EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO: ANÁLISE DO CONHECIMENTO PRODUZIDO ENTRE 2020-2025
Keywords:
Educação, Desenvolvimento Comunitário, Protagonismo Feminino, Desenvolvimento InfantilAbstract
O artigo objetivou identificar a produção científica existente no Google Acadêmico no período de 2020-2025 acerca da relação entre educação e desenvolvimento comunitário, para compreender de que forma essa relação tem sido abordada na literatura científica. A coleta de dados foi realizada por meio de buscas nos acervos digitais do Google Acadêmico, o que possibilitou o acesso facilitado a pesquisas científicas, teses, artigos e publicações de conferências de diferentes partes do mundo. Ademais, destaca-se a importância da educação não formal como instrumento fundamental para o fortalecimento do protagonismo e da representatividade feminina nas diversas esferas da sociedade. Essa modalidade educativa configura-se como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento das mulheres em suas comunidades, mesmo diante das barreiras impostas por um patriarcado historicamente excludente.
Abstract
This article aimed to identify the scientific production available on Google Scholar from 2020 to 2025 regarding the relationship between education and community development, in order to understand how this relationship has been addressed in the scientific literature. Data collection was conducted through searches of Google Scholar's digital archives, which provided easy access to scientific research, theses, articles, and conference publications from around the world. Furthermore, the article highlights the importance of non-formal education as a fundamental instrument for strengthening women's protagonism and representation in various spheres of society. This educational modality is an essential tool for the development of women in their communities, even in the face of the barriers imposed by a historically exclusionary patriarchy.
Resumen
Este artículo tuvo como objetivo identificar la producción científica disponible en Google Académico entre 2020 y 2025 sobre la relación entre educación y desarrollo comunitario, con el fin de comprender cómo se ha abordado esta relación en la literatura científica. La recopilación de datos se realizó mediante búsquedas en los archivos digitales de Google Académico, que facilitaron el acceso a investigaciones científicas, tesis, artículos y publicaciones de congresos de todo el mundo. Además, el artículo destaca la importancia de la educación no formal como instrumento fundamental para fortalecer el protagonismo y la representación de las mujeres en diversas esferas de la sociedad. Esta modalidad educativa es una herramienta esencial para el desarrollo de las mujeres en sus comunidades, incluso frente a las barreras impuestas por un patriarcado históricamente excluyente.