NEOLIBERALISMO NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores/as

Palabras clave:

Políticas Públicas, Ensino Médio, Neoliberalismo

Resumen

O presente artigo partiu do seguinte problema: quais discussões estão presentes na literatura acadêmica sobre os aspectos do neoliberalismo nas políticas públicas voltadas ao Ensino Médio no Brasil? Objetivou-se identificar o que os estudos acadêmicos apontam sobre as influências neoliberais nesse campo. A fundamentação teórica baseou-se em Gentili (1996), Anadon e Silva (2023), Silva et al. (2023), Motta e Frigotto (2017), Frigotto (2022), Ciavatta (2018), Ferretti (2018), Bauman (2000), Santos (2006), além dos documentos oficiais: LDBEN (Brasil, 1996), Lei nº 13.415/2017 (Brasil, 2017) e BNCC (2017). Realizou-se pesquisa bibliográfica do tipo “estado do conhecimento”, utilizando as palavras-chave “Neoliberalismo”, “Políticas Públicas” e “Ensino Médio”, com busca no Portal de Periódicos da CAPES. Selecionaram-se artigos que abordam diretamente a temática. Os resultados indicam que a Lei nº 13.415/2017 é o principal marco da influência neoliberal nas políticas públicas para o Ensino Médio na contemporaneidade. Contudo, destaca-se a importância de ampliar as pesquisas para outras etapas da educação básica, a fim de compreender melhor os impactos do neoliberalismo no sistema educacional brasileiro.

Abstract

This article started from the following problem: what discussions are present in the academic literature about the aspects of neoliberalism in public policies aimed at secondary education in Brazil? The aim was to identify what academic studies point out about neoliberal influences in this field. The theoretical foundation was based on Gentili (1996), Anadon and Silva (2023), Silva et al. (2023), Motta and Frigotto (2017), Frigotto (2022), Ciavatta (2018), Ferretti (2018), Bauman (2000), Santos (2006), in addition to the official documents: LDBEN (Brazil, 1996), Law No. 13,415/2017 (Brazil, 2017) and BNCC (2017). A "state of knowledge" bibliographical research was conducted using the keywords "Neoliberalism," "Public Policy," and "High School," searching the CAPES Journals Portal. Articles directly addressing the topic were selected. The results indicate that Law No. 13,415/2017 is the main marker of neoliberal influence on public policies for high school education today. However, the importance of expanding research to other stages of basic education is highlighted in order to better understand the impacts of neoliberalism on the Brazilian education system.

Resumen

Este artículo se planteó a partir del siguiente problema: ¿qué debates existen en la literatura académica sobre los aspectos del neoliberalismo en las políticas públicas dirigidas a la educación secundaria en Brasil? El objetivo fue identificar qué estudios académicos señalan sobre las influencias neoliberales en este campo. La base teórica se basó en Gentili (1996), Anadon y Silva (2023), Silva et al. (2023), Motta y Frigotto (2017), Frigotto (2022), Ciavatta (2018), Ferretti (2018), Bauman (2000), Santos (2006), además de los documentos oficiales: LDBEN (Brasil, 1996), Ley n.º 13.415/2017 (Brasil, 2017) y BNCC (2017). Se realizó una investigación bibliográfica del estado del conocimiento utilizando las palabras clave «Neoliberalismo», «Políticas Públicas» y «Enseñanza Media», en el Portal de Revistas de CAPES. Se seleccionaron artículos que abordan directamente el tema. Los resultados indican que la Ley nº 13.415/2017 es el principal indicador de la influencia neoliberal en las políticas públicas de la educación secundaria actual. Sin embargo, se destaca la importancia de ampliar la investigación a otras etapas de la educación básica para comprender mejor los impactos del neoliberalismo en el sistema educativo brasileño.

Publicado

2025-10-12

Cómo citar

Borges dos Anjos Bonfim, A., Sena Gomes, C., & Barreto de Amorim, I. (2025). NEOLIBERALISMO NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA, 13(1). Recuperado a partir de https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/77