ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTO AUTISTA (TEA): REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Authors

Keywords:

Políticas Públicas, Educação Inclusiva, Autismo

Abstract

O presente trabalho apresenta os resultados quantitativos e qualitativos sobre os desafios e práticas pedagógicas na inclusão de sujeitos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com informações obtidas no Catálogo de Teses e Dissertações – CAPES, entre o período de janeiro de 2021 a dezembro de 2024. Assim, o objetivo do trabalho é investigar as estratégias e práticas pedagógicas que fazem parte do discurso de inclusão sobre o TEA nas escolas. A metodologia referente a este artigo foi a revisão sistemática por meio do método PRISMA na qual as dissertações foram divididas em três categorias de análise: 1- Implicações na prática pedagógica mediante a formação continuada; 2- O papel do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e suas contribuições para a formação de indivíduos com TEAA; e 3-   As contribuições das Políticas públicas na Educação Inclusiva. Os resultados obtidos demonstraram uma relevância no processo formativo do professor e implementação de práticas e estratégias que melhorem o ensino para sujeitos com o TEA, bem como também na criação de políticas que instiguem o suporte. Conclui-se que para atender com êxito o público com TEA, a formação é uma construção essencial, e que sua presença pode alterar e transformar a aprendizagem do indivíduo. Além disso, as políticas públicas também podem contribuir através de formações a partir de recursos que corroboram para o desenvolvimento escolar e da sociedade

Abstract

This paper presents quantitative and qualitative results on the challenges and pedagogical practices in the inclusion of individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD), with information obtained from the CAPES Theses and Dissertations Catalog, for the period from January 2021 to December 2024. Thus, the aim of the study is to investigate the strategies and pedagogical practices that are part of the discourse on inclusion of ASD in schools. The methodology for this article was a systematic review using the PRISMA method, in which the dissertations were divided into three categories of analysis: 1- Implications for pedagogical practice through continuing education; 2- The role of Specialized Educational Assistance (AEE) and its contributions to the education of individuals with ASD; and 3 - The contributions of public policies in Inclusive Education. The results obtained demonstrated relevance in the teacher training process and the implementation of practices and strategies that improve teaching for individuals with ASD, as well as in the creation of policies that encourage support. It is concluded that to successfully serve the ASD population, training is an essential construct, and its presence can alter and transform the individual's learning. Furthermore, public policies can also contribute through training based on resources that support the development of both education and society.

Resumen

El presente trabajo presenta los resultados cuantitativos y cualitativos sobre los desafíos y prácticas pedagógicas en la inclusión de sujetos con Trastorno del Espectro Autista (TEA), con informaciones obtenidas del Catálogo de Tesis y Disertaciones – CAPES, durante el período de enero de 2021 a diciembre de 2024. Así, el objetivo del trabajo fue investigar las estrategias y prácticas pedagógicas que forman parte del discurso de inclusión sobre el TEA en las escuelas, cuya metodología se ha basado en la revisión sistemática mediante el método PRISMA. Las disertaciones fueron divididas en tres categorías de análisis: 1 - Implicaciones en la práctica pedagógica mediante la formación continua; 2 - El papel del Atendimiento Educativo Especializado (AEE) y sus contribuciones para la formación de individuos con TEA; y 3 – Las contribuciones de las Políticas Públicas en la Educación Inclusiva. Los resultados obtenidos demostraron la relevancia en el proceso formativo del docente y en la implementación de prácticas y estrategias que mejoren la enseñanza para sujetos con TEA, así como también en la creación de políticas que fomenten el apoyo. Se concluye que, para atender con éxito al público con TEA, la formación es una construcción esencial y su presencia puede alterar y transformar el aprendizaje del individuo. Además, las Políticas Públicas también pueden contribuir mediante formaciones a partir de recursos que apoyen el desarrollo escolar y de la sociedad.

Published

2025-10-03

How to Cite

de Sousa Batista , P. R., Campelo Rodrigues , W., Gonçalves Almeida , J., & Barros da Silva , E. H. (2025). ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTO AUTISTA (TEA): REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA, 12(1). Retrieved from https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/71