EDUCAÇÃO E MODERNIDADE: OS DESAFIOS DA ATUAÇÃO DOCENTE

Autores/as

Palabras clave:

Educação, Atuação Docente, Modernidade, Formação Docente

Resumen

Este artigo objetivou refletir sobre os desafios enfrentados pela docência hodiernamente. A partir da metodologia de orientação qualitativa buscou-se analisar o impacto das transformações sociais e culturais na prática pedagógica a partir de pesquisa bibliográfica, apoiando-se em autores como: Paulo Freire (1987); Maurice Tardif (2002); Zygmunt Bauman (2001); Hunt e Sherman (2000), dentre outros. Os resultados apontam para a necessidade de uma atuação docente crítica, reflexiva e dialógica, capaz de responder às demandas de um mundo em constante mudança. Considerando os limites do estudo sugerem-se futuras pesquisas que aprofundem a análise empírica da atuação docente em contextos específicos, como comunidades quilombolas, ribeirinhas e indígenas, cujas dinâmicas socioculturais apresentam desafios particulares à prática pedagógica. Outra vertente possível é aprofundar a relação entre globalização, apagamento cultural e práticas escolares, à luz de pensadores como Milton Santos, Enrique Dussel e Zygmunt Bauman.

Abstract

This article aimed to reflect on the challenges faced by teaching today. Using a qualitative methodology, we sought to analyze the impact of social and cultural transformations on pedagogical practice through bibliographic research, drawing on authors such as Paulo Freire (1987); Maurice Tardif (2002); Zygmunt Bauman (2001); Hunt and Sherman (2000), among others. The results point to the need for critical, reflective, and dialogical teaching, capable of responding to the demands of a constantly changing world. Considering the limitations of the study, we suggest future research that deepens the empirical analysis of teaching practice in specific contexts, such as quilombola, riverside, and indigenous communities, whose sociocultural dynamics present particular challenges to pedagogical practice. Another possible approach is to delve deeper into the relationship between globalization, cultural erasure, and school practices, in light of thinkers such as Milton Santos, Enrique Dussel, and Zygmunt Bauman.

Resumen

Este artículo tuvo como objetivo reflexionar sobre los desafíos que enfrenta la docencia en la actualidad. Mediante una metodología cualitativa, analizamos el impacto de las transformaciones sociales y culturales en la práctica pedagógica mediante investigación bibliográfica, con la participación de autores como Paulo Freire (1987); Maurice Tardif (2002); Zygmunt Bauman (2001); Hunt y Sherman (2000), entre otros. Los resultados apuntan a la necesidad de una enseñanza crítica, reflexiva y dialógica, capaz de responder a las demandas de un mundo en constante cambio. Considerando las limitaciones del estudio, sugerimos futuras investigaciones que profundicen el análisis empírico de la práctica docente en contextos específicos, como las comunidades quilombolas, ribereñas e indígenas, cuyas dinámicas socioculturales presentan desafíos particulares para la práctica pedagógica. Otro enfoque posible es profundizar en la relación entre la globalización, el borrado cultural y las prácticas escolares, a la luz de pensadores como Milton Santos, Enrique Dussel y Zygmunt Bauman.

Publicado

2025-10-13

Cómo citar

Castro Carneiro, G., Rodrigues de Souza, A., & Costa Vitorino, C. (2025). EDUCAÇÃO E MODERNIDADE: OS DESAFIOS DA ATUAÇÃO DOCENTE. Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA, 13(1). Recuperado a partir de https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/81