FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS E TEORIAS DA APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES PARA A COMPREENSÃO DO ENSINO

Authors

Keywords:

Epistemologia, Teorias de Aprendizagem, Ensino

Abstract

Este artigo trata-se de uma revisão de literatura de abordagem qualitativa e tem como objetivo: analisar como as epistemologias das ciências influenciam as teorias da aprendizagem e discutir suas implicações para a prática docente no contexto escolar. O artigo foi dividido em três seções, a primeira é uma revisão dos escritos de Moreira e Massoni (2016) sobre as contribuições de Popper e Kuhn no que diz respeito aos estudos sobre o que é o conhecimento científico e como ele é validado pela comunidade científica. Na segunda seção resgata-se as ideias das correntes inatistas, interacionistas e ambientalistas e as teorias que delas derivam, utilizando como aporte teórico as contribuições de autores que resgataram as concepções de Davis e Oliveira (1994) afim de comparar como o desenvolvimento humano acontece em cada uma dessas concepções. Na última seção, justifica-se a relevância das concepções epistemológicas no ensino. Conclui-se que promover consciência epistemológica é um fator indispensável para que o ensino ultrapasse concepções que já não atendem ao contexto contemporâneo.

Abstract

This article is a literature review with a qualitative approach and aims to analyze how the epistemologies of science influence learning theories and to discuss their implications for teaching practice in the school context. The article is divided into three sections. The first is a review of the writings of Moreira and Massoni (2016) on the contributions of Popper and Kuhn regarding studies on what scientific knowledge is and how it is validated by the scientific community. The second section revisits the ideas of the innatist, interactionist, and environmentalist currents and the theories derived from them, using as a theoretical basis the contributions of authors who revisited the conceptions of Davis and Oliveira (1994) in order to compare how human development occurs in each of these perspectives. The final section justifies the relevance of epistemological conceptions in teaching. It concludes that promoting epistemological awareness is an essential factor for teaching to go beyond conceptions that no longer meet the needs of the contemporary context.

Resumen

Este artículo es una revisión de literatura con enfoque cualitativo y tiene como objetivo analizar cómo las epistemologías de las ciencias influyen en las teorías del aprendizaje y discutir sus implicaciones para la práctica docente en el contexto escolar. El artículo se divide en tres secciones: la primera es una revisión de los escritos de Moreira y Massoni (2016) sobre las contribuciones de Popper y Kuhn en relación con los estudios sobre qué es el conocimiento científico y cómo es validado por la comunidad científica. En la segunda sección, se recuperan las ideas de las corrientes innatistas, interaccionistas y ambientalistas y las teorías que de ellas derivan, utilizando como base teórica las contribuciones de autores que retomaron las concepciones de Davis y Oliveira (1994), con el fin de comparar cómo se da el desarrollo humano en cada una de estas concepciones. En la última sección, se justifica la relevancia de las concepciones epistemológicas en la enseñanza. Se concluye que promover la conciencia epistemológica es un factor indispensable para que la enseñanza supere concepciones que ya no responden al contexto contemporáneo.

Published

2025-07-24

How to Cite

Filgueira de Souza Santos, M., Oliveira Nunes, A., & Carvalho de Araújo, J. (2025). FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS E TEORIAS DA APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES PARA A COMPREENSÃO DO ENSINO. Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA, 12(1). Retrieved from https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/68