PANDEMIA DA COVID-19 E PÓS-GRADUAÇÃO (STRICTO SENSU): CONTORNOS, EFEITOS E IMPACTOS

Autores/as

Palabras clave:

Pandemia da Covid-19, cursos de pós-graduação strictosensu, Mestrado, Doutorado

Resumen

O presente estudo objetiva analisar os impactos iniciais da Pandemia da Covid-19 sobre o desempenho de Instituições de Ensino Superior (IES) atinentes aos cursos de pós-graduação (stricto sensu) no âmbito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa apoiada na revisão bibliográfica e na análise documental, dialogando com dados colhidos nos Anuários Estatísticos da UFC, compreendendo o período de 2018 e 2019 (período pré-pandêmico) e 2020 e 2021 (período pandêmico). A pesquisa apontou que esses cursos foram impactados negativamente pela pandemia, com o Mestrado apresentando uma redução de 6% no número de alunos matriculados; e redução de 3% nos alunos concludentes, resultando na diminuição de 3% na oferta de vagas. Ademais, também houve redução de 12% no número de bolsas concedidas. Concernente ao Doutorado, o número de alunos matriculados sofreu um incremento de 3%; redução de 23% nos alunos concludentes; incremento de 4% na oferta de vagas e redução de 6% no número de bolsas concedidas. Tangente às produções intelectuais ocorridas durante este período de análise, observa-se que houve um incremento de 4% na publicação de artigos em periódicos; redução de 7% na produção de livros e/ou capítulos de livros; e redução de 57% em trabalhos apresentados em congressos científicos.Concluiu-se que a Pandemia da Covid-19 comprometeu significativamente os índices de desempenho dessa universidade.

Abstract

The present study aims to analyze the initial impacts of the Covid-19 Pandemic on the performance of Higher Education Institutions (HEIs) related to postgraduate courses (stricto sensu) within the scope of the Federal University of Ceará (UFC). This is a qualitative research based on a bibliographic review and document analysis, dialoguing with data collected in the UFC Statistical Yearbooks, comprising the period 2018 and 2019 (pre-pandemic period) and 2020 and 2021 (pandemic period). The survey pointed out that these courses were negatively impacted by the pandemic, with the Master's showing a 6% reduction in the number of students enrolled; and a 3% reduction in graduating students, resulting in a 3% reduction in the number of vacancies. In addition, there was also a 12% reduction in the number of grants awarded. Concerning the Doctorate, the number of enrolled students increased by 3%; 23% reduction in graduating students; 4% increase in the offer of vacancies and 6% reduction in the number of scholarships granted. Tangent to the intellectual productions that occurred during this period of analysis, it is observed that there was an increase of 4% in the publication of articles in periodicals; 7% reduction in the production of books and/or book chapters; and a 57% reduction in papers presented at scientific congresses. It was concluded that the Covid-19 Pandemic significantly compromised the performance indices of this university.

Resumen

La investigación tuvo como objetivo analizar los impactos iniciales de la Pandemia de Covid-19 en el desempeño de las Instituciones de Educación Superior (IES) relacionadas con los cursos de posgrado (stricto sensu) en el ámbito de la Universidad Federal de Ceará (UFC). Se trata de una investigación cualitativa basada en una revisión bibliográfica y análisis documental, dialogando con los datos recogidos en los Anuarios Estadísticos de la UFC, que comprenden el período 2018 y 2019 (período pre-pandemia) y 2020 y 2021 (período de pandemia). La encuesta señaló que estos cursos se vieron afectados negativamente por la pandemia, mostrando la Maestría una reducción del 6% en el número de estudiantes matriculados; y una reducción del 3% en los estudiantes que se gradúan, lo que resulta en una reducción del 3% en el número de vacantes. Además, también hubo una reducción del 12% en el número de becas otorgadas. En cuanto al Doctorado, el número de alumnos matriculados aumentó un 3%; 23% de reducción de estudiantes graduados; Incremento del 4% en la oferta de vacantes y reducción del 6% en el número de becas otorgadas. Tangente a las producciones intelectuales ocurridas durante este período de análisis, se observa que hubo un incremento del 4% en la publicación de artículos en periódicos; reducción del 7% en la producción de libros y/o capítulos de libros; y una reducción del 57% en trabajos presentados en congresos científicos Se concluyó que la Pandemia del Covid-19 comprometió significativamente los índices de desempeño de esta universidad.

Publicado

2022-10-24

Cómo citar

Muniz, R. de F., Muniz, S. M., & Bandeira Andriola, W. (2022). PANDEMIA DA COVID-19 E PÓS-GRADUAÇÃO (STRICTO SENSU): CONTORNOS, EFEITOS E IMPACTOS. Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA, 9(1). Recuperado a partir de https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/49