CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE CARTILHA EDUCATIVA PARA PORTADORES DE DOENÇA DE PARKINSON

Authors

  • Maria José Gomes da Silva Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • João Welliandre Carneiro Alexandre Universidade Federal do Ceará (UFC) https://orcid.org/000-0002-3697-0506
  • Sueli Maria de Araújo Cavalcante Universidade Federal do Ceará (UFC)

Keywords:

Educação em Saúde, Doença de Parkinson, Idosos, Tecnologias em Saúde

Abstract

Objetivou-se apresentar a construção de uma cartilha educativa, elaborada a partir do grupo de estudos do Projeto Viver com Parkinson, do Hospital Universitário Walter Cantídio, da Universidade Federal do Ceará. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva e estudo de caso. Os resultados revelaram que a construção da cartilha consistiu em: levantamento bibliográfico; definição dos temas; discussão de guidelines e aulas com especialistas sobre educação em saúde; elaboração dos capítulos pela equipe multidisciplinar e, discussão e revisão dos capítulos em grupo. A cartilha constitui-se por 12 capítulos que contemplam orientações de prevenção de queda, nutrição, aderência ao tratamento, atividade física, treinamento cognitivo, mecanismos de compensação, medidas relevantes para retardar as complicações da doença e para minimizar os sintomas parkinsonianos. Conclui-se que a cartilha abordou as principais orientações de como viver bem com as limitações advindas da doença, sendo útil para os profissionais envolvidos no cuidado e atendimento aos pacientes, cuidadores e familiares.

Abstract

The objective was to present the construction of an educational booklet, elaborated from the study group of the Project Living with Parkinson, from the Walter Cantídio University Hospital, from the Federal University of Ceará. This is an exploratory-descriptive research and case study. The results revealed that the construction of the booklet consisted of: bibliographic survey; definition of themes; discussion of guidelines and classes with health education experts; preparation of chapters by the multidisciplinary team and discussion and review of chapters in group. The booklet consists of 12 chapters that include guidelines for preventing fall, nutrition, adherence to treatment, physical activity, cognitive training, compensation mechanisms, relevant measures to delay the complications of the disease and to minimize parkinsonian symptoms. It is concluded that the booklet addressed the main guidelines on how to live well with the limitations arising from the disease, being useful for professionals involved in the care and assistance to patients, caregivers and family members.

Resumen

El objetivo fue presentar la construcción de una cartilla educativa, elaborada a partir del grupo de estudio del Projeto Viver com Parkinson, del Hospital Universitario Walter Cantídio, de la Universidad Federal de Ceará. Se trata de una investigación exploratoria-descriptiva y estudio de caso. Los resultados revelaron que la construcción de la cartilla consistió en: levantamiento bibliográfico; definición de temas; discusión de lineamientos y clases con expertos en educación para la salud; elaboración de los capítulos por el equipo multidisciplinario y, discusión y revisión de los capítulos en grupo. El cuadernillo consta de 12 capítulos que abordan pautas de prevención de caídas, alimentación, adherencia al tratamiento, actividad física, entrenamiento cognitivo, mecanismos de compensación, medidas pertinentes para retrasar las complicaciones de la enfermedad y minimizar los síntomas parkinsonianos. Se concluye que la cartilla abordó las principales orientaciones sobre cómo vivir bien con las limitaciones derivadas de la enfermedad, siendo de utilidad para los profesionales involucrados en el cuidado y asistencia a los pacientes, cuidadores y familiares.

Published

2021-09-10

How to Cite

Gomes da Silva, M. J., Carneiro Alexandre, J. W., & de Araújo Cavalcante, S. M. (2021). CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE CARTILHA EDUCATIVA PARA PORTADORES DE DOENÇA DE PARKINSON. Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA, 8(1). Retrieved from https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/44