito é idêntico para todos os artigos. Após submissão, os artigos são submetidos ao Conselho Editorial, o qual apreciará a adequação dos mesmos ao objetivo e política editorial da revista. O resultado dessa primeira etapa sairá em até 30 dias contados a partir da submissão.

Em seguida, os artigos aprovados serão submetidos a uma segunda etapa de avaliação de adequação do artigo às normas da ABNT (que pode ser observado em Normas para publicação de manuscritos). Caso o artigo possua problemas estruturais de não cumprimento das normas em vigência, os autores serão convidados a fazer as adequações solicitadas e ressubmeter o texto.

Por fim, a terceira e última etapa de avaliação diz respeito ao envio dos artigos ao double blind peer review (parecer cego por pares). Estima-se que o tempo médio para esta etapa é de até três meses. Entretanto, este tempo está condicionado ao fluxo de artigos e ao retorno dos pareceristas.

A ordem de publicação segue o critério de fila única, exceto quando o Conselho Editorial julgar necessário alguma alteração por motivação originada em balanços bibliográficos.

Decisões em relação à publicação dos artigos são de responsabilidade dos Editores da Revista Eletrônica Acta Sapientia (ACSA), com base na revisão dos pareceristas.

Normas para submissão de Manuscritos

A Revista Eletrônica Acta Sapientia (ACSA) opera exclusivamente pelo sistema on-line Submission, que utiliza o Open Journal System (OJS) como suporte de gerenciamento e publicação de periódicos científicos. As submissões devem ser enviadas para o e-mail: [email protected]

Os Editores da Revista Eletrônica Acta Sapientia (ACSA) solicitam que os autores revisem cuidadosamente os artigos e vejam se estes se encontram adequados às exigências de formatação da revista e das normas da ABNT.

A publicação na Revista Eletrônica Acta Sapientia (ACSA) está condicionada ao processo de revisão anônima de especialistas (double-blind review). A fim de garantir o anonimato no processo de avaliação, o nome do(s) autor(es) NÃO deve constar no corpo do texto, bem como quaisquer outras referências que permitam sua identificação.

Forma e Preparação de Manuscritos

  • Os artigos devem ter entre 25.000 e 50.000 caracteres com espaços, incluindo resumos, notas e referências bibliográficas, salvo casos excepcionais a critério dos editores. Eles devem ser redigidos em word papel A4 padrão com 2,5 de margens esquerda e direita, fonte Times New Roman, corpo 12, com espaçamento de 1,5 entre linhas. Todos os originais submetidos à publicação devem dispor de título, resumo e palavras-chave, tanto em português, inglês (Title, Abstract and Keywords) e espanhol (título, resumen y palabras-clave).
  • O resumo deve conter descrição do objeto analisado e dos objetivos do artigo; tipo de pesquisa, metodologia ou abordagem utilizada; resultados; implicações e originalidade do artigo. O título do artigo deve ter no máximo 20 palavras, e ser apresentado nos três idiomas, assim como as cinco palavras-chave que identificam o seu conteúdo.
  • As citações bibliográficas devem ser feitas no corpo do texto e subordinar-se ao seguinte esquema: (SOBRENOME DO AUTOR, data) ou (SOBRENOME DO AUTOR, data, página). Ex.: (ANDRIOLA, 2023; DIAS SOBRINHO, 2015; SILVA, 2020) ou (ANDRIOLA, 2020, p. 32). Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano serão identificados por uma letra após a data. Ex.: (ANDRIOLA, 2015a), (ANDRIOLA, 2015b). No caso de ter duas publicações de mesmo autor, a citação deve ser deste modo: (ANDRIOLA, 2009, 2015). Em caso da citação do autor como parte do texto, citar da seguinte forma: Sobrenome do autor (Ano). Ex. Como expressa Basbaum (1978), a filosofia tem sentido [...]. Ou da seguinte forma: Sobrenome do autor (Ano, página), quando citação direta entre aspas.
  • As referências bibliográficas utilizadas devem ser apresentadas no final do artigo, listadas em ordem alfabética, obedecendo às normas ABNT (NBR 6023/2018). Nas referências bibliográficas de até três autores todos poderão ser citados, separados por ponto e vírgula. Nas referências com mais de três autores, citar somente o primeiro autor, seguido da expressão “et al.”. A exatidão das referências constantes na listagem e a correta citação de seus dados no texto são de responsabilidade do autor do trabalho. Pede-se atenção não apenas à ordem dos elementos como também a seus tipos de fontes e pontuações.
  • Os originais deverão ser submetidos em extensão .doc ou .docx (Word for Windows) em folha formato A4, com as seguintes características:
    1. Título e subtítulo do artigo: fonte Times New Roman 14, centralizado, negrito, com, no máximo, 20 palavras, representando o conteúdo do artigo.
    2. Título e subtítulo também deverão ser apresentados em português, inglês e espanhol e deverão estar em negrito.
    3. Resumo e palavras-chave: exceto para resenhas e entrevistas, os textos deverão apresentar resumo de até oitocentos caracteres (com espaços), e cinco palavras-chave, no máximo, que possibilitem identificar o conteúdo do artigo, separadas por ponto. Utilizar fonte Times New Roman 12, sem recuo. Resumo e palavras-chave também deverão ser apresentados em inglês e espanhol (a versão em espanhol poderá ser substituída pela versão em francês nos casos em que o artigo, originalmente, tenha sido escrito nesse idioma).
    4. Miolo: fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5 entre linhas e margens de 2,5 cm.
    5. Tabelas e gráficos: devem estar no corpo do texto do artigo, apresentados de acordo com normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Deverão estar identificados com o respectivo título e fonte (obrigatoriamente), bem como legenda (se houver). As tabelas devem estar sempre em formato editável e nunca em imagem.
    6. Imagens, figuras e fotografias: devem ter resolução mínima de 300 dpi, largura mínima de 1.200 pixels, formato .jpg, .png, .pdf ou .eps. As imagens, figuras e fotografias serão publicadas com largura máxima de 100 mm.
    7. Notas: quando existirem, devem ser numeradas sequencialmente e colocadas no final do artigo, antes das referências (notas de fim). Não é permitido o uso de notas bibliográficas para isso, devem-se utilizar as citações no texto de acordo com a NBR 10.520/2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). As citações das referências no corpo do trabalho devem ser feitas com a indicação do(s) nome(s) do(s) autor(es), ano de publicação e paginação, por exemplo: (ANDRIOLA, 2020, p. 225). Para mais de um autor, separar com ponto e vírgula: (ANDRIOLA; NUNES, 2021, p. 122).
    8. Referências bibliográficas: devem obedecer à NBR 6.023/2018, da ABNT, sendo ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor. Nas referências bibliográficas de até três autores todos poderão ser citados, separados por ponto e vírgula. Nas referências com mais de três autores, citar somente o primeiro autor, seguido da expressão “et al.”. A exatidão das referências constantes na listagem e a correta citação de seus dados no texto são de responsabilidade do autor do trabalho.
    9. O uso do recurso itálico, no corpo do texto, deve ser utilizado somente para palavras estrangeiras. Para apresentação dos elementos que constituem o artigo utilizar as normas da ABNT em vigor.
    10. NBR 6022, 2003 - Informação e documentação - Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação;
    11. NBR 6023, 2002 - Informação e documentação - Referências - Elaboração;
    12. NBR 6024, 2012 - Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento escrito - Apresentação;
    13. NBR 6028, 2003 - Informação e documentação - Resumos - Apresentação;
    14. NBR 10520, 2002 - Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação;
    15. IBGE. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993.

Direitos Autorais e Exclusividade

Ao enviarem um artigo ou resenha para a ACSA, os autores se comprometem a não remeter o mesmo manuscrito a outro periódico durante o processo de avaliação. Caso o artigo seja aprovado para publicação, automaticamente os autores reconhecem e cedem integralmente os seus direitos autorais à Revista Eletrônica Acta Sapientia (ACSA). Os autores são autorizados a reproduzir seus artigos, desde que a fonte original - Revista Eletrônica Acta Sapientia (ACSA) - seja citada.