EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD): RETROSPECTIVA HISTÓRICA DO SEU DESENVOLVIMENTO NO BRASIL E NO MUNDO

Autores/as

Palabras clave:

Educação a Distância (EaD), Ensino Superior, Avaliação Educacional

Resumen

A Educação a Distância (EaD) tem fomentando a oferta de novos cursos no cenário educacional brasileiro. Buscou-se compreender o desenvolvimento da EaD, traçando um percurso histórico no âmbito mundial e nacional, a partir dos documentos legais que a instituíram como modalidade de ensino. Procurou-se demonstrar que a EaD vem se desenvolvendo tanto por iniciativas privadas como públicas, acompanhando o incremento das tecnologias que marcaram as eras dos correios, do rádio, da TV e da internet. Devido às dimensões continentais do território brasileiro e os sérios problemas relacionados à educação, a modalidade de EaD acumula erros e acertos, porém vem sendo utilizada como alternativa viável economicamente e contribuindo para ampliar o acesso ao ensino superior e diminuir defasagens educacionais e econômicas entre as distintas regiões geopolíticas.

Abstract

Distance Education (EaD) has been promoting the offer of new courses in the Brazilian educational scenario. We sought to understand the development of EaD, tracing a historical path in the world and national scope, from the legal documents that instituted it as a teaching modality. We tried to demonstrate that EaD has been developing both by private and public initiatives, following the increase in technologies that marked the eras of postal services, radio, TV and the internet. Due to the continental dimensions of the Brazilian territory and the serious problems related to education, the EaD modality accumulates successes and failures, but it has been used as an economically viable alternative and contributing to expanding access to higher education and reducing educational and economic gaps between the different geopolitical regions.

Resumen

La Educación a Distancia (EaD) viene promoviendo la oferta de nuevos cursos en el escenario educativo brasileño. Buscamos comprender el desarrollo de la EaD, trazando un recorrido histórico en el ámbito mundial y nacional, a partir de los documentos legales que la instituyeron como modalidad de enseñanza. Intentamos demostrar que EaD se ha ido desarrollando tanto por iniciativa privada como pública, siguiendo el aumento de las tecnologías que marcaron las eras de los servicios postales, la radio, la televisión e Internet. Debido a las dimensiones continentales del territorio brasileño y los graves problemas relacionados con la educación, la modalidad EaD acumula éxitos y fracasos, pero se ha utilizado como una alternativa económicamente viable y contribuyendo a ampliar el acceso a la educación superior y reducir las brechas educativas y económicas entre las diferentes regiones geopolíticas.

Publicado

2021-09-10

Cómo citar

de Sousa Rodrigues, E. F., & Bandeira Andriola, W. (2021). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD): RETROSPECTIVA HISTÓRICA DO SEU DESENVOLVIMENTO NO BRASIL E NO MUNDO. Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA, 8(1). Recuperado a partir de https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/46