ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E SUA INCLUSÃO NO AMBIENTE ESCOLAR FORMAL: UMA APROXIMAÇÃO TEÓRICA
Palavras-chave:
Educação Especial, Altas Habilidades, Inclusão, Desenvolvimento InfantilResumo
Ao longo do crescimento infantil é comum observarmos as capacidades dos diferentes níveis de desenvolvimento começarem a tomar forma. Crianças com altas habilidades/superdotação (AH/SD), no entanto, podem ter necessidades afetivas adicionais resultantes de complexidade cognitiva subjacente ao seu desenvolvimento. Ao estudar e explorar as informações disponíveis sobre esse tema, constata-se que as características de alunos com AH/SD compõem conceitos e concepções construídas socialmente, dependendo dos valores que sua cultura adote. Desta forma, verifica-se o desafio do consenso da definição na literatura existente, com a consequente dificuldade na identificação destes alunos. O trabalho objetivou discorrer acerca das concepções de AH/SD e sobre a Educação Especial no Brasil, aportando elementos críticos quanto às limitações das escolas para garantirem a inclusão de alunos com AH/SD, bem como sobre a limitação da formação de professores que lidam com estes alunos, recorrendo-se à pesquisa bibliográfica. Os resultados obtidos apontam que, por mais que a definição de AH/SD seja um atributo construído socialmente, destacam-se características específicas que seguem um padrão. Além disso, também tivemos avanços quanto às leis de inclusão no âmbito da Educação Especial, que criam alternativas para superar as práticas discriminatórias e assumem espaço central na LDB 9.394/96. Nesse passo, a escola passa a assumir um papel importante na superação da exclusão, levando a inclusão a um processo de transição, com a necessidade adicional de zelar pela formação específica de professores da educação básica para lidar de modo adequado com os alunos com AH/SD.
Abstract
As a child grows, it is common to see the capabilities of different levels of development begin to take shape. Children with high ability/giftedness (AH/SD), however, may have additional affective needs resulting from cognitive complexity underlying their development. When studying and exploring the information available on this topic, it is clear that the characteristics of students with AH/SD comprise socially constructed concepts and conceptions, depending on the values that their culture adopts. In this way, there is a challenge in achieving consensus on the definition in the existing literature, with the consequent difficulty in identifying these students. The work aimed to discuss the concepts of AH/SD and Special Education in Brazil, providing critical elements regarding the limitations of schools to guarantee the inclusion of students with AH/SD, as well as the limitation of training teachers who deal with these students, using bibliographical research. The results obtained indicate that, although the definition of AH/SD is a socially constructed attribute, specific characteristics stand out that follow a pattern. Furthermore, we have also made progress regarding inclusion laws within the scope of Special Education, which create alternatives to overcome discriminatory practices and take center stage in LDB 9,394/96. In this step, the school starts to assume an important role in overcoming exclusion, taking inclusion to a transition process, with the additional need to ensure the specific training of basic education teachers to deal appropriately with students with HA/ SD.
Resumen
A medida que un niño crece, es común ver que comienzan a tomar forma las capacidades de los diferentes niveles de desarrollo. Sin embargo, los niños con altas capacidades/superdotación (AH/SD) pueden tener necesidades afectivas adicionales como resultado de la complejidad cognitiva subyacente a su desarrollo. Al estudiar y explorar la información disponible sobre este tema, queda claro que las características de los estudiantes con HA/SD comprenden conceptos y concepciones socialmente construidos, en función de los valores que adopta su cultura. De esta forma, existe el desafío de lograr consenso sobre la definición en la literatura existente, con la consecuente dificultad para identificar a estos estudiantes. El trabajo tuvo como objetivo discutir los conceptos de HA/SD y Educación Especial en Brasil, proporcionando elementos críticos sobre las limitaciones de las escuelas para garantizar la inclusión de estudiantes con HA/SD, así como la limitación de la formación de docentes que atienden a estos estudiantes. utilizando la investigación bibliográfica. Los resultados obtenidos indican que, si bien la definición de HA/DS es un atributo construido socialmente, destacan características específicas que siguen un patrón. Además, también hemos avanzado en materia de leyes de inclusión en el ámbito de la Educación Especial, que crean alternativas para superar prácticas discriminatorias y toman protagonismo en la LDB 9.394/96. En este paso, la escuela pasa a asumir un papel importante en la superación de la exclusión, llevando la inclusión a un proceso de transición, con la necesidad adicional de asegurar la formación específica de los docentes de educación básica para atender adecuadamente a los estudiantes con HA/SD.